Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 19º

Zimbabué: Restrições geradas pela pandemia gravaram fome em zonas urbanas

As restrições destinadas à contenção da covid-19 no Zimbabué levaram a um agravamento da fome nas zonas urbanas do país, onde pelo menos 2,4 milhões de pessoas enfrentam dificuldades para satisfazer necessidades alimentares básicas, anunciou hoje a ONU.

Zimbabué: Restrições geradas pela pandemia gravaram fome em zonas urbanas
Notícias ao Minuto

18:38 - 29/03/21 por Lusa

Mundo Covid-19

Segundo o Programa Alimentar Mundial (PAM), 42% dos agregados familiares urbanos não serão capazes de satisfazer as suas necessidades de cereais este ano, mais 30% que em 2019, noticia a agência France-Presse (AFP).

"As medidas postas em prática para conter a propagação da covid-19 infligiram um duro golpe às populações urbanas, que incluem muitos trabalhadores que vivem do dia-a-dia", afirmou o PAM num comunicado, que cita um comité especial do Governo do Zimbabué, doadores internacionais, outras agências da ONU e organizações não-governamentais (ONG).

O PAM acrescenta que as restrições à deslocação de pessoas, impediram ainda que trabalhadores que não encontrassem trabalho nas suas cidades pudessem aceitar trabalho sazonal no campo.

"As famílias terão dificuldade em pôr comida na mesa", assinalou a diretora do PAM para o Zimbabué, Francesca Erdelmann, na declaração, acrescentando que "os sortudos irão saltar refeições, enquanto outros terão de ir para a cama de estômago vazio".

O impacto da pandemia foi agravado por um forte aumento dos preços, associado à inflação, que tornou inacessíveis algumas das necessidades básicas.

Segundo o PAM, 83% dos agregados familiares urbanos vivem com menos do que o mínimo exigido para a compra de alimentos básicos, como farinha de milho, sal e óleo de cozinha. Um aumento face aos 76,8% de 2019.

As autoridades do Zimbabué impuseram várias restrições desde o início da pandemia, com a maioria apenas a ser levantada em março deste ano. Por outro lado, a venda ambulante, uma das principais fontes de rendimento para muitos residentes urbanos, continua proibida.

O nível de vida entre a população urbana caiu drasticamente em 2020, com as restrições a impedirem muitos trabalhadores do setor informal de encontrarem trabalho.

O Zimbabué, país com mais de 14,6 milhões de habitantes, registou até agora cerca de 37.000 casos de covid-19, entre os quais 1.520 mortes, segundo os dados oficiais.

De acordo com os dados mais recentes do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de infetados neste continente desde o início da pandemia é de 4.187.097 e o de mortes 111.919.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.784.276 mortos no mundo, resultantes de mais de 127 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um coronavírus (SARS-CoV-2) detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: Vacina da J&J na UE a 19 de abril. 6.º ano mais prejudicado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório