O teste de código é um marco incontornável na vida de todo e qualquer condutor, mas a verdade é que existe o risco real de muitas das informações captadas após horas de estudo desaparecerem com o passar do tempo.
Um dos casos mais sintomáticos está relacionado com a sinalização vertical, que, não raras vezes, acaba por cair no esquecimento, especialmente, quando a diferença não é muita, como é o caso que hoje lhe trazemos. Afinal, ainda se lembra do que significam os dois sinais que surgem na imagem acima?
Vamos por partes. O da esquerda é um sinal D6, que tem como destino vias reservadas a veículos de transporte público, e o da direta é um H20a, que diz respeito a paragens de veículos de transporte coletivo de passageiros.
Uma distinção (muito) importante a ter em conta, uma vez que, se ignorar o primeiro e circular na denonimada via Bus, pode vir a enfrentar uma multa de entre 60 a 300 euros, assim como a subtração de dois pontos na carta de condução e até a inibição de conduzir até um ano.
Há, no entanto, claro está, exceções. Pode utilizar estas vias em situações de emergência, para entrar em garagens ou acessos a zonas privadas e para mudar de direção, além de que, desde abril de 2025, estas também podem ser utilizadas por motociclos.
Leia Também: "Culpado, até prova em contrário". Como reclamar de multa de trânsito