Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Rússia sugere conferência sobre conflito Israel-Palestina

O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, propôs hoje às Nações Unidas que a ideia palestiniana de realizar uma conferência internacional sobre o conflito israelo-palestiniano decorra na primavera ou verão a nível ministerial, com uma dezena de participantes.

Rússia sugere conferência sobre conflito Israel-Palestina
Notícias ao Minuto

17:10 - 26/01/21 por Lusa

Mundo Rússia

O ministro dos Negócios Estrangeiros russos lembrou que a Rússia havia aprovado desde o início o pedido feito em setembro pelo Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, de uma conferência internacional no início de 2021 para "lançar um processo de paz", detalhando quem poderia participar, durante uma videoconferência do Conselho de Segurança da ONU sobre o Próximo Oriente.

"Propomos considerar, na primavera ou verão de 2021, a realização de uma conferência ministerial internacional em que a Rússia, os Estados Unidos, as Nações Unidas e a União Europeia, participem como membros do Quarteto (órgão de mediação no Próximo Oriente), bem como quatro Estados árabes, Egito, Jordânia, Emirados Árabes Unidos e Bahrein, e, claro, Israel e Palestina", disse.

Segundo Lavrov, seria também "importante convidar a Arábia Saudita" que está na "origem da iniciativa árabe de paz", sem acrescentar data ou local para essa conferência.

"Esta reunião pode ser uma plataforma para realizar uma análise completa da situação e ajudar os países a estabelecerem um diálogo", apontou, lembrando que a Rússia está também "pronta para organizar uma reunião em Moscovo entre Israel e Palestina ao mais alto nível".

Na última Assembleia Geral da ONU, Mahmoud Abbas, que havia rejeitado um plano de paz do antigo Presidente norte-americano Donald Trump, destacou que a resolução do conflito israelo-palestiniano deve ser alcançada "com base no direito internacional" e em parâmetros aprovados pela comunidade internacional.

Durante a sessão de hoje, quase todos os intervenientes reafirmaram a necessidade de uma "solução de dois estados", Israel e Palestina, vivendo lado a lado e em segurança.

Pela primeira vez em 15 anos, as eleições palestinianas estão programadas para este ano, as legislativas em 22 de maio e uma eleição presidencial em 31 de julho.

Leia Também: Rússia e Síria preparam programa de cooperação económica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório