Meteorologia

  • 22 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 22º

Covid-19: Presidente da Câmara do Entroncamento infetado

O presidente da Câmara do Entroncamento, Jorge Faria, disse hoje à Lusa estar infetado pela covid-19, mantendo-se a cumprir isolamento profilático na sua residência, onde continua a trabalhar.

Covid-19: Presidente da Câmara do Entroncamento infetado

"Terá sido um contacto na câmara e, apesar de usarmos máscara, fiquei infetado. Neste momento tenho um pouco de febre e tosse, mas continuo a trabalhar", disse Jorge Faria (PS).

De acordo com o autarca, naquele município do distrito de Santarém há uma vereadora infetada e outras duas pessoas estão a cumprir isolamento profilático.

"Os serviços da câmara estão a funcionar de acordo com as regras definidas. Teletrabalho e atendimento com marcação", disse.

No que diz respeito ao concelho do Entroncamento, Jorge Faria adiantou que existem muitos casos, mas dispersos, sendo o caso mais preocupante o do Agrupamento de Escolas.

"No Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento temos oito turmas em confinamento, mas com maior incidência na escola secundária, com cinco turmas em confinamento", precisou.

Jorge Faria disse também que, até ao momento, não foi registado nenhum caso positivo em lares de idosos do concelho.

"Queria aproveitar para lançar um apelo às pessoas para que fiquem em casa porque a situação está muito má. Temos todos de ficar em casa. Os hospitais estão quase em situação de rutura", salientou.

Portugal continental entrou às 00h00 de sexta-feira num novo confinamento geral devido ao agravamento da pandemia de covid-19, com os portugueses sujeitos ao dever de recolhimento domiciliário, mas mantendo as escolas com o ensino presencial.

No âmbito da modificação do estado de emergência no país, o Governo determinou um conjunto de medidas extraordinárias que vão vigorar até às 23h59 de 30 de janeiro.

O dever geral de recolhimento domiciliário, em que "a regra é ficar em casa", prevê deslocações autorizadas para comprar bens e serviços essenciais, desempenho de atividades profissionais, frequência de estabelecimentos escolares, prática de atividade física e desportiva ao ar livre, ou participação no âmbito da campanha eleitoral ou da eleição do Presidente da República.

Hoje entraram em vigor as novas medidas relacionadas com o confinamento geral para reforçar as restrições de movimentação de pessoas já previstas no confinamento geral decretado no âmbito do estado de emergência em vigor no país.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.058.226 mortos resultantes de mais de 96,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 9.246 pessoas dos 566.958 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório