Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Rússia espera acordo "em breve" com EUA sobre prorrogação de New START

A Rússia afirmou hoje que espera "muito em breve" um acordo com os Estados Unidos da América (EUA) sobre a prorrogação do importante tratado de desarmamento nuclear New START, que expira em 05 de fevereiro.

Rússia espera acordo "em breve" com EUA sobre prorrogação de New START
Notícias ao Minuto

19:41 - 26/01/21 por Lusa

Mundo Rússia

notório que a Rússia e os EUA estão a fazer progressos evidentes e rápidos para o prolongamento do New START", referiu o embaixador russo junto da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA, na sigla em inglês), Mikhail Ulyanov, na rede social Twitter.

O representante de Moscovo acrescentou: "Há razões para esperar que o correspondente acordo se torne uma realidade muito em breve".

Ainda sobre o New START, o porta-voz do Kremlin (Presidência russa), Dmitri Peskov, assegurou hoje que este assunto "é agora o principal tema na agenda das relações bilaterais" entre Moscovo e Washington.

"Efetivamente, estão a acontecer neste momento contactos enérgicos, uma vez que o tempo que falta para o termo da vigência do tratado está a terminar de forma inusitada", disse o porta-voz.

Dmitri Peskov sublinhou ainda que "a prorrogação vai ao encontro dos interesses dos dois países e também de todo o mundo".

Entretanto, o Kremlin acrescentou hoje à tarde que a Rússia e os Estados Unidos trocaram documentos no sentido de prorrogar o tratado, bem como adiantou, sem revelar muitos pormenores, que os dois lados vão agora concluir as formalidades necessárias nos próximos dias.

O chefe do Conselho de Segurança da Rússia (CSR), Nikolai Patrushev, abordou na segunda-feira a questão do tratado New START com o assessor para a área da segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, durante uma conversa telefónica.

Patrushev e Sullivan discutiram o prolongamento do tratado e "futuras medidas" para reduzir e limitar o armamento estratégico ofensivo, segundo um comunicado emitido pelo CSR nesse mesmo dia.

No dia seguinte à sua investidura, ocorrida no passado dia 20 de janeiro, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, propôs à Rússia prorrogar o importante tratado por cinco anos, argumentando então que o protocolo ia ao encontro do "interesse nacional".

Nos últimos meses, o chefe de Estado russo, Vladimir Putin, tem apelado insistentemente para que exista um diálogo com os EUA, de forma a prolongar este tratado "pelo mesmo por um ano".

Putin também tem assegurado que Moscovo está disponível para incluir nas negociações o novo míssil hipersónico desenvolvido pela Rússia que, segundo o líder do Kremlin, é "único" no mundo e é capaz de iludir o escudo antimísseis norte-americano.

O tratado New START (Tratado de Redução de Armas Estratégicas) foi assinado em 08 abril de 2010 (entrou em vigor em fevereiro de 2011) pelos então Presidentes norte-americano e russo, Barack Obama e Dmitri Medvedev, respetivamente.

O documento foi firmado com o intuito de limitar a produção de armas nucleares, por exemplo, reduzir as ogivas nucleares para 1.550 por país e limitar a 700 os mísseis intercontinentais (instalados em terra, em submarinos e em bombardeiros).

Moscovo e Washington, que assinaram o seu primeiro tratado de controlo de armamento em 1972, possuem 90% de todas as armas nucleares existentes no planeta.

Leia Também: Rússia sugere conferência sobre conflito Israel-Palestina

Recomendados para si

;
Campo obrigatório