Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Turquia rejeita condenação da UE por causa do destino de Hagia Sophia

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia criticou hoje a União Europeia pela condenação da decisão turca de converter em mesquita a Hagia Sophia (Santa Sofia) de Istambul, dizendo que o assunto é uma questão de soberania nacional.

Turquia rejeita condenação da UE por causa do destino de Hagia Sophia
Notícias ao Minuto

15:24 - 14/07/20 por Lusa

Mundo Mesquita

Na semana passada, a Turquia cancelou o estatuto da antiga basílica, um edifício do século VI transformado em museu, tendo-a convertido em mesquita e disse que a iria abrir para o culto muçulmano a partir de 24 de julho.

A decisão provocou críticas dos Estados Unidos, UE, Grécia e outros países ocidentes, assim como de líderes cristãos ortodoxos e o Papa Francisco, que expressou tristeza pela mudança.

Na segunda-feira, os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, realizando a primeira reunião presencial em meses, declararam uma "condenação clara" à decisão turca.

O Alto Representante da UE para a Política Externa, Josep Borrell, disse que havia um "amplo apoio para instar as autoridades turcas a reconsiderar e reverter urgentemente essa decisão".

Solicitado a comentar as críticas da UE, o ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlut Cavusoglu, rejeitou "a palavra condenação", durante uma conferência de imprensa com o homólogo da Malta.

"Esta é uma questão que diz respeito aos direitos soberanos da Turquia", apontou, argumentando que havia várias mesquitas em Espanha que foram convertidas em igrejas.

Ainda hoje, a Grécia expressou novamente consternação pela decisão turca.

"Esta decisão é certamente dolorosa para nós como cristãos ortodoxos gregos, mas também nos magoa como cidadãos do mundo. Isto não é um assunto greco-turco, nem euro-turco, é global. É um assunto universal", afirmou o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis.

O grego acrescentou que "com este revés, a Turquia está a escolher romper lanços com o mundo ocidental e os seus valores", alegando que os turcos estão a abandonar "uma direção cultural de muitos séculos, privilegiando a introversão" que "envolve com um manto artificial de força sobre as suas fraquezas".

Enquanto isso, oficiais da autoridade turca para assuntos religiosos dizem que a estrutura histórica pode permanecer aberta para visitantes fora do horário de oração, segundo a agência estatal Anadolu.

As representações cristãs no interior não são obstáculo às orações muçulmanas, segundo as autoridades que preparam o local para o culto muçulmano, acrescentando que, no entanto, as figuras precisam de ser cobertas com cortinas ou outros meios durante as orações, em linha com as tradições islâmicas que proíbem essas representações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório