Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Encontrado navio USS Johnston, naufragado durante a II Guerra Mundial

Contratorpedeiro de 115 metros de comprimento afundou-se em outubro de 1944, tendo sobrevivido apenas 141 dos seus 327 tripulantes.

Encontrado navio USS Johnston, naufragado durante a II Guerra Mundial
Notícias ao Minuto

07:15 - 06/04/21 por Notícias ao Minuto

Mundo USS Johnston

Foram encontrados (e filmados) os destroços do contratorpedeiro do USS Johnston, um navio da Marinha dos Estados Unidos naufragado durante a Segunda Guerra Mundial. A embarcação, indica o Washington Post, está a 6.500 metros de profundidade, na costa das Filipinas.

O USS Johnston, com 115 metros de comprimento, afundou-se a 25 de outubro de 1944, tendo sobrevivido apenas 141 dos seus 327 tripulantes.

Na passada quinta-feira, uma equipa de exploradores, juntamente com elementos da Marinha, confirmaram que a carcaça tinha sido identificada como o USS Johnston. Recorde-se que foram encontrados, em 2019, vários destroços espalhados na zona, mas não foi possível identificar a origem.

No final de março, porém, um submersível operado pela Caladan Oceanic, uma empresa de exploração marítima, localizou dois terços do navio.

Notícias ao Minuto Imagens captadas pelo submersível da Caladan Oceanic© Victor Vescovo/Caladan Oceanic, LLC  

A equipa conseguiu filmar, fotografar e estudar o que resta do contratorpedeiro em dois mergulhos de oito horas cada, em frente à ilha de Samar. "Não foram encontrados restos mortais humanos ou roupas em nenhum momento durante os mergulhos e nada foi retirado dos destroços", indicou a empresa.

Sam Cox, um veterano da Marinha, responsável pelo Comando de História e Herança Naval, em Washington, indicou que "os destroços do Johnston são um local sagrado". "Serve como uma lembrança séria para os marinheiros de hoje: depois de tudo o que lhes é pedido no serviço do dia a dia, eles... podem um dia ter de dar muito mais", indicou, num comunicado emitido pela Marinha.

Leia Também: Mulher ligou à filha e gritou "tiroteio" no Dia das Mentiras. Foi detida

Recomendados para si

;
Campo obrigatório