Meteorologia

  • 16 MAIO 2021
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Edição

AO MINUTO: Greve contra escolas abertas; Carrinha com vacinas despista-se

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Greve contra escolas abertas; Carrinha com vacinas despista-se

Portugal está, desde a 00h00 desta quarta-feira, sob medidas mais apertadas para combater a evolução da pandemia de Covid-19 que continua sem dar 'tréguas'.

Entre as restrições que estão agora em vigor destaca-se a proibição de circulação entre concelhos aos fins de semana, entre as 20h00 de sexta-feira e as 05h00 de segunda-feira, assim como a proibição de venda ou entrega ao postigo de qualquer bebida mesmo nos estabelecimentos autorizados ao 'take-away', ou a permanência em espaços públicos de lazer (que podem ser frequentados).

Esta quarta-feira arranca a campanha de testagem rápida, através de testes de antigénio, nos estabelecimentos de ensino públicos e privados com ensino secundário localizados nos concelhos de risco extremamente elevado

O último boletim divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que Portugal registou um máximo diário de vítimas mortais. Em 24 horas, morreram 218 pessoas devido à Covid-19. Foram ainda diagnosticados 10.455 novos casos no país. Em termos acumulados, Portugal contabiliza 566.958 casos de infeção e 9.246 mortes.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h50 - Este registou terminou por aqui. Continue a acompanhar os principais desenvolvimentos sobre a pandemia em Portugal e no mundo aqui.

15h02 - O SNS apela a que, "por si, pela sua família, pelos profissionais de saúde, fique em casa".

14h59 - Atualização em Portugal: Portugal registou, nas últimas 24 horas, 14.647 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e 219 mortes relacionadas com a Covid-19, indica o boletim epidemiológico desta quarta-feira divulgado pela Direção-Geral de Saúde (DGS). É o pior dia de sempre desde o início da pandemia.

14h56 - Presidente da Câmara do Entroncamento infetado: O presidente da Câmara do Entroncamento, Jorge Faria, disse hoje à Lusa estar infetado pela covid-19, mantendo-se a cumprir isolamento profilático na sua residência, onde continua a trabalhar.

14h49 - Salvador Malheiro recorreu à rede social Facebook para partilhar as novas medidas aplicáveis ao concelho de Ovar.

14h47 - Vacinação em lares concluída na próxima semana: O primeiro-ministro, António Costa, garantiu hoje que no final da próxima semana estará concluída a vacinação para a covid-19 dos residentes e funcionários de lares, em Portugal, e comprometeu-se com a avaliação dos critérios definidos por Bruxelas.

14h46 - Greve contra escolas abertas: O Sindicato de Todos os Professores (STOP) entregou um pré-aviso de greve para que os profissionais de educação de todos os níveis de ensino possam ter um instrumento legal que suspenda as aulas presenciais face ao contexto pandémico.

14h44 - Garcia de Orta converte camas: O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, anunciou hoje a conversão de mais 20 camas para tratamento de doentes covid, mas adianta que "já estão todas ocupadas".

14h42 - Hospital de Aveiro reforça morgue com contentor:O Hospital de Aveiro vai receber na quinta-feira um contentor frigorífico para reforçar a morgue, atualmente com capacidade para oito cadáveres, respondendo ao aumento de óbitos devido à pandemia de covid-19, revelou hoje à Lusa a administração.

14h00 - A mensagem dos enfermeiros e dos médicos na pior fase da pandemia em Portugal. "Ajudem-nos".

13h40 - João Almeida, do CDS, afirmou que "os números de hoje confirmarão a tragédia que vivemos". "Confesso que perante esta desgraça não me interessa nada o confronto partidário. Não tenho nenhuma motivação para o fazer. Desejo que as autoridades do nosso país assumam com competência e sem hesitações o combate necessário", escreveu na rede social Twitter.

13h12 - Pode ser preciso reforçar medidas nas escolas secundárias. A Organização Mundial da Saúde (OMS) avisou hoje que pode ser preciso reforçar nas escolas secundárias as medidas contra a pandemia pois os adolescentes de 16 a 18 anos transmitem o vírus mais rapidamente do que os mais novos.

13h05 - Cenário "catastrófico" no hospital dos Covões. O serviço de urgência do Hospital Geral (Covões) do Centro Hospital e Universitário de Coimbra (CHUC) encontra-se numa situação de rutura, revelou hoje a Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros, após uma visita àquela unidade.

12h30 - Carrinha de transporte de vacinas contra a Covid-19 despista-se na A2. Uma carrinha que transportava vacinas contra a Covid-19 despistou-se na A2, num acidente que fez um ferido ligeiro.

O Notícias ao Minuto contactou o Ministério da Saúde, solicitando informações quanto ao estado das vacinas que seguiam na viatura. Segundo respondeu a tutela, as vacinas "serão avaliadas por farmacêuticos antes de serem administradas", bem como sujeitas ao escrutínio do Infarmed.

12h05 - António Lacerda Sales marcou presença, esta quarta-feira, em Tomar, no início do processo de rastreio à COVID-19 nas escolas, através de testes rápidos de antigénio. Frisou o governante que "esta testagem maciça" corresponde ao objetivo do Governo de querer "proteger a comunidade escolar".

Questionado sobre se Portugal irá ultrapassar um novo recorde de óbitos, que deverá rondar as 300 vítimas mortais esta quarta-feira, António Lacerda Sales nem confirmou, nem desmentiu, limitando-se a referir que "temos tido momentos muito difíceis. Tivemos momentos maus e demos sempre a cara. É assim o Governo tem estado e que vamos continuar. E é essa a atuação do Governo naquela que é a adequação epidemiológica, é isso que temos de fazer".

11h55 - Filinto Lima pede fecho de escolas: Filinto Lima, presidente da Associação de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, em declarações ao Fórum TSF, pressionou o Executivo a dar ouvidos à ciência e a determinar o fecho das escolas. "Hoje, o número que tenho aqui à minha frente é arrasador. Temos mais 14.647 pessoas infetadas", avançou.

11h44 - Na rede social Twitter, o Governo apela a que limite as suas deslocações ao essencial, recordando o confinamento como necessário para controlar a pandemia de Covid-19.

11h43 - 40% dos alunos estão em casa em Mira de Aire: O presidente da Câmara de Porto de Mós, Jorge Vala, pediu hoje o fecho das escolas na freguesia de Mira de Aire, onde 40% dos alunos estão em casa na sequência da pandemia de covid-19.

11h42 - Ministro dos Negócios Estrangeiros do Zimbabué morre com Covid-19: O ministro dos Negócios Estrangeiros do Zimbabué, Sibusiso Busi Moyo, o militar que anunciou a tomada do país pelas Forças Armadas zimbabueanas que levou à queda de Robert Mugabe, em 2017, morreu hoje vítima de covid-19, anunciou a Presidência.

11h41 - A Comissão Municipal de Proteção Civil de Mafra decidiu pedir a suspensão de toda a atividade letiva presencial no concelho aos ministérios da Educação e da Saúde, devido à evolução da pandemia de covid-19.

11h22: Partilha de vacinas porá UE "do lado certo da história": A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, defendeu hoje a partilha pela União Europeia (UE) dos 2,3 mil milhões de doses de vacinas para a covid-19, o que colocará o bloco "do lado certo da história".

11h20 - Europa registou quase 300 mil mortes em excesso: A União Europeia (UE) registou quase 300 mil mortes em excesso entre março e outubro de 2020 quando comparado com a média do mesmo período entre 2016 e 2019, com o pico no mês de abril, em que morreram mais 25 por cento de pessoas.

11h18 - Lar de Cerveira em situação "caótica": O presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira classificou como "caótica" a situação no lar Maria Luísa pela falta de profissionais para acudir ao surto de covid-19 na instituição, onde hoje de manhã morreu mais um idoso.

11h03 - Na rede social Twitter, o SNS revela que, em Tavira, na Unidade de Longa Duração e Manutenção de Santa Catarina, profissionais e utentes foram vacinados.

11h01 - Lembra a PSP que, neste período de confinamento, é importante ligar à família e aos amigos para saber se estão bem.

10h52 - Foi publicado, esta quarta-feira, em Diário da República, o alargamento do âmbito e reforço da operacionalização das estruturas de apoio de retaguarda (EAR).

10h35 - Surto fecha escola em Ílhavo: A Escola Básica n.º 1 de Ílhavo, no distrito de Aveiro, foi encerrada na terça-feira por indicação da delegada de saúde, na sequência de casos de infeção por SARS-CoV-2 entre os alunos, professores e funcionários, confirmou hoje o município.

10h33 - Mais dois jogadores do Benfica infetados: Depois de nesta terça-feira o Benfica informar que tinha um surto de covid-19 no clube com 17 elementos infetados entre staff, jogadores e até o próprio presidente, Luís Filipe Vieira, eis que no dia de hoje, quarta-feira, mais dois jogadores se juntaram à lista.

10h18 - Atualização em África: África registou nas últimas 24 horas mais 1.306 mortes por covid-19 e ultrapassou as 80 mil desde o início da pandemia, para um total de 80.939, somando 24.468 novos casos de infeção, segundo os últimos dados oficiais.

10h09 - No seguimento do alerta do Infarmed, Ricardo Mexia lembra também a importação de doar sangue.

10h03 - "A primeira condição da recuperação da UE é o sucesso da vacinação. É indispensável que continuemos a trabalhar coordenadamente porque só em conjunto venceremos o vírus, restabelecendo a liberdade de circulação e todo o potencial do mercado interno", revelou hoje António Costa, na condição de presidente em exercício do Conselho da UE, no Parlamento Europeu.

09h43 - Associação pede "medidas urgentes" para salvar os ginásios: A Portugal Activo|AGAP, associação que representa as empresas de ginásios, pede ao Governo "medidas urgentes para assegurar a manutenção de milhares de postos de trabalho", alertando que "centenas de clubes já fecharam portas".

09h22 - Macau. Dos primeiros a sofrer vaga a um dos territórios mais seguros: Macau foi um dos primeiros territórios a identificar infetados com o novo coronavírus, mas é hoje um dos locais mais seguros do mundo, sem registar contágios há cerca de sete meses.

09h22 - Ministros da Educação reúnem-se por videoconferência: Os ministros da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e do Ensino Superior, Manuel Heitor, presidem na sexta-feira ao Conselho informal de ministros da Educação da União Europeia, consagrado ao papel da educação e da formação no modelo social europeu.

09h14 - Infarmed alerta para "utilização criteriosa" das reservas de sangue: O Infarmed alertou as autoridades hospitalares para a necessidade da "utilização criteriosa" das reservas de sangue, lembrando que a pandemia está a ter efeitos na atividade de colheita de plasma humano a nível global.

09h11 - O primeiro-ministro António Costa reuniu esta quarta-feira com David Maria Sassoli, antes da Sessão Plenária, e apresentou aos Deputados Europeus as prioridades da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

09h04 - Encerramentos no Porto: A Câmara do Porto determinou que a partir de hoje todos os parques municipais murados e parques infantis ficarão encerrados, assim como os cemitérios, excetuando-se a realização de cerimónias fúnebres, para mitigar a aglomeração de pessoas em espaços públicos.

09h02 - ACT publicará "brevemente" formulário para declarar trabalho presencial: De acordo com o anúncio do primeiro-ministro, António Costa, as empresas de serviços com mais de 250 trabalhadores deverão identificar, nas próximas 48 horas, os trabalhadores cuja atividade é incompatível com o teletrabalho.

"A ACT irá disponibilizar brevemente as ferramentas necessárias para que empresas com mais de 250 trabalhadores possam submeter eletronicamente a lista nominal de todos os trabalhadores cujo trabalho presencial consideram indispensável", refere a ACT, num post publicado na rede social Twitter.

08h54 - Mesmo com confinamento, podemos vir a ter 1.100 doentes Covid em cuidados intensivos:Um estudo da NOVA Information Management School (IMS), divulgado esta quarta-feira pelo jornal Público, revela que, mesmo com um confinamento próximo do de março do ano passado, "pode já não ser possível evitar que os cuidados intensivos cheguem às 1154 camas ocupadas por doentes covid no final da primeira semana de fevereiro".

Citado também pelo Público, o presidente da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos revela que, para dar uma efetiva resposta às solicitações, "as taxas de ocupação das unidades de cuidados intensivos não devem ser superiores a 80% a 85%". Ainda de acordo com o especialista, a taxa de mortalidade dentro destas unidades tem vindo a crescer.

08h41 - A Câmara de Lisboa revela, no Twitter, que na Proteção Civil de Lisboa as equipas estão a postos para o início do segundo dia de votação antecipada junto dos cidadãos residentes em lares ou isolamento devido à covid19.

08h39 - Nas redes sociais circulam imagens que mostram os Bombeiros Voluntários de Miranda do Corvo a servir o jantar a um utente enquanto esperam nas urgências do hospital dos Covões, em Coimbra.

08h30 - Desigualdades agravadas pela pandemia "não podem ser perpetuadas": A nova presidente da Plataforma Portuguesa de ONGD, Ana Patrícia Fonseca, disse hoje que a retoma pós-pandemia não pode perpetuar as desigualdades agravadas pela covid-19, defendendo que os países mais vulneráveis têm de integrar a resposta.

08h20 - Recorda a DGS, na rede social Twitter, que "o controlo da pandemia depende da responsabilidade de cada um de nós".

07h23 - Atualização na Alemanha: A Alemanha regista hoje mais 1.148 vítimas mortais da Covid-19 e mais 15.974 infetados. Segundo o Instituto Robert Koch, este será o terceiro pior dia em termos de óbitos, logo a seguir aos dias 13 de janeiro (1.207 mortos) e 7 de janeiro (1.152 mortos).

07h22 - Variante britânica do vírus em 60 países: A variante britânica do vírus da covid-19 continua a espalhar-se pelo mundo e foi detetada, na semana passada, em 60 países e territórios, disse hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).

07h20 - Portugal sob medidas mais apertadas: As novas medidas para combater a covid-19 entraram em vigor às 00h00, reforçando as restrições de movimentação de pessoas já previstas no confinamento geral decretado no âmbito do estado de emergência em vigor no país.

07h15 - Centro brasileiro adia entrega da vacina de Oxford: A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), reconhecido centro de investigação médica brasileiro, informou na terça-feira o Ministério Público Federal que a entrega da vacina de Oxford ao Ministério da Saúde será adiada para março.

07h05 - Boris quer "colaboração estreita" com EUA: O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou na terça-feira que pretende uma "colaboração estreita" com o novo presidente norte-americano, Joe Biden, no combate à pandemia de Covid-19 e posterior retoma.

07h05 - Enquanto dormia:

07h00 - Bom dia, começamos agora um novo registo. Clique aqui para rever as atualizações anteriores.

Leia Também: AO MINUTO: Recorde de óbitos em Portugal mas também de recuperados

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório