Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Covid-19. Defraudou programa de ajudas para comprar quinta de alpacas

O homem foi detido na terça-feira e acusado de fraude bancária e lavagem de dinheiro.

Covid-19. Defraudou programa de ajudas para comprar quinta de alpacas
Notícias ao Minuto

13:33 - 05/05/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

O dono de uma pizaria em Massachusetts, nos Estados Unidos, mentiu sobre o número de funcionários que tinha no estabelecimento para obter mais de 660 mil dólares (aproximadamente 550 mil euros) em apoios do fundo de emergência para alívio do impacto da pandemia no país. Depois, usou algum do dinheiro para comprar e pôr a funcionar uma quinta de alpacas no estado do Vermont.

Dana McIntyre, de 57 anos, foi detido na quinta-feira e acusado dos crimes de fraude bancária e lavagem de dinheiro, segundo um comunicado do gabinete do procurador-geral, citado pela Associated Press.

"O meu cliente nega as alegações e não tem mais comentários de momento", referiu o advogado de Dana, Jason Stelmack, por email, à agência.

Como tudo aconteceu? 

Dana, que vivia no Massachusetts, era o dono do restaurante Rasta Pasta Pizzeria, em abril de 2020, quando se candidatou ao Paycheck Protection Program, que permitia a pequenas empresas que tivessem sido afetadas pela pandemia pedir empréstimos.

Na sua candidatura, o proprietário terá falsificado a declaração e alegava que a pizzaria tinha quase 50 funcionários - apesar de os documentos oficiais indicarem que teria menos de 10 - de forma a inflacionar o valor do empréstimo a que tinha direito.

Depois de receber o empréstimo, vendeu a pizaria e usou o dinheiro para comprar e melhorar uma quinta no Vermont, a que juntou várias alpacas. Adquiriu ainda pelo menos dois veículos e um espaço semanal para um programa de rádio sobre criptomoeda do qual era apresentador.

Se for condenado pelos dois crimes, enfrenta até 40 anos de prisão e 750 mil dólares (620 mil euros) em multas.

Leia Também: Bebé alpaca órfã volta a andar com a ajuda de um andarilho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório