Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Costa e Sánchez reúnem-se hoje em Lisboa. Conselho Europeu na agenda

O primeiro-ministro português, António Costa, e o homólogo espanhol, Pedro Sánchez, reúnem-se em Lisboa no âmbito da preparação da reunião do Conselho Europeu, entre 17 e 18 de julho.

Costa e Sánchez reúnem-se hoje em Lisboa. Conselho Europeu na agenda
Notícias ao Minuto

07:35 - 06/07/20 por Lusa

Política Diplomacia

O próximo Conselho Europeu vai debater o próximo Quadro Financeiro Plurianual (2021/2027) e o fundo de recuperação económica e social - programa este que envolve 750 mil milhões de euros para fazer face às consequências sociais e económicas da pandemia.

Na quarta-feira, António Costa esteve com Pedro Sánchez em Badajoz e Elvas, na cerimónia de reabertura da fronteira terrestre entre Portugal e Espanha.

Na altura, o primeiro-ministro defendeu que, se houver racionalidade no Conselho Europeu, então Holanda, Suécia, Dinamarca e Áustria estarão também empenhadas num acordo em torno da proposta da Comissão para a criação de um fundo de recuperação.

Quanto às dificuldades que Espanha e Portugal enfrentam para conseguir ver aprovadas em Conselho Europeu as propostas de fundo de recuperação e de Quadro Financeiro Plurianual (2021/2027), o primeiro-ministro português afirmou que esta não é "uma crise de uns países, sendo antes uma crise global de toda a União Europeia".

"Aliás, as previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI), da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económicos (OCDE) são muito claras: Não há nenhum país da União Europeia que não vá sofrer uma crise económica muito importante", argumentou, defendendo que "é preciso juntar as sinergias que o mercado interno desta União Europeia constitui".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório