Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Três capacetes azuis feridos com gravidade em ataque no Mali

Três capacetes azuis ficaram hoje gravemente feridos na sequência de tiros de morteiros no norte do Mali, indicaram responsáveis locais e da Organização das Nações Unidas (ONU).

Três capacetes azuis feridos com gravidade em ataque no Mali
Notícias ao Minuto

21:06 - 25/04/21 por Lusa

Mundo ONU

O porta-voz da missão das Nações Unidas no Mali (Minusma), Olivier Salgado, disse que o ataque ocorreu durante a tarde em Tessalti, uma cidade no norte do Mali que acolhe soldados malianos, capacetes azuis e militares franceses.

Três capacetes azuis ficaram "gravemente feridos" durante o ataque, acrescentou o porta-voz, sem revelar a sua nacionalidade.

A retirada dos feridos está "em andamento", acrescentou a mesma fonte, sem adiantar mais detalhes.

Um representante local de Tessalit, que falou sob condição de anonimato, disse que o acampamento foi atacado por morteiros, atingindo o quartel dos capacetes azuis do Chade.

"A situação está calma e sob controlo", acrescentou.

O Mali, atormentado desde 2012 por uma investida 'jihadista' do norte, viu-se mergulhado num crise de segurança, que se espalhou ao centro do país. A violência também se alargou para os países vizinhos Burkina Faso e Níger.

A violência, dos 'jihadistas', entre outros, tem causado milhares de mortos e centenas de milhares de deslocados, apesar da intervenção das forças da ONU, francesas e africanas.

A Minusma, implantada no Mali desde 2013 (15.000 homens e mulheres, incluindo cerca de 12.000 militares), é atualmente a missão paz das Nações Unidas que mais sofreu baixas no mundo, com mais de 140 mortos em ataques, de acordo com estatísticas da ONU.

Leia Também: ONU alerta para consequências de impasse eleitoral na Somália

Recomendados para si

;
Campo obrigatório