Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Praxes presenciais voltam. Brasil ultrapassa os 65 mil óbitos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO: Praxes presenciais voltam. Brasil ultrapassa os 65 mil óbitos
Notícias ao Minuto

15:38 - 06/07/20 por Silvia Abreu

Mundo Covid-19

Esta segunda-feira, o primeiro-ministro português reuniu-se com o homólogo espanhol para preparar a reunião do Conselho Europeu, que ocorrerá nos dias 17 e 18 de julho. À saída, António Costa vincou a necessidade de a Europa chegar rapidamente a um acordo, porque, o fundo de recuperação proposto pela Comissão Europeia - de 750 mil milhões  - é "justo e equilibrado", e, além disso, "não propõe nem um cheque em branco, nem uma nova troika".

Quanto aos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgados esta segunda-feira dão conta de mais seis óbitos e 232 novos casos. No total, o país contabiliza 1.620 vítimas mortais e 44.129 infetados.

Durante a conferência de imprensa, após a divulgação dos números mais recentes, foi dito que o inquérito serológico do INSA - que "dará respostas cruciais para a preparação da resposta no futuro" - está quase pronto  e, após algumas questões sobre a fiabilidade dos números divulgados, Graça Freitas foi perentória ao afirmar que "são fiáveis". 

O dia de hoje fica também marcado pelo regresso de cerca de 42 mil alunos às escolas, para a realização do exame nacional de português.

Consulte aqui a evolução da pandemia em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo: 

00h00 - Este registo chegou agora ao fim, mas será retomado na manhã de terça-feira. Em caso de sintomas associados ao novo coronavírus, não hesite e contacte o SNS 24: 808 24 24 24.

23h52 - Praxes presenciais de volta à Universidade do Minho este mês. O Cabido de Cardeais, o grupo que gere as ações da praxe na Universidade do Minho, anunciou, esta segunda-feira, que "as praxes presenciais" estão de volta ao estabelecimento de ensino durante "todo o mês de julho". 

23h48 - Jair Bolsonaro confirmou esta segunda-feira à CNN Brasil que tem sintomas da Covid-19. O presidente diz estar com 38ºC de febre e estar a tomar hidroxicloroquina - fármaco usado no tratamento da doença.

23h26 - Corredores aéreos. A reavaliação da lista de países isentos de quarentena nas chegadas ao Reino Unido, da qual Portugal foi excluído devido aos surtos de Covid-19, vai ser feita em 27 de julho, revelou hoje o ministro dos Transportes, Grant Shapps.

23h15 - O Brasil reportou esta segunda-feira mais 620 mortes (uma variação de 0,96%), elevando o número total de óbitos no país para 65.487. Os dados do Ministério da Saúde indicam ainda que foram reportados 20.229 novos casos, sendo já mais de 1,6 milhões o número de infetados.

22h31 - Com a ajuda do violino, enfermeira chilena dá esperança a doentes. Duas vezes por semana, a enfermeira Damaris Silva leva "esperança e fé" a quem se encontra internado devido ao novo coronavírus.

Notícias ao Minuto© Reuters

22h28 - A cidade de Nova Iorque entrou hoje na terceira fase de desconfinamento que, segundo as autoridades, permitirá a 50 mil trabalhadores regressarem ao trabalho, enquanto se intensifica o debate sobre a escalada da violência.

22h07 - Estado atual dos EUA? "Não é nada bom". O principal especialista em doenças infeciosas do país, Anthony Fauci, disse hoje que o estado atual se deve, em parte, ao facto de a reabertura da economia ter sido demasiado rápida.

"Estávamos numa situação em que eram registados cerca de 20 mil novos casos por dia, depois, uma série de circunstâncias, relacionadas com diferentes estados que queriam regressar à normalidade, levou a que fossem registados valores recorde. Há dois dias o registo diário foi de 57.500", mencionou durante uma conversa com o diretor do Instituto Nacional de Saúde, Francis Collins.

21h26 - A terceira e última ronda do estudo de seroprevalência em Espanha comprovou que apenas 5,2% dos espanhóis estão imunes ao novo coronavírus, informou hoje a diretora do Centro Nacional de Epidemiologia, Marina Polláncitada pelo El País. Tal resultado indica que cerca de 95% da população espanhola ainda se encontra suscetível ao vírus, estando assim o país longe da imunidade de grupo.

21h15 - Atualização mundial. De acordo com os dados recolhidos pela agência noticiosa francesa, às 19h00 TMG (20h00 de Lisboa) de hoje, 11.522.750 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, em finais de dezembro passado, na cidade chinesa de Wuhan, dos quais pelo menos 6.016.500 agora são considerados curados.

21h08 - Atualização em Cabo Verde. O país registou hoje mais 51 pessoas recuperadas da Covid-19, todas na cidade da Praia, enquanto São Lourenço dos Órgãos diagnosticou o seu primeiro caso, passando todos os nove concelhos da ilha de Santiago a ter infeções

21h07 - Agricultura. A ministra da Agricultura afirmou hoje, em Coimbra, que o setor mostrou "uma resiliência muito importante" no contexto da pandemia de Covid-19. "Quando olhamos para estes quatro meses, não faltaram alimentos. Aliás, houve o inverso, um excesso de oferta em relação à procura", motivado pela "mudança de hábitos dos portugueses", realçou a governante.

21h05 - Augusto Santos Silva considerou hoje que "não faz sentido" o Reino Unido considerar os Açores e a Madeira destinos seguros e não dispensar os turistas de quarentena, mas admitiu que as limitações britânicas têm um impacto limitado.

21h02 - O Louvre reabriu hoje as suas portas, com menos de um quarto dos seus visitantes habituais, após quase quatro meses encerrado devido ao novo coronavírus.

Notícias ao Minuto© Getty Images

20h43 - O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, lamentou hoje que a lista de países com que a União Europeia reabriu fronteiras externas se baseie também em critérios políticos, razão pela qual ficaram excluídos alguns países africanos.

20h01 - O Bloco de Esquerda considerou hoje "urgente" retomar o serviço total dos transportes públicos no distrito do Porto que, neste momento, não está a ser garantido, devido à possibilidade da aplicação do `lay-off´ simplificado.

19h46 - A Câmara Municipal da Guarda está a acompanhar a situação de estudantes do Instituto Politécnico local infetados com a Covid-19 e disponibiliza instalações para os acolher após terem alta hospitalar, disse hoje o presidente do município.

19h37 - Os bares, restaurantes e salões de beleza da cidade de São Paulo reabriram hoje dando sequência a uma nova fase de reabertura na capital económica do Brasil, após ficarem cem dias fechados devido à pandemia de Covid-19.

19h23 - Surto em conserveira? "Está controlado". O foco de Covid-19 que surgiu numa fábrica de conservas de Vila do Conde, distrito do Porto, e infetou 17 pessoas, "está controlado", considerou hoje a presidente da câmara municipal local.

18h55 - Mais de 200 cientistas pediram hoje à Organização Mundial de Saúde (OMS) que reconheça "o potencial de transmissão aérea" da Covid-19 e pedem medidas preventivas para esta forma de contágio, sobretudo em espaços lotados, como transportes públicos.

18h48 - Atualização em França.  O país registou mais 13 mortes e 176 casos nas últimas 24 horas, divulgou hoje o Ministério da Saúde. No total, já morreram 29.920 pessoas devido ao novo coronavírus.

18h27 - A DGS juntou-se à Federação de Andebol de Portugal e, através de um vídeo, apelou à continuidade do cumprimento das medidas de prevenção. "Agora que voltámos ao ataque, não podemos desperdiçar os esforços que já investimos nesta luta. Um pequeno esforço de cada um de nós, uma grande vitória para todos. É essencial que todos cumpram os cuidados", pode ler-se na página oficial de Facebook da autoridade de saúde. 

18h23 - A diretora-geral da Saúde anunciou hoje que vão ser feitas nos próximos meses visitas de "caráter pedagógico" aos lares de idosos para "minimizar o risco" de transmissão de Covid-19.

18h12 - Uma potencial vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, batizada de CoronaVac, vai começar a ser testada no Brasil em 20 de julho, anunciou hoje o governador do estado de São Paulo, João Doria.

"A partir da próxima segunda-feira, 13 de julho, os voluntários para participar da testagem da vacina poderão se inscrever (...) Os testes começam a partir do dia 20 de julho, com nove mil voluntários da área de saúde, de seis estados brasileiros", afirmou Doria 

17h50 - Previsão de "inflação de notas". Os professores do ensino superior alertaram hoje para o risco de os alunos que este ano fazem os exames nacionais terem melhores resultados, mas estarem pior preparados para frequentar as universidades e institutos politécnicos.

17h36 - Próximo ano letivo? A Fenprof sublinhou que há aspetos sobre a organização do regresso às aulas em setembro "que são de negociação obrigatória" entre as organizações sindicais e a tutela e disse que normas divulgadas "confirmam que perspetiva economicista falou mais alto".

17h22 - Espanha. Durante a conferência de imprensa desta segunda-feira, o diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências Sanitárias, Fernando Simón, disse que o país registou "53 casos importados nos últimos sete dias", reporta o El País.

O responsável pediu ainda muito cuidado aos cidadãos para "não viajar com sintomas, nem mascará-los" com medicamentos.

17h18 - A Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, afirmou hoje que, no âmbito do plano de recuperação comunitário pós-crise da Covid-19, é fundamental "clarificar a estratégia" e "selecionar os instrumentos adequados" para o relançamento das economias.

17h16 - Reforço na resposta ao surto. A Ordem dos Enfermeiros (OE) apelou hoje ao Ministério da Saúde para um aumento da resposta do sistema de vigilância epidemiológica, com recurso aos enfermeiros especialistas em enfermagem comunitária e saúde pública, "atendendo ao seu perfil de competências".

17h15 - A Bélgica vai manter para já as fronteiras fechadas aos 15 países terceiros que a UE considera terem a situação de Covid-19 controlada, ignorando assim a recomendação para que fossem agora retomadas as ligações interrompidas em meados de março.

17h14 - Atualização em Moçambique. O país registou, nas últimas 24 horas, mais 25 casos positivos de Covid-19, elevando o total para 1.012 infeções e mantendo-se com oito óbitos, disse hoje a diretora de Saúde Pública, Rosa Marlene.

17h00 - Este sábado, dia 4 de julho, os Estados Unidos celebraram um dos feriados mais importantes do país e as celebrações - que reuniram várias pessoas que não cumpriram o distanciamento social, nem usaram máscara - mereceram as críticas do governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo. "A última coisa que precisamos é de ver um novo aumento de casos", referiu, alertando que as "ações têm consequências". 

Notícias ao MinutoGovernador de Nova Iorque criticou todos os que não cumpriram as medidas de prevenção© Reuters

16h42 - Atualização em Espanha. O Ministério da Saúde espanhol revelou esta segunda-feira que não foi registada qualquer morte provocada pela Covid-19 desde ontem. As autoridades de Espanha acrescentaram que nos últimos sete dias morreram 12 pessoas no país. O total de vítimas mortais em Espanha situa-se nesta altura nas 28.388. 

16h30 - Atualização em Itália. O país registou mais 208 casos de infeção e oito óbitos nas últimas 24 horas, divulgou hoje a Proteção Civil italiana. Desde o início da pandemia, a Covid-19 já fez 34.869 vítimas mortais e 241.819 infetados no país.

16h28 - Máscara é "irrenunciável". A chanceler alemã, Angela Merkel, defendeu hoje a manutenção da obrigatoriedade de uso de máscara em espaços públicos onde não se possa garantir a distância mínima de segurança para evitar a transmissão de casos da Covid-19.

16h21 - Espanha realizou mais de 3,6 milhões de testes PCR desde o início da pandemia, informou hoje o Ministério da Saúde espanhol. Nos últimos sete dias, as comunidades autónomas realizaram 200.986 destes testes, o que representa um aumento de 6%, atingindo assim a taxa de 77,38 testes PCR por mil habitantes, refere a tutela da Saúde.

16h15 - Atualização no Reino Unido. Foram registadas 16 mortes e 352 casos nas últimas 24 horas, divulgaram hoje as autoridades de saúde britânicas. Desde o início da pandemia, o novo coronavírus já infetou 285.768 pessoas e fez 44.236 vítimas mortais no país.

16h13 - O chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, frisou hoje que "julho é o mês para um acordo na Europa" sobre o orçamento plurianual da União Europeia (UE) e o fundo de recuperação pós-pandemia. A declaração foi feita após um encontro com o primeiro-ministro português, António Costa, para preparar a reunião do Conselho Europeu.

16h11 - Atualização em Cabo Verde. O país confirmou hoje mais 12 pessoas infetadas com Covid-19 no arquipélago, elevando o total acumulado, desde 19 de março, a 1.463, segundo dados do Ministério da Saúde.

16h07 - Israel volta a encerrar bares e discotecas. O país voltou a impor uma série de medidas restritivas devido ao aumento de novos casos no país. "A pandemia está a espalhar-se, é claro como o sol", disse o primeiro-ministro Bejamin Netanyahu, esta segunda-feira.

O governo anunciou também o encerramento de ginásios e piscinas comunitárias. Locais de culto serão limitados a 19 pessoas e restaurantes a 20 (em espaços fechados) ou 30 (em espaços ao ar livre).

15h53 - Atualização no Qatar. país superou hoje a fasquia das 100.000 infeções com o novo coronavírus, disseram as autoridades sanitárias, numa altura em que o país continua um cauteloso desconfinamento.

15h41 - Surto leva a falta de medicamentos. Quase 100 países estão a ficar sem medicamentos para as pessoas com HIV por causa da interrupção de fornecimentos provocada pela pandemia da Covid-19, alertou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).

15h24 - A presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares, disse hoje que já foram encerrados 34 estabelecimentos durante o estado de calamidade em que se encontra o concelho por desrespeito às restrições impostas pelas autoridades.

15h10 - As autoridades sanitárias dos Países Baixos detetaram a Covid-19 entre os animais de uma quinta de martas na cidade de Gemert, elevando para vinte o número total de locais de criação afetados, confirmou hoje o Ministério da Saúde holandês.

15h00 - A ministra da Saúde do Luxemburgo apelou hoje aos imigrantes portugueses e cabo-verdianos que "permanecem vigilantes" e mantenham o distanciamento social para evitar o contágio por Covid-19.

Boa tarde. Pode acompanhar aqui todas as novidades relacionadas com o novo coronavírus. Para recordar o registo anterior clique aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório