Morreu Audun Groenvold, medalhista olímpico em 2010, atingido por raio

Antigo esquiador norueguês não resistiu aos ferimentos provocados por um raio e acabou por morrer aos 49 anos. Em 2010 foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Inverno realizados em Vancouver. Federação norueguesa já reagiu.

Norway's bronze winner Audun Groenvold celebrates on the podium during the medal ceremony of the men's freestyle ski cross final of the Vancouver Winter Olympics, on February 21, 2010 at BC Place in Vancouver.    AFP PHOTO / MARTIN BUREAU (Photo credit sh

© Getty Images

Notícias ao Minuto
17/07/2025 08:15 ‧ há 2 semanas por Notícias ao Minuto

Desporto

Óbito

O mundo do esqui está de luto. Audun Groenvold morreu na terça-feira, aos 49 anos, depois de ser atingido por um raio na Noruega, confirmou a Federação norueguesa de esqui na quarta-feira em comunicado. 

 

"É com grande tristeza que recebemos a notícia da morte prematura de Audun Groenvold. O ex-atleta de esqui alpino e cross foi recentemente atingido por um raio durante uma viagem. Foi rapidamente levado para o hospital para ser tratado pelos ferimentos sofridos pelo raio, mas Audun Groenvold morreu ontem [terça-feira] à noite, aos 49 anos", pode ler-se na nota oficial da Federação, que prossegue. 

"Audun foi um atleta em destaque na seleção nacional de esqui alpino por vários anos antes de se tornar um pioneiro no esqui cross e no estilo livre. Foi esquiador alpino nacional da temporada 1993/94 à 2003/04. Mais tarde, deixaria uma marca inigualável no esqui cross, com uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver, em 2010, para além de um bronze no Mundial e, não menos importante, a vitória na Taça de esqui cross em 2007", frisa a mesma Federação, que não deixa de apontar, ainda, o papel de Audun Groenvold no desenvolvimento da modalidade em solo norueguês. 

"Audun assumiu a responsabilidade pelo desenvolvimento do esqui após sua carreira como esquiador. Foi técnico da seleção nacional e membro do conselho de esqui. Demonstrou um compromisso intenso com o esqui, tanto como jogador como treinador", remata a Federação norueguesa de esqui. 

Refira-se que o grande momento da carreira de Audun Groenvold aconteceu mesmo em 2010, nos Jogos Olímpicos de Inverno realizados em Vancouver. O atleta norueguês conquistou a medalha de bronze. 

 

Partilhe a notícia


Rede social

Coldplay voltam a apanhar casal em concerto... mas desta vez foi Messi

Coldplay

Coldplay voltam a apanhar casal em concerto... mas desta vez foi Messi

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Piastri reforça liderança da F1 e McLaren passa do meio milhar de pontos

Fórmula 1

Piastri reforça liderança da F1 e McLaren passa do meio milhar de pontos

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas