Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Al-Shabab ataca ambulância com grávida a caminho de hospital no Quénia

Vários homens armados, alegadamente integrantes do grupo extremista Al-Shabab, emboscaram uma ambulância que transportava uma grávida para um hospital no norte do Quénia, tendo matado o marido e queimado o veículo, segundo um relatório policial.

Al-Shabab ataca ambulância com grávida a caminho de hospital no Quénia
Notícias ao Minuto

16:45 - 30/12/20 por Lusa

Mundo Quénia

Numa altura em que os ataques do Al-Shabab estão novamente a aumentar de frequência no Quénia, o relatório, citado pela agência Associated Press, afirma que o ataque teve lugar pouco antes da meia noite de terça-feira no condado de Mandera e causou ferimentos ligeiros nos restantes passageiros da ambulância.

Os ataques anteriores na região visaram principalmente não-muçulmanos.

O grupo extremista associado da Al-Qaida na vizinha Somália jurou vingança contra o Quénia por ter destacado tropas desde 2011 para o combater.

Desde dezembro de 2019, o Al-Shabab aumentou a frequência dos seus ataques em cinco condados quenianos ao longo da fronteira com a Somália: Lamu, Garissa, Wajir, Tana River e Mandera.

A frequência dos ataques abrandou em abril, maio e junho, à medida que o novo coronavírus se espalhava, mas desde julho, as forças de segurança do Quénia têm visto um aumento dos seus veículos serem atingidos por bombas à beira da estrada.

A frequência dos ataques aumentou este mês nos cinco condados fronteiriços quenianos.

Um relatório dos serviços secretos dá conta que 40 extremistas do Al-Shabab atravessaram para o Quénia para levar a cabo vários ataques, incluindo o rapto e decapitação de um chefe no condado de Wajir.

As forças especiais do Quénia retaliaram no domingo, invadindo um campo Al-Shabab, no condado de Lamu, e matando sete alegados extremistas.

Leia Também: Médicos quenianos em greve por condições e proteção contra pandemia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório