Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Mais 6 mortos em Portugal; Surto em Monsaraz causa demissão

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO: Mais 6 mortos em Portugal; Surto em Monsaraz causa demissão
Notícias ao Minuto

08:55 - 06/07/20 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Os milhares de alunos do 12.º ano, que viram, este ano, a sua atividade escolar a ser alterada, regressam hoje à escola para realizar o exame nacional de Português. São, ao todo, 42 mil alunos que vão realizar o exame, um número bastante inferior ao do ano passado, dado que o Ministério da Educação (ME) decidiu que este ano as provas nacionais não eram obrigatórias para a conclusão do Secundário.

O início da semana fica, também, marcado pelo facto de a Índia ter ultrapassado a Rússia no número de casos de Covid-19 e ser agora o terceiro país do mundo mais afetado pela pandemia. À sua frente, estão os EUA e o Brasil.

O boletim epidemiológico desta segunda-feira deu conta de mais seis mortes e 232 novos casos nas últimas 24 horas. Portugal totaliza 44.129 casos positivos e 1.620 vítimas mortais. O número de recuperados subiu para 29.166. 

Os focos de infeção em Reguengos de Monsaraz; numa escola e fábrica de Paços de Ferreira e num lar e infantário das Caldas da Rainha são os mais preocupantes de momento.

Entretanto, e para fazer frente às consequências sociais e económicas da pandemia, Antonio Costa e Pedro Sánchez, primeiro-ministro português e espanhol, respetivamente, encontram-se hoje para preparar  a reunião do Conselho Europeu, que vai debater o próximo Quadro Financeiro Plurianual (2021/2027) e o fundo de recuperação económica e social .

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo: 

15h32 - Este registo chega agora ao fim, mas pode continuar a acompanhar todos os desenvolvimentos aqui

15h00 - O Quénia vai retomar os voos nacionais e internacionais em 1 de agosto, no âmbito do alívio progressivo das medidas de luta contra a covid-19.

14h56 - O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Insa) está a preparar três novos estudos sobre imunidade à covid-19, dedicados a pessoas infetadas com o novo coronavírus, profissionais de saúde e mães e recém-nascidos.

14h52 - O presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, responsabilizou hoje o Governo pela decisão do Reino Unido de excluir Portugal da lista de países considerados seguros em relação à pandemia de covid-19, considerando que o executivo de António Costa "falhou na comunicação" sobre a situação epidemiológica do país, ao permitir uma "narrativa centralista" que fez com que a situação em Lisboa e Vale do Tejo afetasse a imagem de todo o país.

14h48 - Vinte quintas de martas dos Países Baixos estão afetadas com a pandemia. As autoridades sanitárias dos Países Baixos detetaram a covid-19 entre os animais de mais uma quinta de martas na cidade de Gemert, elevando para vinte o número total de locais de criação afetados.

14h40 - António Costa já se reuniu com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez. No final, o espanhol afirmou que os dois países estão empenhados em fazer tudo ao seu alcance contra a Covid-19 e disse mesmo que esta é a crise mais grave a que o país assiste desde a II Guerra Mundial. Pedro Sanchéz reforçou também que a UE tem de chegar a um acordo quanto ao fundo de ajuda aos países afetados pela pandemia até ao próximo Conselho Europeu.

Notícias ao MinutoPedro Sánchez e António Costa, esta manhã© Getty Images

À saída do encontro na residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento, António Costa referiu-se à necessidade de a Europa não perder mais tempo face ao "drama para a saúde e com consequências devastadoras para a economia e emprego" que a pandemia da Covid-19 também trouxe ao mundo e à Europa.

14h35 - A ministra da Saúde do Luxemburgo apelou hoje aos imigrantes portugueses e cabo-verdianos que "permanecem vigilantes" e mantenham o distanciamento social para evitar o contágio por covid-19.

14h26 - A atriz Dalila Carmo começou a semana com um desabafo onde lamenta a situação atual que Portugal vive devido à pandemia de Covid-19. Revoltada, a artista deixou mesmo uma mensagem aos seus seguidores.

Ver esta publicação no Instagram

A minha avó mais nova e linda vai fazer 96 anos este mês. Continua com mta vontade de ver a família e que este vírus vá embora. Gostava mesmo de lhe dar um beijo e um abraço e preparo-me para o segundo teste de covid para ter a certeza absoluta de que posso chegar até ela sem lhe fazer mal. Não custa assim tanto sermos mais prudentes pelos outros e por nós tb. Pq é que Portugal se está a tornar agora na vergonha da Europa com os números a subir? Pq é que continuo a tomar conhecimento de festas ilegais, pessoas que fogem de casa sabendo que tem covid ou que tem de cumprir uma quarentena? Está calor e é verdade que apetece abrir as portas. Mas a imprudência vai sair tão cara que mais vale fazer agora um pequeno esforço. Estamos todos muito muito muito fartos. Mas podemos ficar ainda mais fartos e mais pobres

Uma publicação partilhada por Dalila Carmo (@dalilacarmo) a 5 de Jul, 2020 às 9:38 PDT

14h16 - A Grécia vai abrir em 15 de julho os seus aeroportos aos voos diretos provenientes do Reino Unido, mas manterá ainda o encerramento à Suécia e à Sérvia.

14h14 - A presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares, disse hoje que já foram encerrados 34 estabelecimentos durante o estado de calamidade em que se encontra o concelho por desrespeito às restrições impostas pelas autoridades.

14h07 - O Qatar ultrapassou esta segunda-feira os 100 mil casos de infeção, depois de ter registado no espaço de 24 horas mais 546 novos contágios. O Ministério da Saúde indicou que morreram mais cinco pessoas, elevando o total de óbitos para 133. 

13h55 - Na conferência de imprensa desta segunda-feira, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, admitiu que as autoridades têm "feito um longo caminho no combate à Covid-19".

"Nunca negámos que Portugal, como a generalidade dos países, não estava preparado para uma epidemia desta escala, com estas características, da qual quase seis meses depois do primeiro caso em Wuhan ainda há muito por descobrir", destacou. 

13h47 - O Museu do Louvre, em Paris, reabriu hoje as portas sem as multidões habituais, avança a Associated Press. O uso de máscaras é obrigatório, assim como fazer reserva. O número de visitantes está limitado. 

Notícias ao MinutoCerca de 70% da área do museu pode ser acedida pelos visitantes© Getty Images

13h34 - O Irão registou hoje 160 novas mortes com Covid-19, um número muito próximo do recorde de mortalidade diária, atingida no domingo, e as autoridades reconhecem que pandemia está a aumentar no país. O balanço das últimas 24 horas eleva para 11.731 o número total de mortes no país. Registaram-se ainda 2.613 novos casos de infeção com o novo coronavírus, elevando o número total para 243.051.

13h31 - Dezasseis estudantes do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e uma bebé de dois meses, filha de uma aluna, testaram positivo para a Covid-19, disse hoje à agência Lusa a Coordenadora da Unidade de Saúde Pública da Guarda. O surto ocorreu após a realização "de um jantar de aniversário, no domicílio de um aluno".

13h18 - Já começou a conferência de imprensa da DGS. Acompanhe em direto:

13h17 - Os Açores mantêm um total de 154 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, divulgou hoje a Autoridade de Saúde açoriana, indicando que as análises realizadas nas últimas 24 horas não revelaram novos infetados.

13h04 - Portugal registou hoje mais seis mortos e 232 infetados com Covid-19. Confira os dados completos da Covid-19 no país aqui.

12h55 - A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 534.306 pessoas e infetou mais de 11,4 milhões em todo o mundo desde dezembro.

12h49 - Nas últimas 24 horas, foram confirmados mais três casos positivos de Covid-19 no surto de Reguengos de Monsaraz, informa a autarquia esta segunda-feira. Paralelamente, registaram-se também três curados da doença. Não há mortos a registar.

12h42 - Segundo a RTP3, demitiram-se a presidente executiva e o presidente do conselho clínico dos agrupamentos dos centros de saúde do Alentejo Central por não concordarem com o a mobilização de médicos para o lar de Reguengos de Monsaraz.

12h41 - A CP - Comboios de Portugal comprou 51 carruagens à Renfe por 1,6 milhões de euros. O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, diz ter-se tratado de um "grande negócio".

12h39 - A GNR fez cessar uma festa privada que decorria, no sábado passado, com cerca de 300 pessoas, na localidade da Quinta da Lobateira, Fernão Ferro.

12h37- Voltam a ser levantadas questões, esta segunda-feira, em torno de uma amostra de coronavírus no laboratório de Wuhan que pode ser sofrido mutações naturais ou via alterações genéticas. E, 'em resposta', Pequim lembra uma investigação que detetou a presença do vírus nas águas residuais de Barcelona, em Espanha.

12h30 - As autoridades marroquinas colocaram em quarentena os 300 mil habitantes da cidade de Safi, na costa atlântica de Marrocos, após terem detectado um surto de coronavírus com 50 casos positivos numa fábrica de conservas na cidade, noticia a agência local MAP.

12h20 - A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) consideraque as orientações do Governo para o funcionamento das escolas no próximo ano letivo "não são suficientes". Catarina Martins apelou a que sejam encontradas "alternativas para o desdobramento de espaços".

12h14 - Os cidadãos não portugueses ou estrangeiros, sem residência em Portugal, que não tenham teste negativo à covid-19 à chegada têm de o fazer no aeroporto e pagar. A companhia que os transportou terá multas de 1.000 euros/passageiro.

12h06 - Presidente do Belenenses SAD, Rui Pedro Soares, afirmou que um jogador do Belenenses SAD testou positivo para a covid-19 e que foi "imediatamente isolado" e um outro, "com teste negativo", teve que ficar em isolamento profilático.

"Há um teste que é obrigatório que tem que ser feito a 24 horas do inicio do jogo. Seria às 21:00 horas da noite de sábado. Se fizéssemos o teste em Lisboa só poderíamos ir para Braga no dia seguinte de manhã. Decidimos viajar na tarde de sábado e fazer o teste em Braga. Hoje fomos acordados, dizendo que havia um caso positivo de Covid-19. Esse caso foi imediatamente isolado" anunciou o dirigente em conferência de imprensa.

11h50 - Duarte Cordeiro, responsável pela coordenação do combate à pandemia da Covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo,  admite o  reforço de equipas no terreno em Lisboa.

11h35 -  A ilha turística de Bali, na Indonésia, permitirá a visita de turistas internacionais a partir de 11 de setembro.

11h30 - Um novo estudo, publicado esta quinta-feira na revista científica Cell, alerta que uma nova mutação do SARS-CoV-2 é três a nove vezes mais infecciosa, mas não parece ser mais letal.

11h10 - O confinamento levou os portugueses a pedirem crédito para fazerem melhorias nas suas casas, de acordo com a fintech Younited Credit, que disponibilizou 1,6 milhões de euros em créditos aos portugueses no 1.º trimestre, com as categorias de 'Obras em Casa' e 'Consolidação de Créditos' a registarem subidas.

11h00 - O número de mortos devido à covid-19 em África subiu hoje para 11.360, mais 274 nas últimas 24 horas, e há mais de 476 mil infetados, segundo os números mais recentes sobre a pandemia no continente.

10h50 - O médico britânico  Zudin Puthucheary afirma que o trauma mental e físico de se estar em coma é devastador e pode ter um impacto muito grande nas pessoas que recuperam da Covid-19. Ao Mirror, o médico, relata a história de pacientes que sofreram alucinações e que afirmam que preferiam ter morrido da doença.

10h43 - Quatro dezenas de alunos das Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU), da Gandra, Paredes, distrito do Porto, foram colocados em quarentena após se saber que tinham contactado com uma colega que testou positivo para covid-19.

10h33 - Pensa em utilizar máscara para fazer exercício? A OMS defende que não deve fazêl-lo pois isso pode reduzir a capacidade de respirar confortavelmente, observando que o factor mais importante na prevenção da propagação da doença é o distanciamento. 

10h29 - O MIT criou um robot que, através de luz ultravioleta, é capaz de desinfetar grandes espaços como armazéns, por exemplo, em cerca de 30 minutos, segundo a CNN.

10h19- Boris recebeu o enfermeiro português na celebração dos 72 anos do NHS. Luís Pitarma, que salvou a vida do primeiro-ministro britânico quando este esteve internado com Covid-19, foi um dos profissionais de saúde que Boris recebeu este domingo em Downing Street .

10h18 - As vendas no comércio a retalho aumentaram, em maio, 17,8% na zona euro e 16,4% na União Europeia, com o alívio das medidas de confinamento da covid-19.

10h12 - De acordo com o noticiado pela TVI 24, a situacão de infeção numa fábrica de móveis e numa escola em Paços de Ferreiro está controlada.

10h02 - Esta segunda-feira, Madrid entra na segunda fase de desconfinamento. A Comunidade permitirá uma ocupação de até 75% em hotéis e outros espaços fechados.

09h56 - Afinal, trabalhadores em lay-off podem ou não gozar férias? A Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), num esclarecimento conjunto com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), respondem aqui.

09h55 - O grupo GEOTA insistiu hoje na necessidade de uma política sustentável de mobilidade com transportes públicos de qualidade e que ajudem na luta contra a pandemia de covid-19, sublinhando que estes ainda não estão focados nos utentes.

09h45 - É proibido tocar ou beijar a pedra negra de Meca durante a grande peregrinação de Haje. Segundo a Efe, os muçulmanos autorizados a participar na Grande Peregrinação a Meca não serão autorizados a tocar ou beijar a Kaaba ou a pedra negra, um dos locais sagrados mais importantes do Islão localizados na Grande Mesquita.

09h35 - Os doentes reumáticos correm um maior risco de hospitalização no caso de contraírem a covid-19, afirmaram especialistas no seminário do ciclo de webinars da Sociedade Espanhola de Reumatologia, conta o El Pais.

09h20 - Taj Mahal vai manter as suas portas fechadas, numa altura em que alguns dos monumentos da índia se preparam para reabrir, noticia a CNN. A decisão acontece devido ao aumento de casos de Covid-19 no país.

09h04 - A Rússia regista, esta segunda-feira, mais 6.611 novos casos de Covid-19 e aumenta para 687.862 o número total de casos da doença no país. Nas últimas 24 horas, morreram 135 pessoas. 

08h25 - Doentes com Covid-19 recuperam o olfato e o paladar? A perda do olfato ou do paladar, conhecida como anosmia, foi reconhecida como um dos principais sintomas da presença do vírus. Um novo estudo descobriu que após a infeção muitos podem não voltar a recuperar estas capacidades.

07h54 - Duas instituições da comunidade portuguesa na Argentina ofereceram as suas instalações para se tornarem hospitais de campanha, ajudando a descomprimir a ocupação da rede de Saúde e exaltando a solidariedade dos portugueses no exterior.

07h47 - A Alemanha contabiliza um total de 196.554 casos de infeção (mais 219 nas últimas 24 horas) e 9.016 mortes devido ao novo coronavírus desde o início da pandemia.

07h35 - António Costa, e o homólogo espanhol, Pedro Sánchez, reúnem-se em Lisboa no âmbito da preparação da reunião do Conselho Europeu, que vai debater o próximo Quadro Financeiro Plurianual (2021/2027) e o fundo de recuperação económica e social - programa este que envolve 750 mil milhões de euros para fazer face às consequências sociais e económicas da pandemia.

07h17 - A Índia ultrapassou a Rússia e tornou-se no terceiro país com mais casos de covid-19, depois de nas últimas 24 horas ter identificado 24.248 novas infeções, elevando o total para 697.413 casos.

07h11 - ator da Broadway Nick Cordero morreu no domingo, dia 5 de julho, devido a complicações associadas à Covid-19, depois de passar mais de três meses no hospital, em Los Angeles.

Notícias ao MinutoNick Cordero© Getty Images

06h36 - Depois de terem sido adiadas devido à pandemia da Covid-19, a primeira fase dos exames nacionais do ensino secundário começa hoje às 9:30 com a prova de Português para os alunos do 12.º ano. Já mais de 150 mil estudantes inscritos para as provas deste mês. 

06h32 - O dramaturgo brasileiro António Bivar, autor de 'Alzira Power', um dos protagonistas da "nova dramaturgia", morreu, em São Paulo, aos 81 anos, por complicações respiratórias resultantes da covid-19,

06h13 - O México registou 273 mortos e 4.483 infetados nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos desde o início da pandemia para 30.639 e o de contágios para 231.770, informaram as autoridades.

06h11 - Os EUA registaram 40.030 infetados por covid-19 nas últimas 24 horas e elevou o total de casos confirmados para 2.876.143. O país contabiliza 129.891 óbitos desde o início da pandemia.

06h10 - A China identificou quatro casos de covid-19 nas últimas 24 horas, um em Pequim e três oriundos do exterior, anunciaram hoje as autoridades.

06h09 - Os estados de Victoria e Nova Gales do Sul, os mais populosos da Austrália, vão fechar a fronteira comum a partir da meia-noite de hoje. Em causa está um novo recorde de casos da covid-19.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório