Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Chefes da diplomacia do Ruanda e do Burundi reúnem-se na fronteira

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do Ruanda, Vicent Biruta, e do Burundi, Albert Shingiro, mantiveram hoje uma reunião de trabalho na fronteira entre os dois países, num sinal de normalização das relações bilaterais, após vários anos de tensões.

Chefes da diplomacia do Ruanda e do Burundi reúnem-se na fronteira
Notícias ao Minuto

17:30 - 20/10/20 por Lusa

Mundo Diplomacia

Biruta e Shingiro encontraram-se na fronteira de Nemba-Gasenyi num gesto de "esforço mútuo para normalizar as relações bilaterais", segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros ruandês, citado pela agência Efe.

Da reunião de trabalho, preparada por iniciativa do Burundi, saiu um comunicado conjunto em que os representantes dos dois países sublinharam a "vontade compartilhada" de restabelecerem laços e revelaram que conversaram sobre "modalidades" para alcançar esse objetivo.

"Os dois ministros constataram a existência de relações históricas entre o Ruanda e o Burundi, assim como os desafios que enfrentam desde 2015. Ambos concordaram na necessidade de prosseguirem os contactos que visem normalizar as relações entre os dois países vizinhos, ligados pela história e pela geografia", indica o comunicado.

O Ruanda e o Burundi mantêm relações tensas desde 2015, ano em que o Burundi acusa o país vizinho de envolvimento na tentativa de derrube do então presidente Pierre Nkurunziza.

O Ruanda, pelo seu lado, acusa o Burundi de oferecer abrigo a grupos rebeldes que o atacam a partir do território do país vizinho.

Os chefes da diplomacia dos dois países acordaram hoje celebrar um novo encontro, mas não revelaram qualquer data concreta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório