Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Taiwan conclui navio de transporte anfíbio face a ameaças da China

Taiwan lançou hoje um navio de transporte anfíbio, o primeiro do seu novo programa de construção naval, numa altura em que a China aumenta as ameaças de uso da força militar para anexar a ilha que reclama como território seu.

Taiwan conclui navio de transporte anfíbio face a ameaças da China
Notícias ao Minuto

11:19 - 13/04/21 por Lusa

Mundo Construção naval

A líder de Taiwan, Tsai Ing-wen, presidiu a cerimónia de lançamento num estaleiro na cidade portuária de Kaohsiung, no sul do país, o primeiro de uma série de navios destinados à defesa contra uma eventual invasão chinesa.

O navio foi "projetado e construído de acordo com as necessidades do treino de combate da defesa nacional", disse Tsai.

A Presidente taiwanesa também considerou o lançamento da nova linha de navios anfíbios de transporte de 10.000 toneladas um "marco importante para a construção naval nacional no nosso país".

Taiwan tem impulsionado as suas indústrias militares domésticas, incluindo a construção de navios e submarinos, e está a atualizar as instalações nas Ilhas Pratas, no mar do Sul da China.

Taiwan controla territórios próximos à China, incluindo os grupos de ilhas Kinmen, Matsu e Pescadores, que precisam ser constantemente reabastecidos.

O território é autónomo desde 1949, altura em que o antigo governo nacionalista chinês se refugiou na ilha, após a derrota na guerra civil frente aos comunistas.

Formalmente chamada República da China, Taiwan tornou-se, entretanto, numa democracia com uma forte sociedade civil, mas Pequim considera a ilha parte do seu território e ameaça a reunificação pela força.

A China enviou 25 aviões de guerra para o espaço aéreo do sul de Taiwan, na segunda-feira, segundo as autoridades taiwanesas. Na semana passada, realizou também exercícios navais com o porta-aviões Liaoning, perto de Taiwan.

A China reivindica o mar do Sul da China quase na totalidade e opõe-se fortemente à atividade naval estrangeira em águas ricas em recursos e fortemente transitadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório