Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Fim de semana de recolher obrigatório a partir das 13h em 113 municípios

Cento e treze municípios em risco muito elevado ou extremo de transmissão de covid-19 estão este fim de semana uma vez mais em recolher obrigatório a partir das 13:00, com comércio e restauração a ter de encerrar a essa hora.

Fim de semana de recolher obrigatório a partir das 13h em 113 municípios
Notícias ao Minuto

06:02 - 19/12/20 por Lusa

País Covid-19

Este é o sexto fim de semana consecutivo em que a proibição de circulação na via pública a partir das 13h até às 05h ao fim de semana é aplicada nos concelhos considerados de risco muito elevado ou extremo de transmissão pelo novo coronavírus.

Apesar de a lista de níveis de risco ter sido atualizada na quinta-feira pelo Governo, as restrições aplicadas devido à pandemia de covid-19 em cada um dosconcelhos, mesmo que tenham subido ou descido de nível, permanecem sem alteração até à entrada em vigor do novo estado de emergência, em 24 de dezembro.

Ou seja, os concelhos que têm recolher obrigatório este fim de semana às 13h são os mesmos em que esta restrição se aplicou no último fim de semana (30 municípios considerados de risco extremo de contágio e 79 de risco muito elevado).

Conforme explicou há 15 dias o primeiro-ministro, António Costa, a estratégia do Governo é manter o esquema em vigor até ao Natal, reduzindo depois um pouco as restrições nas festas.

Os estabelecimentos comerciais apenas podem funcionar entre as 08h e as 13h. A restauração pode funcionar depois desse horário, mas apenas para 'take-away' e entregas ao domicílio.

São consideradas exceções à obrigatoriedade de encerramento às 13h os estabelecimentos de venda a retalho de produtos alimentares, bem como naturais ou dietéticos, de saúde e higiene que disponham de uma área de venda ou prestação de serviços igual ou inferior a 200 metros quadrados, com entrada autónoma e independente a partir da via pública.

Na Área Metropolitana de Lisboa apenas os municípios de Lisboa, Loures, Almada e Barreiro terão recolher obrigatório este fim de semana, enquanto na Área Metropolitana do Porto todos os concelhos terão essa restrição.

Em novembro, o executivo dividiu os 278 municípios do continente em quatro grupos, consoante o nível de risco de transmissão - moderado, elevado (entre 240 e 480 casos por 100 mil habitantes), muito elevado (entre 480 e 960) e extremamente elevado (mais de 960). As listas podem ser consultadas em covid19estamoson.gov.pt.

Leia Também: "Cortar totalmente celebrações de Ano Novo". Dia 31 com recolher às 23h

Recomendados para si

;
Campo obrigatório