Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Nigéria planeia construir museu com peças roubadas no período colonial

A Nigéria quer construir um novo museu para expor as peças de bronze roubadas pelas tropas britânicas no final do século XIX e que agora estão espalhados por museus europeus e norte-americanos, anunciaram hoje as autoridades.

Nigéria planeia construir museu com peças roubadas no período colonial
Notícias ao Minuto

18:54 - 13/11/20 por Lusa

Mundo Nigéria

De acordo com a agência de notícias francesa, a AFP, o museu deverá estar concluído no final de 2024 na cidade de Benin, estado de Edo, e envolver um investimento de 3,4 milhões de euros, parcialmente financiado por um museu britânico.

O Museu de Londres detém atualmente vários milhares de peças de bronze roubadas do palácio real de Benin, em 1897, durante as guerras coloniais, e muitas peças estão também no Museu Etnológico de Berlim, na Alemanha.

"Estou cheio de alegria, o museu será um símbolo da identidade do povo de Benin, que é rico em tradições artísticas", comentou o curador do museu local à AFP.

A restituição das obras roubadas nas antigas colónias africanas tem sido um tema em debate na Europa, com várias personalidades a defenderem a restituição das peças e alguns museus, como o museu britânico, a pronunciarem-se a favor de um empréstimo das obras.

No início de outubro, a França aprovou a devolução de 26 peças saqueadas em 1892 na atual República do Benim, um país vizinho da Nigéria e antiga colónia francesa, bem como de uma espada no Senegal.

Mais de 90% das principais riquezas da África Subsaariana estão fora do continente, segundo os especialistas, conclui a AFP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório