Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

CDS culpa Governo pela exclusão de Portugal da lista do Reino Unido

O presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, responsabilizou hoje o Governo pela decisão do Reino Unido de excluir Portugal da lista de países considerados seguros em relação à pandemia de covid-19.

CDS culpa Governo pela exclusão de Portugal da lista do Reino Unido
Notícias ao Minuto

14:48 - 06/07/20 por Lusa

Política Covid-19

Em Braga, o líder centrista disse que o executivo de António Costa "falhou na comunicação" sobre a situação epidemiológica em Portugal, ao permitir uma "narrativa centralista" que fez com que a situação em Lisboa e Vale do Tejo afetasse a imagem de todo o país.

"Creio que o Governo falhou na comunicação sobre a situação epidemiológica em Portugal, porque o país não é Lisboa e o resto é paisagem. Há mais Portugal para além da capital", referiu.

Sublinhando que a situação está "estabilizada na generalidade do território", Francisco Rodrigues dos Santos considerou que, por força da má comunicação, "está o justo a pagar pelo pecador".

"É o caso de Lisboa e Vale do Tejo, que está a influenciar a perceção internacional do nosso país", referiu.

Para o presidente do CDS, era importante que Portugal, ao nível diplomático, conseguisse "serenar" os seus parceiros estratégicos, designadamente ao nível do turismo.

Propôs mesmo uma campanha que demonstre que "Portugal não é só Lisboa" e que há outras zonas, de baixa densidade populacional, que são seguras para o turista.

"Não vamos tomar o todo por algumas partes onde o processo não está a correr bem", apelou, sublinhando que são os que cumprem que acabam por pagar a fatura do incumprimento dos outros.

Portugal foi excluído da lista de 59 países e territórios considerados seguros pelo Governo britânico, o que significa que os passageiros provenientes de Portugal terão de cumprir os 14 dias de quarentena impostos pelo executivo de Boris Johnson devido à pandemia de covid-19.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório