Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Brasil perto dos 300 mil mortos; Imunidade coletiva em julho

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO: Brasil perto dos 300 mil mortos; Imunidade coletiva em julho
Notícias ao Minuto

08:12 - 21/03/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Coronavírus

A 'Rede de Emergência Alimentar', uma iniciativa lançada há um ano pela presidente do Banco Alimentar Contra a Fome, Isabel Jonet, ajuda mais de 79 mil pessoas que foram afetadas pela pandemia. Empresários e dentistas estão entre as pessoas que recorrem a esta iniciativa para terem ajuda para comer, mas também para pagar despesas.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que foram reportadas 450 infeções e 6 óbitos em 24 horas. No total, Portugal contabiliza 817.530 casos de contágio e 16.768 mortes. 767 mil pessoas já recuperaram da Covid-19 desde o início da pandemia.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

00h00 - Boa noite! Termina aqui o acompanhamento ao minuto deste domingo. De manhã publicaremos um novo artigo no qual poderá continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no resto do mundo.

Não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h44 - Conselho DGS. Nunca é demais relembrar os cuidados que deve ter para evitar a propagação da Covid-19. Por isso, ao regressar ao trabalho, redobre todas as atenções. "Proteja-se a si e aos outros", apela a DGS.

Apesar de o número de contágios parecer controlado, "mantenha as medidas de prevenção da Covid-19, como a higienização das mãos, a utilização de máscara e o distanciamento físico".

23h39 - A estirpe britânica do novo coronavírus poderá estar associada a problemas cardíacos em animais de estimação como cães e gatos, revelam com os resultados preliminares de um estudo feito por investigadores do Reino Unido.

Apesar de ainda não ter passado pela chamada "revisão por pares", ou seja, ainda estar pendente de validação científica, o estudo já está a dar muito que falar. Segundo o The Guardian, um hospital veterinário da região de Buckinghamshire identificou um número invulgarmente elevado de cães e gatos com miocardite durante a segunda vaga da pandemia da Covid-19.

23h27 - A ministra da Indústria, do Comércio e do Turismo de Espanha defendeu, este domingo, que a entrada de cidadãos de outros Estados da União Europeia no país não é um elemento de risco significativo e acrescido para o controlo da pandemia da Covid-19.

Numa entrevista televisiva, posteriormente partilhada no Twitter no ministério, Reyes Maroto começou por relembrar que a mobilidade na circulação de pessoas na UE é atualmente "muito baixa" devido à pandemia. "No mês passado chegaram 400 mil viajantes internacionais quando num mês normal poderíamos estar a falar de 4.5 a 6 milhões de pessoas", salientou.

A ministra recordou ainda que para entrar em Espanha é preciso um teste de diagnóstico PCR negativo e que isso evita muitos surtos.

23h03 - Com mais de mil mortos por dia, o Brasil passa por uma das maiorias crises sanitárias da sua história. Este domingo, o site G1, mostrou imagens do Cemitério Vila Formosa, em São Paulo, o maior da América Latina. Nas fotografias é possível ver uma aglomeração de pessoas à espera dos caixões dos familiares.

22h28 - A vacina da Johnson&Johnson chega a Portugal na segunda quinzena de abril, anunciou, este domingo, Luís Marques Mendes.

Recorde-se que a farmacêutica já tinha adiantado à Lusa que as doses da vacina chegariam ao nosso país no próximo mês.

22h00 - O primeiro-ministro da Eslováquia, o conservador Igor Matovic, colocou o lugar à disposição depois de ter adquirido a vacina russa contra a Covid-19, Sputnik V, que ainda não foi aprovada pela União Europeia.

Contudo, Igor só se demite se o vice-primeiro-ministro, Richard Sulik, do partido conservador liberal Liberdade e Solidariedade (SaS), a ministra da Justiça e o vice-presidente do parlamento, ambos do Za l'udi (Para o Povo, centro-direita) também resignarem.

De acordo com a agência EFE, a Eslováquia tem, atualmente, a segunda maior incidência de mortalidade por SARS-CoV-2 da Europa.

21h31 - O México relatou, este domingo, 2.133 novos casos de Covid-19 e mais 209 mortes relacionadas com a doença.

De acordo com a Reuters, os números de hoje elevam o total de infeções no país para 2.195.772, e de mortes para 198.036.

21h07 - O Brasil registou, nas últimas 24 horas, mais 47.774 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, o que faz aumentar para 11.998.233 contágios desde o início da pandemia. 

A nível de óbitos, de ontem para hoje, morreram vítimas da Covid-19 mais 1.290 pessoas no Brasil. No total, o país lusófono mais afetado pela pandemia acumula 294.042 óbitos. 

20h50 - A Europa poderá alcançar imunidade coletiva contra a Covid-19 em 14 de julho, disse hoje o comissário europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton, sublinhando o aumento esperado das entregas de vacinas.

20h35 - A República Democrática do Congo foi, este domingo, a eleições, apesar de o principal candidato da oposição, Guy Brice Parfait Kolelas'im, ter sido transportado de urgência para França, após sofrer complicações causadas pela Covid-19.

De acordo com a Associated Press, foi o atual presidente que divulgou a transferência.

Recorde-se que, ao que tudo indica, Denis Sassou N'Guesso deve estender o seu mandato de 36 anos.

20h29 - Moçambique registou três mortos por covid-19 e 148 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo o boletim de atualização diária sobre a pandemia divulgado pelo Ministério da Saúde.

20h14 - As autoridades de saúde francesas revelaram, este domingo, que nas últimas 24 horas, 138 pessoas morreram com Covid-19, aumentando o total de vítimas mortais no país, devido à pandemia, para 92.102.

O número de contágios diários sofreu um aumento considerável na última semana. Nos últimos sete dias foram registados 178.223 novos casos de SARS-CoV-2.

Esse crescimento já se está a notar nos hospitais franceses que, este domingo, registaram o maior número de pacientes graves de 2021. 4.406 pessoas estão internadas em Unidades de Cuidados Intensivos francesas.

19h52 - Uma jornalista brasileira, de 31 anos perdeu, em apenas oito dias, a mãe, o irmão e o pai devido à Covid-19. O namorado esteve internado e teve alta este domingo. A sogra está internada numa Unidade de Cuidados Intensivos, em estado grave.

A história dramática é contada pelo site G1 e é o reflexo de um país onde está instalado o caos devido à pandemia do novo coronavírus.

19h47 - O estado brasileiro do Rio de Janeiro terá um "superferiado" de 10 dias a partir da próxima sexta-feira (26 de março) e até o domingo de Páscoa (4 de abril), com o objetivo de conter a propagação da Covid-19.

De acordo com a GloboNews a antecipação de feriados e a criação de três dias de "folga" foram um dos pontos de consenso nas reuniões que aconteceram na noite deste sábado e na manhã de hoje.

19h35 - A Guiné-Bissau registou mais 10 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

19h30 - Angola notificou hoje mais 37 casos de Covid-19, bem como um óbito, relativo a um cidadão português de 60 anos. Saiba mais aqui

19h19 - O uso de máscaras e o distanciamento social podem durar "anos", admitiu a médica Mary Ramsay, especialista em Saúde Pública, no Reino Unido, no The Andrew Marr Show, transmitido pela BBC1.

De acordo com a profissional de saúde, apesar do sucesso das vacinas, as medidas de proteção podem vir a durar "um longo período de tempo", até que, "outras partes do mundo estejam tão vacinadas" quanto a Europa.

Durante o programa, a médica defendeu mesmo que só quando os contágios começarem a baixar, em todo o mundo, é que seremos capazes de voltar, gradualmente, ao "normal".

19h00 - Cabo Verde diagnosticou mais 51 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para 16.491 os casos acumulados desde 19 de março de 2020, divulgou hoje o Ministério da Saúde.

18h53 - As autoridades chinesas suspenderam por duas semanas os voos da Austrian Airlines em direção a Xangai após terem detetado no início do mês cinco passageiros infetados com Covid-19 num voo para esta cidade, informaram hoje diversos 'media'.

18h47 - Um casal de idosos norte-americanos, juntos há quase 70 anos, morreu com 15 minutos de diferença, vítimas da Covid-19. Conheça a história de Bill e Esther Ilnisky aqui

18h20 - Já foram administradas 1.348.331 doses de vacinas contra a Covid-19 em Portugal, anunciou, este domingo, o SNS24, no Twitter. 902.527 pessoas receberam a primeira dose, 445.804 já receberam a segunda.

18h12 -  O Paços de Ferreira prometeu punir os profissionais que assumam comportamentos desviantes, aguardando a notificação oficial sobre o alegado envolvimento de futebolistas da equipa da I Liga numa festa ilegal, em Esposende, na madrugada de hoje. 

Recorde-se que, de acordo com o Correio da Manhã, um jogador pacense foi detido pela GNR, na madrugada deste sábado, numa festa ilegal realizada numa residência de Esposende.

18h00 - A Venezuela autorizou os empresários privados a comprar cinco milhões da vacina russa Sputnik V contra o novo coronavírus, quando os números oficiais de contagiados registam uma subida constante, atribuída à segunda onda de Covid-19 no país.

17h50 - A Madeira registou, nas últimas 24 horas, 29 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 e mais 41 doentes recuperados, existindo 508 situações ativas no arquipélago, anunciou hoje a Direção Regional de Saúde (DRS).

17h47 - O Ministério da Saúde alemão negou hoje a existência de conflito de interesses na compra de máscaras FFP2 ao grupo de 'media' Burda, cujo escritório em Berlim é dirigido pelo marido do ministro, Jens Spahn.

17h35 - Estuda ou trabalha no Ensino Superior? Fique a par do programa de testagem aqui

17h30 - A Turquia relatou 20.428 novos casos de Covid-19, este domingo, elevando o número de infeções registadas desde o início da pandemia para mais de 3 milhões, revela a Reuters.

Nas últimas 24 horas, o país registou 102 mortes, aumentando o total para 30.061.

17h23 - Itália registou, nas últimas 24 horas, mais 300 mortes devido à Covid-19, subindo o número de óbitos relacionados com a doença, desde o início da pandemia para 104.942.

Já os contágios foram 20.159 os registados no último dia. O total de infeções aumenta assim para os 3.376.376. 

17h09 - O ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor, justificou, este domingo, que os professores e funcionários das universidades não foram incluídos na primeira fase de vacinação contra a Covid-19 porque o risco de transmissão do vírus nestes estabelecimentos "é muito baixo", pelo que "não há razão para abrir a discussão".

17h04 - A Associação Contra a Tuberculose do Porto sublinhou hoje que a deteção da doença e o seu tratamento está "mais dificultado" devido à pandemia de Covid-19, sendo "fundamental" manter todas estruturas de apoio em funcionamento.

16h55 - A GNR pôs fim, no sábado à noite, a uma festa que decorria numa residência em Esposende, no distrito de Braga, tendo autuado 25 pessoas e detido três por serem reincidentes no incumprimento das medidas de contenção de Covid-19.

16h49 -  Cuba vai vacinar, a partir de segunda-feira, 150 mil funcionários que trabalham na linha da frente do combate contra a Covid-19 com a Soberana 2, uma vacina criada pelo país e que se encontra na última fase de testes. 

De acordo com o ministro do Comércio Exterior e Investimentos do país, 44 mil voluntários já receberam a Soberana 2.

"Cuba vai imunizar, imediatamente, 150 mil pessoas contra a Covid-19, pois a Soberana 2, que está na terceira fase dos ensaios, demonstrou que esta é muito segura”, tweetou hoje Rodrigo Malmierca.

16h36 - As Filipinas registraram 7.757 novos casos, em 24 horas, o segundo maior aumento diário de diagnósticos positivos do país. Face a isto, as autoridades de saúde aconselharam a população a suspender as viagens não essenciais e a cumprir as medidas de proteção básicas, que incluem o uso de máscaras mesmo em casa, quando não estiver sozinho.

16h28 - O Brasil recebe, este domingo o primeiro carregamento de mais de um milhão de doses de vacinas anti-Covid-19 através do programa Covax, que pretende assegurar uma distribuição equitativa de vacinas, anunciou hoje o Governo brasileiro.

16h17 - A Alemanha está a considerar impor testes obrigatórios e quarentenas a todas as pessoas que chegam ao país após uma viagem. De acordo com as autoridades de saúde, as taxas de infeção voltaram a subir e os hospitais estão "sobrecarregados". Este domingo, o Instituto Robert Koch revelou que o número de casos por 100 mil habitantes ficou em 103,9, acima do limite de 100, em apenas uma semana e as Unidades de Cuidados Intensivos já não estão a conseguir acompanhar. 

16h00 - O Reino Unido registou, nas últimas 24 horas, mais 5.312 casos e 33 mortes, relacionadas com a pandemia da Covid-19. No total já morreram no país 126.155 pessoas e 4.296.583 foram infetadas pelo SARS-CoV-2.

15h56 - O Reino Unido administrou 873.784 vacinas no sábado, batendo, pelo segundo dia consecutivo, o recorde diário de inoculações. "Este gigantesco esforço da equipe mostra o melhor da Grã-Bretanha", disse o secretário de saúde, Matt Hancock, ao anunciar os números da vacinação, este domingo.

15h24 - Sabe quanto tempo leva cada vacina contra a Covid-19 a fazer efeito? 

  • Pfizer/BioNTech: 7 dias após a segunda dose
  • Moderna: 14 dias após a segunda dose
  • AstraZeneca: 28 dias após a segunda dose
  • Janssen: 14 dias após a primeira dose

15h07 - Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, nove novos casos de infeção pelo novo coronavírus, todos na ilha de São Miguel, e em concreto no concelho de Ponta Delgada, resultantes de 1.599 análises.

15h01 - O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, alertou hoje que a pandemia de Covid-19 "tornou muito claro" que "é impossível discutir a saúde humana" sem a relacionar com a saúde animal e ambiental

14h18 - O boletim epidemiológico deste domingo já foi divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e deu conta de 450 novos casos e 6 mortes no espaço de 24 horas. Este é o número mais baixo de óbitos desde o dia 10 de outubro do ano passado.

Portugal totaliza nesta altura 817.530 casos confirmados e 16.768 vítimas mortais. O total de recuperados subiu para 767.319

Neste boletim verifica-se uma ligeira subida nos casos ativos para um total de 33.443. Também se registou um aumento pouco substancial no número de internamentos

12h51 - África contabiliza um total de 109.444 mortes associadas à Covid-19 e 4.158.923 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, segundo os dados oficiais mais recentes no continente. 

12h42 - A chanceler alemã, Angela Merkel pretende prolongar em abril as restrições anti-Covid-19 atualmente em vigor na Alemanha devido à terceira vaga da pandemia, de acordo com um documento governamental obtido hoje pela AFP. 

Devido à "dinâmica atual de infeção acelerada com as variantes Covid-19", espera-se que o país "prolongue" todas as atuais restrições de viagem até uma data ainda por determinar em abril, diz o documento, que será utilizado na segunda-feira como base para uma reunião planeada sobre o assunto entre a chanceler e as regiões alemãs.

12h40 - A China administrou, até ao momento, 74,96 milhões de doses de vacinas contra o novo coronavírus entre os seus habitantes, informou hoje o porta-voz da Comissão Nacional de Saúde deste país asiático, Mi Feng. 

12h00 - O ministro da Defesa britânico, Ben Wallace, reagiu hoje à ameaça da presidente da Comissão Europeia de bloquear as exportações da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19, dizendo que isso seria "contraprodutivo"

10h45 - O Governo anunciou hoje as diretrizes para o regresso às aulas presenciais no ensino superior, recomendando testes rápidos de antigénio regulares, pedindo às instituições para garantirem condições para que possam acontecer.  

10h42 - O aumento dos preços dos bens essenciais durante o primeiro ano da pandemia de Covid-19 só começou a abrandar em dezembro do ano passado, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). 

9h44 - A crise económica desencadeada pela pandemia de Covid-19 está a provocar o agravamento das desigualdades na Europa, com estudos e relatórios a demonstrarem a dimensão dessa realidade. 

9h41 - Israel realiza na terça-feira as quartas legislativas em menos de dois anos, desta vez no contexto de uma intensa campanha de vacinação contra a Covid-19, que se tornou um argumento valioso para o primeiro-ministro cessante, Benjamin Netanyahu. 

8h49 - As autoridades timorenses anunciam 55 novos casos, o maior número de sempre. Foram detetado nas últimas 24 horas 43 novos casos da Covid-19 em Díli, onze em Baucau e um em Viqueque, elevando para 206 o número total de casos ativos no país, novos máximos. 

8h23 - Seis famílias do Alentejo, com elementos que trabalhavam na área da Cultura, mas que ficaram sem ocupação, devido à pandemia de Covid-19, estão a ser apoiadas pela associação União Audiovisual, com a entrega de cabazes mensais. 

7h50 - O governo timorense iniciou hoje uma campanha de distribuição de apoio alimentar essencial a alunos do ensino superior carenciados e que, devido à cerca sanitária, não estão a poder sair da capital timorense, Díli. 

7h48 - Isabel Aguiar trabalhava num restaurante quando a pandemia a atirou para o desemprego, obrigando-a a tornar-se numa verdadeira gestora financeira capaz de fazer chegar 400 euros até ao final do mês para sustentar uma família de cinco. 

7h45 - O corrupio que animava bailes e festas onde tocavam deu lugar ao isolamento em estúdio para dois músicos de Évora, com as mudanças provocadas pela pandemia da Covid-19, e um deles até já tem outra profissão. 

7h43 - O Instituto Robert Koch divulgou o boletim epidemiológico deste domingo, que deu conta de 13.733 novos contágios por coronavírus e mais 99 mortes, nas últimas 24 horas, na Alemanha. Em termos acumulados, a Alemanha soma 2.659.516 casos confirmados e 74.664 vítimas mortais. O total de recuperados é de 2,4 milhões

7h42 - O México registou 608 mortes causadas por Covid-19 nas últimas 24 horas, informaram no sábado as autoridades mexicanas. Desde o início da pandemia, o país contabilizou 197.827 óbitos.

7h40 - Os Estados Unidos registaram 937 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas e 55.784 novos casos, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Desde o início da pandemia, os Estados Unidos acumularam 541.907 óbitos e 29.781.703 casos da doença.

7h38 - Bom dia, iniciamos um novo registo de acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior aqui.

Leia Também: Futuro do urbanismo em Portugal poderá passar pelas cidades de 15 minutos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório