A BYD inaugurou este mês um novo espaço na China para dar experiências diferentes aos proprietários dos seus veículos movidos a novas energias da marca e das outras associadas. O 'BYD Circuit' localiza-se em Zhengzhou.
Esta espécie de 'parque de diversões automóvel' tem oito áreas diferentes, cada uma com experiências próprias: Duna de Areia Interior, Círculo de Baixa Fricção, Kick-Plate, Piscina Rasa, Paddock Dinâmico, Pista de Corrida, Parque Off-Road e Área de Campismo. Destina-se não só aos BYD, como também a modelos da Denza, Fang Cheng Bao e Yangwang (um dos seus modelos tem experiências dedicadas numa piscina).
As várias áreas do BYD Circuit
Entrada no BYD Circuit.© BYD
A duna de areia tem uma queda vertical de 29,6 metros e uma inclinação de 28º, sendo a maior e mais comprida instalação de subida de dunas para testes de carros, segundo o Guinness World Records. A piscina aquática rasa, exclusivamente destinada ao Yangwang U8, permite viver a experiência de usar um veículo dentro de água, vendo a partir de um vidro de observação subaquática.
O Círculo de Baixa Fricção é uma pista em formato circular com tijolos de basalto e uma cobertura de água de três milímetros. Já a Kick Plate simula as condições de uma estrada gelada, ao passo que a pista de corridas em asfalto tem 1.758 metros de perímetro (550 metros são numa reta), conjugando acelerações e curvas que exigem direção precisa.
Na área de paddock, há uma multiplicidade de cenários, como slalom ou até estacionamento automatizado. E, na secção todo-o-terreno, são 27 os cenários, quer para os iniciantes, quer para os mais experientes.
Os objetivos da BYD e da federação chinesa
Este circuito de todo-o-terreno é o primeiro de três que a BYD pretende abrir, estando previstos espaços semelhantes em Hefei e Shaoxing. O objetivo do fabricante, em associação com a Federação de Automóveis e Motociclos da China, é desenvolver 100 pilotos profissionais e alcançar um milhão de utilizadores, introduzindo-os à cultura das corridas.
Guojun Zhan, presidente da Federação de Automóveis e Motociclos da China, afirmou num comunicado: "Os BYD Circuits irão acelerar a profissionalização dos eventos de corridas com veículos de novas energias na China e reformular a cultura automóvel da China".
Veja as imagens do BYD Circuit na galeria no topo do artigo.
Leia Também: BYD abranda planos de produção na Europa. Eis o motivo