Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Irão vai ajudar a reforçar defesa aérea síria

Teerão vai ajudar a Síria a reforçar os seus sistemas de defesa aérea no âmbito de um acordo militar realizado entre os dois países, anunciou hoje a televisão estatal iraniana.

Irão vai ajudar a reforçar defesa aérea síria
Notícias ao Minuto

15:24 - 08/07/20 por Lusa

Mundo TV iraniana

O Irão é, com a Rússia, um dos principais aliados do regime do presidente sírio, Bashar al-Assad, na guerra que devasta a Síria desde 2011.

Um "acordo global de cooperação em matéria militar, de defesa e de segurança" foi assinado em Damasco entre o chefe do Estado-Maior iraniano, o general Mohammad Bagheri, e o ministro da Defesa sírio, Ali Ayoub, segundo a televisão.

"Vamos reforçar os sistemas de defesa aérea da Síria para melhorar a cooperação militar entre os dois países", declarou Bagheri, citado pela televisão.

O acordo vai "reforçar a determinação (...) de enfrentar as pressões norte-americanas", adiantou.

No seu 'site', a televisão divulgou um vídeo da assinatura do acordo, que mostra um porta-voz militar iraniano a ler um comunicado conjunto sobre o pacto "para enfrentar os perigos que aumentam" e "o terrorismo 'takfiri' apoiado por potências internacionais e regionais".

O termo 'takfiri', que significa literalmente "os que lançam anátemas contra pessoas que não partilham a sua ideologia", indica no Irão os grupos 'jihadistas' ou radicais islâmicos sunitas.

O comunicado conjunto sublinha igualmente "a necessidade da retirada de todas as forças armadas estrangeiras que entraram na Síria de modo ilegal".

Desencadeado pela repressão de manifestações pró-democracia pacíficas, o conflito na Síria complexificou-se com a intervenção de atores estrangeiros e já causou mais de 380.000 mortos e milhões de deslocados e refugiados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório