Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: EUA e a "terrível praga da China". Mais 1.091 mortos no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO: EUA e a "terrível praga da China". Mais 1.091 mortos no Brasil
Notícias ao Minuto

07:55 - 04/07/20 por Noticias ao Minuto

Mundo Pandemia

Marcelo Rebelo de Sousa visita este fim de semana a Madeira e a freguesia de Câmara de Lobos, alvo de uma cerca sanitária devido ao novo coronavírus, no passado mês de abril, é um dos pontos de paragem. 

Após muitas questões sobre como seria o regresso do próximo ano letivo, foram divulgadas, esta sexta-feira, novidades. Haverá "um aumento do número de dias de aulas" e, como tal, menos férias. O regresso será presencial e terá início entre os dias 14 e 17 de setembro.

O país contabiliza um total de 1.598 óbitos e 43.156 infetados, depois de no último dia terem sido registadas mais 11 mortes e 314 novos casos.

Portugal Continental está fora da lista de países com quem o Reino Unido abrirá corredores aéreos, algo que foi considerado por Augusto Santos Silva como "absurdo e errado". Já as regiões autónomas integram a lista do país britânico, decisão essa que deixa o Governo dos Açores muito satisfeito.

Recorde-se que o Parlamento aprovou esta sexta-feira a proposta de Orçamento Suplementar, que visa combater as consequências económicas e sociais provocadas pela pandemia do novo coronavírus.

Pode conferir aqui a evolução do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

00h00 - Termina aqui o registo deste sábado. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no resto do mundo. E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h32 - O presidente norte-americano, Donald Trump, disse hoje que os Estados Unidos irão recuperar em breve da "praga da China", em referência à pandemia da Covid-19, num vídeo divulgado para marcar o feriado do 4 de julho, Dia da Independência.

23h18 - O Brasil registou, nas últimas 24 horas, mais 1.091 mortes e 37.923 casos de Covid-19. No total, o Brasil regista 1.577.004 de casos confirmados desde o início da pandemia. Quanto a óbitos, os dados hoje revelados aumentam a cifra para os 64.265. 

22h31 - A DGS recordou hoje as principais medidas de prevenção contra a Covid-19 que deve adotar quando for a uma piscina. "A higienização das mãos à entrada da piscina é uma das medidas de proteção", sublinha a autoridade de saúde. 

22h10 - A Grécia prolongou hoje, pela quinta vez, o confinamento imposto aos campos de migrantes no território, apesar de alegações de que o Governo está a usar a pandemia de covid-19 para lhes limitar os movimentos.

21h54 - A Madeira registou hoje um novo caso de covid-19, elevando o total acumulado para 93, já com 90 recuperados, ficando agora com três doentes ativos, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

21h36 - Pelo menos 527.241 pessoas morreram em todo o mundo devido à pandemia do novo coronavírus, desde que este surgiu, em dezembro na China, segundo um balanço da Agência France Presse, a partir de dados oficiais. Mais de 11.145.640 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 196 países e territórios desde o início da pandemia, dos quais pelo menos 5.727.400 foram considerados curados.

21h24 - A Juventude Popular, que representa os jovens do CDS, reuniu hoje o Conselho Nacional, que aprovou um programa com medidas para o pós-pandemia em áreas como o ensino ou o emprego, disse à Lusa o presidente.

20h52 - Angola anunciou hoje 18 novos casos de Covid-19, com mais um óbito, elevando o total de infeções para 346, das quais 19 resultaram em morte, segundo o secretário de Estado para a Saúde Pública.

20h21 - O secretário-geral do PCP defendeu hoje que o Orçamento do Estado suplementar aprovado sexta-feira para reagir às consequências da pandemia de Covid-19 reflete "uma opção clara pelos interesses do grande capital", negligenciando respostas imediatas aos trabalhadores em dificuldades.

19h55 - Marcelo Rebelo de Sousa está no Funchal e, à chegada, declarou que a situação na Madeira "permite a confiança e olhar para o futuro com uma esperança que é excecional". "Vim aqui reconhecer e agradecer", sublinhou. 

Questionado sobre a questão de não ser conhecido se os turistas que se deslocam ao arquipélago terão ou ou não de fazer quarentena no regresso ao Reino Unido, o Presidente da República referiu que tem "a certeza" de que vão "ser dissipadas estas dúvidas nos próximos dias". "Os números falarão por si e vão ser evidentes também nos nossos velhos aliados britânicos", acrescentou ainda Marcelo.

19h46 - Moçambique anunciou hoje mais uma morte provocada pelo novo coronavírus, elevando o total para sete desde o início da pandemia, de acordo com comunicado do Ministério da Saúde. Nas últimas 24 horas, Moçambique notificou mais 30 casos de infeção pelo novo coronavírus, passando a ter um cumulativo de 969 casos confirmados em laboratório.

19h31 - A Organização Mundial da Saúde (OMS) vai descontinuar a utilização de hidroxicloroquina e de lopinavir/ritonavir no tratamento de pacientes hospitalizados com Covid-19, pela falta de evidências da redução da mortalidade de pacientes infetados, foi hoje anunciado.

19h13 - Cerca de 50 jovens marcharam hoje em Luanda reclamando medidas mais adequadas na luta contra a covid-19, mas também mais justiça e apoios sociais, num protesto marcado por uma fraca mobilização.

18h25 - A Itália registou 21 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, o que eleva o total de vítimas mortais para 34.854 desde 21 de fevereiro, informou hoje a Proteção Civil. Desde sexta-feira foram registados mais 235 casos de contágio, o pior número desde 26 de junho, e isso tendo em conta que foram realizados 51 mil testes, quando chegaram a ser realizados mais de 70 mil. O número total de casos é de 241.419.

18h16 - O Reino Unido contabilizou, nas últimas 24 horas, mais 624 casos do novo coronavírus (uma variação de 0,22%) e 67 mortes (um aumento de 0,15% em relação ao dia de ontem), de acordo com os dados oficiais das autoridades do país. Com esta atualização, o país soma agora um total de 284.900 casos confirmados desde o início da pandemia. Já quanto a óbitos, estes cifram-se em 44.198.

17h49 - A embaixadora da União Europeia na Guiné-Bissau, a portuguesa Sónia Neto, entregou hoje à alta-comissária do país para o combate ao novo coronavirus, Magda Robalo, um conjunto de equipamentos médicos, no âmbito de um pedido feito nesse sentido.

17h01 - Três meses e meio depois, a reabertura de fronteiras entre Portugal e Espanha permite o regresso dos vizinhos espanhóis a Chaves, pelo turismo, gastronomia e comércio, alguns até de visita ao país pela primeira vez. Não fosse o novo 'cenário' de utilização massiva das máscaras, devido à pandemia de Covid-19, e o movimento no centro da cidade de Chaves, no distrito de Vila Real, assemelhava-se hoje de manhã a qualquer dia de verão em julho no passado recente.

16h55 - A República Dominicana registou nas últimas 24 horas 1.036 novos casos de Covid-19, o maior número reportado num só dia no país, onde o total de infetados subiu para 36.184 na véspera das eleições gerais de domingo.

16h03 - A Covid-19 obrigou a INEOS Automotive a suspender o investimento que iria realizar em Estarreja, no distrito de Aveiro. A empresa automóvel transmitiu à Câmara Municipal da cidade "a difícil decisão de suspender o investimento em Estarreja tendo em conta uma reavaliação das opções que agora se colocam face à crise provocada pela pandemia". 

15h27 - Cabo Verde registou hoje a 16.ª morte associada ao novo coronavírus e mais 39 novos casos da infeção, aumentando o total acumulado para 1.421, segundo informação oficial.

15h23 - A crise económica gerada pela pandemia de Covid-19 "mudará profundamente" a economia, considera a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, para quem a Europa está "em excelente posição".

15h11 - A Polícia Marítima de Setúbal intercetou durante a noite uma embarcação com excesso de lotação durante uma operação de fiscalização nas praias da Arrábida e dispersou um grupo de jovens que estavam na praia do Creiro, foi hoje anunciado.

15h04 - O presidente do Irão, Hassan Rohani, anunciou obrigatoriedade de uso de máscara a partir de domingo, em locais públicos cobertos, no país que regista 148 novas mortes e que é um dos territórios do Médio Oriente mais afetados pela pandemia.

15h00 - O balanço mais recente da Direção-Geral da Saúde detalha o aumento de casos confirmados da Covid-19 em Portugal. Conheça aqui os concelhos mais afetados.

14h38 -  O arquipélago dos Açores registou mais um caso de Covid-19 na região. De acordo com a Autoridade de Saúde Regional, nas últimas 24h, surgiu o primeiro diagnóstico de novo coronavírus na ilha das Flores, onde, até agora, não havia registo de nenhum caso.

14h37Milhares de residentes em Melbourne, na Austrália, começam hoje um período de confinamento de cinco dias, uma medida das autoridades para conter a pandemia da covid-19, depois do surgimento de novos casos na segunda maior cidade do país.

14h24 - Atualização em Portugal. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 7 mortes (uma variação de 0,44%) e 413 novos casos de infeção (um aumento de 0,96%). No total, o país contabiliza um total de 1.605 vítimas mortais e 43.569 infetados pelo novo coronavírus.

Em termos de regiões, Lisboa e Vale do Tejo contabiliza o maior número de casos com 20.273 (mais 317 nas últimas 24 horas) e 498 óbitos

14h22 - O Governo dos Açores tem "em curso" um trabalho jurídico para o "aperfeiçoamento de soluções" como aquelas que foram aplicadas durante o período de estado de emergência, devido à covid-19, anunciou hoje o presidente do executivo regional.

13h20 - Balanço mundial. A pandemia do novo coronavírus provocou pelo menos 526.663 mortos em todo o mundo e ultrapassou os 11 milhões de casos desde o início da pandemia, segundo um balanço feito pela agência France Presse, a partir de fontes oficiais.

13h05 - A morte de uma idosa de 87 anos, que se encontrava internada no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), aumentou para nove o total de vítimas mortais do surto de covid-19 de Reguengos de Monsaraz, informou hoje o município.

12h25 - O calendário escolar do próximo ano letivo, publicado na sexta-feira em Diário da República, prevê um período inicial de recuperação das aprendizagens, especialmente dirigido aos alunos que não tenham tido "pleno acesso" ao ensino à distância.

"As atividades letivas iniciam-se com um período de recuperação das aprendizagens, que abrange as primeiras cinco semanas do 1.º período letivo", determina o Ministério da Educação no despacho, publicado em suplemento do Diário da República.

12h03 - Inglaterra entra numa nova fase de desconfinamento hoje, ao permitir a reabertura de cafés, restaurantes e cabeleireiros, mas os calendários são diferentes noutras partes do Reino Unido, o que afeta negócios portugueses. 

11h37 - O Governo permitiu a abertura às 6h00 de comércio e serviços, incluindo em conjuntos comerciais, na Área Metropolitana de Lisboa, autorizados a funcionar 24 horas mas que, por causa da pandemia, estejam obrigados a encerrar às 20h00.

11h33 - Atualização em Espanha. O presidente da região da Catalunha ordenou hoje o confinamento de cerca de 200 mil habitantes em redor da cidade de Mérida, no nordeste espanhol, devido à multiplicação dos casos de contágio do novo coronavírus.

11h21 -  O secretário-geral do PS, António Costa, apresentou este sábado, durante a Comissão Nacional do partido, as principais prioridades dos socialistas, deixando claro que é essencial "recuperar a economia". Saiba mais aqui e aqui.

11h00 - É difícil ver aspetos positivos no facto de o mundo estar a lutar contra uma pandemia que já matou 522 mil pessoas e infetou mais de 10,92 milhões, em 196 países e territórios. Contudo, a redução da poluição tem propiciado muito bons momentos, principalmente, aos animais.

Por exemplo, os golfinhos voltaram ao rio Tejo, deliciando quem por ali passa. Durante todo o mês de junho, foram muitos os vídeos que surgiram nas redes sociais destes divertidos animais a nadarem nas águas que banham Lisboa e Almada. Hoje, a Câmara Municipal de Lisboa partilhou na sua página de Facebook algumas fotos desses momentos. Ora veja:

10h27 - Voos do estrangeiro e com destino ao aeroporto internacional de Sydney, na Austrália, não podem viajar com mais de 50 passageiros, segundo novas medidas que entraram hoje em vigor no país por causa da pandemia de covid-19.

09h56 - Atualização na Rússia. O número de vítimas mortais da covid-19 na Rússia ultrapassou hoje a 'barreira' dos 10.000 óbitos, após a morte de 168 infetados elevar o total para 10.027, informaram as autoridades sanitárias do país.

09h25 - Com a curva de infeção por covid-19 ainda em ascensão e o regresso do contacto social estimulado pela reabertura económica em muitas cidades do Brasil, o país poderá registar perto de 110 mil mortes até no início de agosto.

08h51 - A reabertura de restaurantes portugueses em Inglaterra, este sábado é um teste à sobrevivência. A Lusa falou com vários empresários e reuniu um conjunto de testemunhos que vale a pena ler. Leia a reportagem aqui

07h52 - Atualização na Alemanha. O país anunciou, este sábado, que nas últimas 24 horas foram registadas no país sete mortes e 422 novos casos de Covid-19. 

07h44 - O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, alertou hoje para o "risco sério e elevado" que a região corre de registar novos casos de Covid-19 de "toda a vez" que um avião chega ao arquipélago.

07h30 - Atualização na China. O país registou na sexta-feira três casos de Covid-19, apenas um deles de contágio local, identificado em Pequim, informou hoje a Comissão Nacional de Saúde.

07h16 - Atualização no México. O país está perto de atingir as 30 mil mortos devido à Covid-19 e excedeu os 245 mil infetados, ao somar 654 óbitos e 6.740 contágios nas últimas 24 horas, informaram as autoridades.

07h10 - Arte em tempos de pandemia. A tela é abstrata, mas para quem vive em Angola em tempos de Covid-19, não passam despercebidos os números 26 e 31, que se tornaram os mais famosos casos de infeção em Luanda.

07h05 - Atualização nos Estados Unidos.país registou 754 mortos e 60.383 infetados (um novo recorde) por Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins.

07h00 - O Governo dos Açores mostrou-se satisfeito com a decisão do Reino Unido de incluir as regiões autónomas portuguesas nos corredores turísticos, apesar da exigência da realização de quarentena aquando do regresso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório