China regista surto de febre chikunyunga. Há 478 casos no sudeste do país

As autoridades de saúde da cidade chinesa de Foshan, no sudeste do país, alertaram hoje para um surto local de febre chikungunya, associado a um caso importado, com 478 infeções confirmadas até segunda-feira.

Al-Khidmat foundation conducts fumigation spray campaign in Karachi

© Lusa

Lusa
16/07/2025 06:23 ‧ há 2 dias por Lusa

Mundo

febre chikunyunga

O surto foi detetado a 08 de julho através dos sistemas locais de vigilância epidemiológica, ativando de imediato um plano de resposta das autoridades sanitárias municipais, segundo noticiou hoje a agência de notícias oficial China News Service.

 

A febre chikungunya é uma doença viral causada por um vírus homónimo, transmitido principalmente por mosquitos do género Aedes. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, dores articulares intensas e erupções cutâneas.

As autoridades locais intensificaram as ações de deteção ativa de casos, fumigação nas áreas afetadas e campanhas de sensibilização, apelando à população para reforçar as medidas de prevenção contra picadas de mosquito.

O surto surge em plena época de calor e chuvas no sul da China, condições que favorecem a proliferação de mosquitos vetores da doença.

O período de incubação do vírus varia geralmente entre dois e quatro dias, podendo estender-se até uma semana. As manifestações clínicas incluem febre súbita, inchaço articular, erupções cutâneas e fadiga.

Leia Também: China. Três mortos e dois feridos após desabamento em mina

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas