Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Brexit: Londres e Escócia pedem prolongamento de fase de transição

O presidente da Câmara de Londres e a primeira-ministra escocesa pediram hoje ao Governo de Boris Johnson que negoceie o prolongamento do período de transição do 'Brexit' após o aparecimento de uma nova variante do novo coronavírus.

Brexit: Londres e Escócia pedem prolongamento de fase de transição
Notícias ao Minuto

14:11 - 21/12/20 por Lusa

Mundo Brexit

O Reino Unido e a União Europeia continuam as negociações para tentar chegar a um acordo sobre a sua futura relação comercial, antes de 31 de dezembro, data em que termina a fase de transição do 'Brexit', mas não têm existido sinais de progresso significativo.

Ao mesmo tempo, o Reino Unido está a atravessar um período de isolamento, depois de vários países terem encerrado as suas fronteiras com o território britânico, por ar e mar, por causa da deteção de uma nova variante do novo coronavírus, particularmente contagiosa.

"Estou a pedir ao Governo que peça oficialmente a extensão do período de transição do 'Brexit'", escreveu o autarca londrino, Sadiq Khan, na sua conta da rede social Twitter.

"Proteger a nossa cadeia de suprimentos e combater a pandemia do novo coronavírus exige, mais do que nunca, os esforços totais do Governo", acrescentou o autarca.

O presidente da Câmara de Londres disse que arriscar o "caos" de um 'Brexit' sem acordo é "perigoso" e que, com a rápida disseminação da pandemia, "a única coisa em que o país deve concentrar-se é o combate ao vírus".

Também a primeira ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, apelou no Twitter ao primeiro-ministro (PM) britânico, Boris Johnson, para que procure estender o período de transição.

"É agora imperativo que o PM procure um acordo para estender o período de transição do 'Brexit'. A nova estirpe da covid - e as suas várias implicações - significa que enfrentamos uma situação profundamente grave e requer 100% da nossa atenção. Seria inconcebível misturá-la com o 'Brexit'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório