Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Nova estirpe chega a Itália; Portugal restringe voos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Nova estirpe chega a Itália; Portugal restringe voos
Notícias ao Minuto

07:42 - 20/12/20 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Os dados mais recentes dão conta de que Portugal registou mais 71 mortos e 3.334 novos infetados, elevando o total acumulado de contágios para 374.121 e o de vítimas mortais para 6.134.

Este fim de semana, o recolher obrigatório começa às 13h e aplica-se a 113 municípios em risco muito elevado ou extremo de transmissão de Covid-19, com comércio e restauração a ter de encerrar a essa hora.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Boa noite! Este registo termina aqui, mas retomaremos o acompanhamento AO MINUTO na manhã de segunda Já sabe, siga as recomendações das autoridades de saúde e, em caso de sintomas, contacte:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h55 - Consulte o que já se sabe sobre a nova estirpe do SARS-CoV-2 aqui

23h40 - Brasil reportou, este domingo, mais 25.445 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus e  408 mortes relacioandas com a Covid-19, indicam os dados revelados pelo Ministério da Saúde. 

22h43 - Itália registou, este domingo, o primeiro paciente com a nova estirpe do coronavírusdetetada no Reino Unido. De acordo com as autoridades de saúde italianas, trata-se de uma mulher que regressou, junto com o companheiro, recentemente, de Inglaterra. O casal está agora de quarentena em Roma.

22h25 - A Austrália está a fazer de tudo para conter um surto em Sydney a quatro dias do Natal. O país cancelou dezenas de voos domésticos, marcados para esta segunda-feira, depois de mais de 50 locais, incluindo cafés, ginásios, casinos e supermercados da capital, terem detetado casos positivos entre os seus colaboradores e frequentadores.

21h40 - A Madeira registou hoje 31 novos casos positivos de covid-19, sendo 14 de transmissão local, elevando para 332 as situações ativas reportadas no arquipélago, informou a direção regional de Saúde (DRS).

21h00 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) disse hoje que, de acordo com os dados de que dispõe, a nova variante do coronavírus detetada no Reino Unido pode não diminuir a eficácia das vacinas desenvolvidas contra a Covid-19.

20h43 - Conselho DGS. "Esta é uma fase difícil para todos, mas não podemos baixar a guarda. Respeite as medidas de proteção da Covid-19, como o distanciamento físico, a utilização de máscara, a higienização das mãos e a etiqueta respiratória. Cuida de ti, cuida de todos!"

20h36 - Espanha vai reforçar os testes à Covid-19 nos aeroportos e portos do país para viajantes oriundos do Reino Unido, dada a nova mutação do coronavírus, anunciou hoje o governo espanhol, pedindo coordenação na União Europeia (UE).

20h20 - França registou hoje 12.799 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas e 131 mortes em hospitais, elevando para 2,47 milhões o número total de pessoas infetadas e para 60.549 as mortes desde o início da pandemia.

20h06 - A partir das 00h desta segunda-feira apenas são autorizados a entrar em Portugal "os passageiros de voos provenientes do Reino Unido que sejam cidadãos nacionais ou cidadãos legalmente residentes" no nosso país.

19h50 - O PSD pediu, este domingo, ao Governo que tome medidas rapidamente perante a nova estirpe de coronavírus detetada no Reino Unido.

19h18 - Cabo Verde registou mais 12 novos casos positivos de covid-19 nas últimas 24 horas e 33 doentes foram dados como recuperados, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

19h16 - Angola registou hoje 18 casos positivos, uma morte e a recuperação e 74 pessoas, anunciaram as autoridades sanitárias angolanas, que referiram igualmente o total de 16.644 infeções, 387 óbitos e 9.592 doentes recuperados.

19h14 - França juntou-se ao crescente número de países que decidiram suspender viagens com o Reino Unido, depois de ter sido detetada uma nova estirpe do coronavírus em Inglaterra. 

19h10 - O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, convocou para hoje uma videoconferência para partilhar informações com os países da União Europeia sobre a nova estirpe de Covid-19 detetada no sul do Reino Unido.

18h44 - O Centro Europeu para Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) pediu hoje aos países da União Europeia (UE) que façam "esforços atempados" para controlar a nova variante do SARS-CoV-2 que apareceu no Reino Unido, nomeadamente durante o Natal.

18h11 - Cada vez mais países suspendem as ligações aéreas com o Reino Unido desde que foi identificada a nova estirpe do coronavírus. Bulgária, Aústria, Bélgica, Holanda e Itália já suspenderam os voos para o país, assim como o Koweit e Israel para Londres.

18h05 - A nova estirpe do coronavírus, identificada no Reino Unido, obrigou a União Europeia a convocar uma reunião de emergência com os representantes dos 27 para segunda-feira de manhã. No encontro, que irá acontecer online, serão discutidas respostas "comunitárias".

18h00 - Conselho DGS. As autoridades de saúde apelam à instalação da app StayAway Covid porque o melhor presente deste Natal "é cuidar de si, cuidar de todos".

17h43 - A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) alertou hoje para que o acesso aos cuidados de saúde das pessoas, que apresentem um agravamento da doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), não pode ser condicionado pela pandemia de Covid-19.

17h37 - O Ministério da Saúde de Moçambique anunciou hoje mais um óbito de um paciente infetado pelo novo coronavírus, elevando o cumulativo para 148 mortos, tendo ainda sido registados 91 novos casos.

17h25 - O Governo irlandês vai impor hoje restrições aos voos e ligações de ferry do Reino Unido, na sequência das medidas adotadas pelo executivo britânico devido à nova variante da Covid-19.

17h05 - A nova variante do coronavírus detetada no Reino Unido pode já ter infetado cidadãos de vários países europeus, afirmou hoje o professor de fármaco-epidemiologia da Universidade de Oxford Daniel Prieto-Alhambra. 

16h55 - O Reino Unido bateu, este domingo, um novo máximo diário de casos de Covid-19 ao registar, em apenas 24h, 35.928 infeções

16h37 - Itália somou, nas últimas 24 horas, mais 15.104 novos casos de contágio pelo novo coronavírus e 352 óbitos.

16h00 - Em Portugal não foi identificada, até ao momento, a nova estirpe do SARS-CoV-2 que apareceu no Reino Unido e que as autoridades britânicas referem ser "mais facilmente transmissível", disse hoje fonte oficial do Instituto Ricardo Jorge.

15h25 - O virologista Pedro Simas, do Instituto de Medicina Molecular de Lisboa, considerou hoje ser "pouco provável" que a nova estirpe do coronavírus responsável pela Covid-19 tenha "impacto gigantesco" na vacina.

14h50 -  A nova estirpe de Covid-19 detetada no sul de Inglaterra obrigou hoje a uma reunião 'online' entre a França, Alemanha e União Europeia (UE), sobretudo depois de vários países europeus terem suspendido os voos oriundos do Reino Unido.

14h48  - A Organização Mundial de Saúde (OMS) apelou aos seus membros na Europa para "reforçarem os controlos" por causa da variante do novo coronavírus no Reino Unido, disse hoje à agência AFP o porta-voz da OMS para a Europa.

14h18 - Neste momento, há 3.027 pessoas hospitalizadas devido ao novo coronavírus em Portugal, um aumento de 54 no último dia, das quais 483 se encontram em Unidades de Cuidados Intensivos (menos duas pessoas).

14h15 - Portugal registou 71 mortes e 3.334 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Com esta atualização, o total acumulado de contágios sobe para 374.121 e o de vítimas mortais para 6.134.

13h45 - Depois dos Países Baixos e da Bélgica, Itália suspende voos com o Reino Unido. O Governo italiano vai suspender os voos com o Reino Unido depois de Londres ter confirmado o aparecimento de uma variante do novo coronavírus, anunciou hoje explicou o chefe da diplomacia italiana, Luigi Di Maio.

13h44 - Portugal segue "com atenção" a evolução da situação epidemiológica no Reino Unido e está a privilegiar a "cooperação estreita" entre as autoridades de saúde dos dois países, indicou hoje à agência Lusa fonte oficial.

12h30 - O ministro da Saúde britânico afirmou hoje que a nova estirpe do novo coronavírus estava "fora de controlo", para justificar as restrições em Londres e partes da Inglaterra, acrescentando que estas medidas podem durar até à implantação da vacina. "Infelizmente, a nova estirpe estava fora de controlo. Tivemos de retomar o controlo e a única maneira de fazer isso é restringir os contactos sociais", afirmou, em declarações à Sky News, o ministro de saúde britânico, Matt Hancock.

12h17 - A Bélgica vai suspender as ligações aéreas e marítimas provenientes do Reino Unido após a descoberta de uma nova estirpe da covid-19 no sul de Inglaterra, e a Alemanha está a encarar "seriamente" fazê-lo. Em Bruxelas, o primeiro-ministro belga, Alexander de Croo, indicou à cadeia de televisão VRT que a suspensão será pelo menos de 24 horas, podendo, porém, ser prolongada, e que começa às 23h00 de hoje.

11h14 - O principal epidemiologista norte-americano, AnthonyFauci, prestou esclarecimentos sobre o Pai Natal a uma parte da população especialmente exigente... as crianças. Durante um especial da CNN com a Rua SésamoFauci respondeu a várias questões dos mais pequenos e garantiu que o Pai Natal vai poder viajar para entregar os presentes nesta quadra natalícia apesar da pandemia.

10h00 -A Rússia registou quase 29.000 novos casos de Covid-19 no último dia, o número mais alto em duas semanas, informou hoje o centro operacional de combate ao novo coronavírus russo.

10h30 -África registou mais 449 mortes devido à Covid-19 e somou mais 21.296 novos casos nas últimas 24 horas, atingindo um total de 58.762 óbitos desde o início da pandemia, segundo dados oficiais.

08h11 -Pedidos de ajuda de emigrantes carenciados aumentamem Paris.Ilda Nunes é desde setembro a nova provedora da Santa Casa da Misericórdia de Paris, num momento em que os pedidos de ajuda "aumentaram imenso", apesar de ainda haver "uma certa vergonha" na comunidade portuguesa em pedir apoio.

08h10 - A consultora Capital Economics considera que países como Angola e Cabo Verde podem estar entre os principais beneficiados da campanha de vacinação que está a arrancar, embora o panorama se mantenha sombrio na África subsaariana.

07h32 - A China informou hoje que foram diagnosticados 23 novos casos do coronavírus no sábado, um deles por contágio local. O infetado local foi identificado na província de Liaoning, no nordeste do país. O número divulgado hoje mostra uma ligeira recuperação, após os 17 casos anunciados no dia anterior.

07h27 - A Argentina registou 41 mortes e 5.795 novas infeções por Covid-19 nas últimas 24 horas, informou hoje o Ministério da Saúde. O país contabiliza 41.763 vítimas mortais e 1.537.169 infeções por Covid-19 desde março, quando os primeiros casos da doença foram confirmados em território argentino. O balanço diário indica que 1.362.617 pacientes já recuperaram da doença, enquanto 3.452 pessoas continuam internadas em unidades hospitalares de cuidados intensivos.

07h23 - A pandemia da Covid-19 obrigou muitas pessoas a trabalhar a partir de casa, pelo que a maioria das reuniões tornou-se online. Esta é uma mudança à qual empregadores e funcionários tiveram de se adaptar. Conheça algumas dicas importantes sobre como garantir que a sua videoconferência seja bem-sucedida.

07h18 - Os Estados Unidos registaram 2.971 mortos e 215.185 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins. O país contabiliza agora 17.631.293 casos e 316.006 óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia.O estado de Nova Iorque continua a ser o mais duramente atingido pela pandemia com 36.312 mortes.

07h13 - Pandemia faz de 2020 um "ano do meio" na vida de muitos sem-abrigo. 2020 é um "ano do meio" para Paulo, nem bom nem mau, porque já passou por muito pior e conseguiu ultrapassar, mas a pandemia afetou fortemente as pessoas sem-abrigo, deixou vidas suspensas e trouxe novos casos às associações. Na Cais, uma associação que trabalha junto de pessoas em situação de privação, exclusão e risco, social e economicamente vulneráveis, ainda se está a avaliar o impacto que a pandemia de Covid-19 teve junto destas pessoas, mas já é possível saber que as consequências se sentiram sobretudo ao nível do isolamento, na saúde mental e nos seus rendimentos.

07h07 - O governo dos Países Baixos suspendeu hoje todos os voos de passageiros oriundos do Reino Unido até 01 de janeiro, após ter sido detetada a nova variante do coronavírus que provoca a Covid-19 originalmente identificada em solo britânico. Em comunicado, o Ministério da Saúde holandês "recomenda que qualquer introdução desta variante do vírus proveniente do Reino Unido seja limitada tanto quanto possível, limitando e/ou controlando o movimento de passageiros do Reino Unido".

07h03 - O México registou 627 mortos e 12.129 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, informaram no sábado as autoridades de saúde. O país contabiliza agora um total de 1.313.675 casos e 117.876 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia.

07h00 - Bom dia, iniciamos um novo registo para seguir a evolução da pandemia no país e no mundo. Pode recordar o acompanhamento anterior, aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Nova estirpe afeta eficácia da vacina?; 706 mortes no Brasil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório