Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Navio de transporte de gado com 42 tripulantes naufraga na costa do Japão

Equipas de resgate japonesas procuram hoje um navio de transporte de gado que transportava 42 tripulantes e que um sobrevivente disse ter-se afundado no dia anterior junto a uma ilha do sul do Japão, informou a guarda costeira.

Navio de transporte de gado com 42 tripulantes naufraga na costa do Japão
Notícias ao Minuto

14:51 - 03/09/20 por Lusa

Mundo Tóquio

Um tripulante filipino foi resgatado na noite de quarta-feira depois de a aeronave de vigilância P-3C da marinha japonesa o ter avistado, com um colete de salva-vidas e acenando enquanto flutuava na água.

O homem, que está hospitalizado, mas bem de saúde, disse à equipa de resgate que o navio parou depois de uma falha no motor e virou-se depois de ser atingido por uma forte onda lateral, tendo-se afundado, segundo o porta-voz regional da guarda costeira Yuichiro Higashi.

O sobrevivente, um oficial chefe, contou que colocou rapidamente o colete salva-vidas e saltou para o mar, seguindo a instrução de um anúncio de emergência a bordo, não tendo avistado nenhum outro membro da tripulação desde então, relatou Higashi.

O navio Gulf Livestock 1, de 11.947 toneladas, transportava 5.800 vacas a oeste de Amami Oshima, no mar da China oriental, quando enviou um pedido de socorro na manhã de quarta-feira. As condições meteorológicas eram duras devido à passagem do tufão Maysak.

O tufão já passou pela área e o tempo durante a busca está bom, segundo Higashi.

Os outros tripulantes do navio incluem 37 outras pessoas das Filipinas, dois da Nova Zelândia e dois da Austrália.

O navio deixou o porto de Napier, no nordeste da Nova Zelândia, em meados de agosto e estava a caminho de Tangshan, na costa leste da China.

O rastreador do seu sistema de identificação automática deu a última posição há quase dois dias, de acordo com o portal de rastreamento de navios MarineTraffic.com. Com base nessa posição, ele navegava com ventos fortes de 58 nós (107 quilómetros por hora), segundo esse 'site'.

O operador do navio, Gulf Navigation Holdings PJSC, com sede no Dubai, Emirados Árabes Unidos, não quis comentar a notícia.

A empresa, negociada no Mercado Financeiro do Dubai, diz que possui e opera navios-tanque para produtos químicos, navios para transporte de gado e outras embarcações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório