Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Autor de sequestro de avião na Líbia condenado a 25 anos de prisão

O cidadão líbio que sequestrou um avião em 2016, com mais de 100 passageiros a bordo, foi hoje condenado em Malta, território onde o aparelho aterrou, a 25 anos de prisão.

Autor de sequestro de avião na Líbia condenado a 25 anos de prisão
Notícias ao Minuto

22:58 - 02/12/20 por Lusa

Mundo Líbia

A notícias é avançada pela agência France-Presse (AFP), que dá conta de que a Justiça maltesa condenou Moussa Saha, de 29 anos.

O autor do sequestro de um Airbus A320 da Afriqiyah Airways, que ocorreu há quatro anos, declarou-se culpado em fevereiro.

Ali Ahmed Saleh, considerado cúmplice, ainda aguarda o julgamento.

Os dois homens declararam-se inicialmente inocentes, mas Moussa Saha acabou por assumir a autoria do sequestro da aeronave. Além dos 25 anos de prisão, o líbio também foi condenado ao pagamento de uma multa de 9.900 euros, que poderá ser convertida em mais anos de prisão caso não seja paga no prazo de um ano.

Em 23 de dezembro de 2016, os dois homens, armados com uma granada e duas armas de fogo falsas, sequestraram um avião que partiu de Sabha, na Líbia, com 28 mulheres, uma criança e 82 homens, além dos seis elementos da tripulação.

A aeronave dirigia-se para Tripoli, capital do país.

Contudo, os sequestradores obrigaram o piloto a alterar a rota e a percorrer cerca de 350 quilómetros para Norte, em direção a Malga, onde decorreram as negociações com os dois líbios.

Quatro horas depois, os dois homens renderam-se às autoridades maltesas com o último refém, um elemento da tripulação.

Os restantes ocupantes do avião comercial já tinham sido libertados no início das negociações.

Moussa Saha e Ali Ahmed Saleh garantiram pertencer a um grupo que apoiava o regime do antigo de Moammar al-Gaddafi, cuja queda em 2011 mergulhou o país numa situação de instabilidade.

Leia Também: Líbia. Contingente de 20.000 mercenários constitui uma "crise séria"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório