Biruta e Shingiro encontraram-se na fronteira de Nemba-Gasenyi num gesto de "esforço mútuo para normalizar as relações bilaterais", segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros ruandês, citado pela agência Efe.
Da reunião de trabalho, preparada por iniciativa do Burundi, saiu um comunicado conjunto em que os representantes dos dois países sublinharam a "vontade compartilhada" de restabelecerem laços e revelaram que conversaram sobre "modalidades" para alcançar esse objetivo.
"Os dois ministros constataram a existência de relações históricas entre o Ruanda e o Burundi, assim como os desafios que enfrentam desde 2015. Ambos concordaram na necessidade de prosseguirem os contactos que visem normalizar as relações entre os dois países vizinhos, ligados pela história e pela geografia", indica o comunicado.
O Ruanda e o Burundi mantêm relações tensas desde 2015, ano em que o Burundi acusa o país vizinho de envolvimento na tentativa de derrube do então presidente Pierre Nkurunziza.
O Ruanda, pelo seu lado, acusa o Burundi de oferecer abrigo a grupos rebeldes que o atacam a partir do território do país vizinho.
Os chefes da diplomacia dos dois países acordaram hoje celebrar um novo encontro, mas não revelaram qualquer data concreta.