Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 21º

Vento e neve dificultam regresso dos chineses ao trabalho

O temporal de vento e neve no centro e este da China está a complicar a operação de regresso dos milhões de cidadãos chineses que voltam ao trabalho hoje e amanhã depois das festividades do Ano Novo Lunar.

Vento e neve dificultam regresso dos chineses ao trabalho
Notícias ao Minuto

06:36 - 06/02/14 por Lusa

Mundo Temporal

O Ano Novo Lunar, ou Ano Novo chinês, é a maior e mais importante festa da cultura chinesa, pode associar-se à importância do natal no mundo ocidental e gera anualmente o maior movimento migratório mundial com o regresso dos operários chineses às terras de origem onde se juntam às suas famílias.

O Centro Meteorológico Nacional ativou hoje o alerta amarelo -- o segundo mais grave -- perante as tempestades de neve que, pelo segundo dia consecutivo, afetam as províncias centrais de Henan, Hubei e Anhui, e oriental de Jiangsu.

O mesmo departamento alertou que a neve acumulada poderá atingir os 20 centímetros de altura nas ruas, o que pode gerar gelo nas estradas.

O início do mau tempo coincidiu com o último dia da festividade, na quarta-feira, quando dezenas de milhões de pessoas começaram o percurso de regresso, sobretudo de comboio e estrada, para as cidades onde trabalham.

Só na quarta-feira foram registadas 7,4 milhões de viagens de comboio, um novo recorde no país como confirmou a televisão estatal chinesa ao alertar para o encerramento temporário de dezenas de estradas.

As previsões meteorológicas apontam também para o primeiro nevão do ano em Pequim, depois de mais de 107 dias sem precipitação na capital chinesa.

Durante o festival da Primavera, outras das designações do Ano Novo Lunar, que se prolonga por 40 dias, estimam-se que tenham viajado 3.620 milhões de pessoas de avião, comboio, barco e autocarro, apontam os números oficiais.

A festividade é o único período do ano em que os cidadãos chineses podem regressar aos locais de origem devido às grandes distâncias que muitas vezes terão de percorrer no regresso a casa e á concentração das férias em dois períodos: o Ano Novo e o Dia Nacional, em outubro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório