Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

"Ampliação do uso da cloroquina" motivou demissão de ex-ministro da Saúde

A comissão parlamentar de inquérito à gestão da pandemia no Brasil ouviu hoje o ex-ministro da Saúde Nelson Teich. O antigo governante esteve no cargo menos de um mês, tendo divergido com o presidente Jair Bolsonaro.

"Ampliação do uso da cloroquina" motivou demissão de ex-ministro da Saúde
Notícias ao Minuto

22:06 - 05/05/21 por Anabela Sousa Dantas

Mundo Brasil

Nelson Teich, que foi ministro da Saúde do Brasil menos de um mês, quando a pandemia do novo coronavírus já se encontrava no país, prestou depoimento, esta quarta-feira, perante a comissão parlamentar de inquérito (CPI) à gestão da pandemia no Brasil, esclarecendo que deixou o cargo por perceber que havia intenção de alargar o uso da cloroquina, medicamento recomendado pelo governo de Jair Bolsonaro mas sem eficácia comprovada contra a Covid-19.

"O pedido específico [de demissão] foi pelo desejo [do governo] de ampliação do uso de cloroquina. Esse era o problema pontual. Mas isso refletia uma falta de autonomia e uma falta de liderança", afirmou o antigo ministro da Saúde.

Teich acrescentou, ainda, que a sua saída do cargo ministerial se deveu também à "constatação de que não teria a autonomia e liderança" que julgava "indispensáveis para o exercício do cargo". "Essa falta de autonomia ficou mais evidente em relação as divergências com o governo quanto à eficácia e extensão do uso do medicamento cloroquina para o tratamento da Covid-19".

Recorde-se que a hidroxicloroquina e a cloroquina, medicamentos usados no tratamento da malária e também prescritos para o lúpus e para a artrite reumatoide, podem provocar problemas no ritmo cardíaco, ao baixar significativamente a pressão sanguínea, bem como danos musculares ou nervosos.

O médico oncologista declarou, ainda, que o país poderia ter o acesso mais facilitado às vacinas contra a Covid-19 se o governo o tivesse planeado. "Numa estratégia onde a gente tivesse foco na vacina a gente provavelmente teria um acesso muito maior e mais precoce a vacinação", afirmou, sublinhando que, durante o tempo em que titulou a pasta da Saúde, não havia ainda vacinas para comprar.

Quando o novo coronavírus chegou ao país, em 26 de fevereiro do ano passado, o Ministério da Saúde era liderado pelo médico Luiz Henrique Mandetta, que foi demitido em abril por defender as medidas de isolamento social contrariando Jair Bolsonaro, que menorizou, desde o início, a gravidade da pandemia. Nelson Teich substituiu Mandetta, ainda em abril, mas ocupou o cargo por menos de trinta dias.

Em maio de 2020, Bolsonaro nomeou o general Eduardo Pazuello como ministro interino da Saúde. O militar tinha vasta experiência em logística, mas era novato no que se refere a gestão da saúde pública. Em março deste ano, quando o país atravessava a pior fase da crise pandémica, Bolsonaro fez uma nova mudança na tutela, anunciando para o cargo o cardiologista Marcelo Queiroga.

Leia Também: Crise na Índia terá impacto na oferta de vacinas na América Latina

Recomendados para si

;
Campo obrigatório