Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Turquia enfrenta seca grave e Istambul pode ficar sem água em 45 dias

País tem privilegiado a industrialização do país ao invés de se concentrar nos seus recursos naturais e nas questões ambientais, o que o coloca agora numa situação de iminente risco.

Turquia enfrenta seca grave e Istambul pode ficar sem água em 45 dias
Notícias ao Minuto

09:17 - 14/01/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Seca

As principais cidades da Turquia estão a enfrentar uma situação crítica no que diz respeito ao esgotamento de recursos hídricos. O cenário leva a temer que nos próximos meses várias cidades possam ficar sem água.

Istambul, onde vivem cerca de 17 milhões de pessoas, é a cidade mais crítica. Há quem diga que esta pode ficar sem água nos próximos 45 dias.

Ao The Guardian, o presidente da câmara da Ancara, Mansur Yavaş, já havia dito que a capital do país tem apenas mais 110 dias de água, armazenada em barragens e reservatórios.

A culpa desta situação é da fraca precipitação registada e que conduziu o país à seca mais grave a que se assistiu na última década.

Note-se que a Turquia tem enfrentado várias secas ao longo dos últimos anos, uma situação provocada por diversos fatores, tais como o crescimento populacional, a industrialização, a expansão urbana e as alterações climáticas.

Em vez de se concentrar em medidas para manter a procura de água sob controlo, a Turquia tem optado por expandir o abastecimento de água através da construção de mais barragens. Nas últimas duas décadas, o país construiu centenas de barragens, refere a publicação britânica.

Leia Também: Erdogan diz pretender "pôr nos eixos" a relação da Turquia com a UE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório