Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Caso Magnitsky: Rússia proíbe entrada de 25 britânicos em retaliação

A Rússia anunciou hoje que vai proibir 25 funcionários britânicos de entrarem no seu território, em retaliação às sanções decidas por Londres em julho face ao 'caso Magnitsky', relativo a um advogado que morreu numa prisão russa.

Caso Magnitsky: Rússia proíbe entrada de 25 britânicos em retaliação
Notícias ao Minuto

16:20 - 21/11/20 por Lusa

Mundo Rússia

"Em resposta às ações hostis das autoridades britânicas e com base no princípio da reciprocidade, a Rússia decidiu aplicar sanções visando 25 funcionários da Grã-Bretanha que foram proibidos de entrar Rússia ", lê-se num comunicado da diplomacia russa, citado pela AFP.

No início de julho, o Reino Unido anunciou sanções contra 25 russos como parte de um novo mecanismo posto em prática por Londres para punir violações de Direitos Humanos. Os bens dessas pessoas foram congelados e elas proibidas de entrar no território britânico.

Entre as autoridades russas acusadas por Londres de estarem envolvidas na morte de Sergei Magnitsky, advogado do fundo de investimentos Hermitage Capital, é referido Alexandre Bastrykine, chefe do Comité de Investigação, diretamente dependente do Kremlin.

A Rússia, que rejeita essas acusações, voltou hoje a criticar as sanções britânicas, que considera impostas sob "pretextos inventados e absurdos" e uma "tentativa de pressionar o sistema judicial russo".

"Reiteramos o nosso apelo às autoridades britânicas para que renunciem à linha de confronto totalmente infundada em relação ao nosso país", afirma a diplomacia russa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório