Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Turquia condena jornal grego que disse a Erdogan para "se ir lixar"

A Turquia condenou hoje a publicação do jornal grego Demokratia que, numa manchete em turco, disse ao presidente Erdogan para "se ir lixar" e apelou às autoridades gregas para que levem os responsáveis à justiça.

Turquia condena jornal grego que disse a Erdogan para "se ir lixar"
Notícias ao Minuto

12:30 - 19/09/20 por Lusa

Mundo Demokratia

"O governo turco condena veementemente a publicação de insultos dirigidos ao nosso presidente (...) na primeira página de um jornal de extrema-direita", disse o diretor de comunicação da presidência turca Fahrettin Altun, citado pela Agência France Presse (AFP).

O mesmo responsável apelou às autoridades gregas para que levem à justiça os responsáveis pelo ato "desavergonhado".

Por seu turno, o ministro grego dos Negócios Estrangeiros lembrou que a liberdade de expressão é protegida na União Europeia, da qual a Grécia faz parte, mas enfatizou que "o recurso ao insulto é contrário à cultura política" grega "e só pode ser condenado".

Na sexta-feira, após a publicação, o governo turco convocou o embaixador grego em Ancara e o ministro dos Negócios Estrangeiros Mevlut Cavusoglu denunciou a "manchete vil contra o presidente Erdogan" publicada pelo jornal grego.

O incidente com o jornal grego ocorreu no meio de tensões entre a Turquia e a Grécia no Mediterrâneo oriental, que pioraram no final de agosto quando os dois países realizaram manobras militares rivais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório