Meteorologia

  • 03 MARçO 2021
Tempo
20º
MIN 9º MÁX 20º

Edição

Escolas. Concelhos de risco extremamente elevado iniciam testes rápidos

A indicação foi dada esta terça-feira pelo Ministério da Educação e Ministério da Saúde, com a campanha de testagem com testes de antigénio a arrancar já esta quarta-feira, 20 de janeiro.

Escolas. Concelhos de risco extremamente elevado iniciam testes rápidos

Vai arrancar esta quarta-feira a campanha de testagem rápida, através de testes de antigénio (Trag), nos estabelecimentos de ensino públicos e privados com ensino secundário localizados nos concelhos de risco extremamente elevado, avançou, hoje, o Governo em comunicado conjunto dos ministérios da Educação e Saúde.

Mais se explica, no mesmo comunicado que, "em caso de identificação de surtos ativos será intensificada a testagem, envolvendo e priorizando toda a comunidade escolar dos estabelecimentos de ensino afetados, independentemente do grau de ensino a que pertença".

Esta decisão, sustenta a tutela, "visa aumentar a rapidez da deteção e rastreamento de eventuais casos de SARS-CoV-2, em alunos, pessoal docente e não docente".

Para operacionalizar esta campanha de testagem, a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), "em colaboração com as respetivas estruturas regionais e com as Administrações Regionais de Saúde", criaram "um modelo de consentimento informado a obter junto dos encarregados de educação, bem como informação sobre a importância do processo de testagem para fornecer à comunidade educativa".

Leia Também: AO MINUTO: Recorde de óbitos em Portugal mas também de recuperados

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório