Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: "Qual o lugar mais seguro?". 1,5 milhões de casos no Brasil

A pandemia de coronavírus já infetou 11 milhões de pessoas no mundo. 525 mil morreram e cerca de 6,1 milhões de pessoas recuperaram do vírus. Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO: "Qual o lugar mais seguro?". 1,5 milhões de casos no Brasil
Notícias ao Minuto

15:43 - 03/07/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

O Parlamento aprovou esta sexta-feira em votação final global o Orçamento Suplementar, que pretende responder às consequências da crise social e económica gerada pela pandemia de coronavírus. Este foi o primeiro orçamento aprovado do novo ministro das Finanças, João Leão. 

Portugal Continental está fora da lista de países isentos de quarentena nas viagens para o Reino Unido. A decisão foi anunciada esta sexta-feira pelo governo britânico. A Madeira e os Açores constam da lista de isenções de quarentena

O número de novos casos nos Estados Unidos continua a subir. O país totaliza nesta altura 2,7 milhões de casos de infeção e perto de 129 mil mortes. É o país mais atingido pela pandemia no mundo. 

Segue-se o Brasil, que continua a registar números diários de casos e de óbitos elevados. Rússia, Índia, Peru (que passou a ser quinto país com maior número de contágios no mundo), Reino Unido e Chile são os outros países mais afetados pela Covid-19. 

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

00h04 - Termina aqui o registo desta sexta-feira. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no resto do mundo. E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24. 

00h00 - Pode consultar neste mapa interativo a evolução da pandemia de coronavírus no mundo. 

23h36 - O Brasil superou esta sexta-feira os 1,5 milhões de infetados, isto depois de terem sido identificados 42.223 novos casos de contágio no espaço de 24 horas, segundo os dados divulgados pelo Ministério da Saúde brasileiro. Foram registadas mais 1.290 mortes, o que elevou o total de vítimas mortais para 63.174. Mais de 868 mil pessoas recuperaram da Covid-19

23h19 - O Chile ultrapassou esta sexta-feira as seis mil mortes provocadas pela Covid-19, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Desde ontem morreram mais 131 pessoas e foram detetados 3.548 novos contágios. O Chile totaliza assim 6.051 óbitos e 288.089 casos positivos. Mais de 253 mil pessoas recuperaram da doença. 

23h07 - A ministra da Saúde, Marta Temido disse hoje que o Governo está "com muita atenção" aos casos de Covid-19 nos lares, mas rejeitou voltar a suspender visitas

23h05 - A pandemia de Covid-19 matou pelo menos 522.246 pessoas e infetou quase 11 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP

21h55 - Foram realizados 200 testes nas últimas 24 horas a passageiros no Aeroporto de Lisboa provenientes do Brasil, Estados Unidos e Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), afirmou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido. 

Segundo a governante, o INEM e o Instituto Nacional Ricardo Jorge têm estado a assegurar o apoio ao Aeroporto de Lisboa para a aplicação dos testes.

21h53 - A região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) registou hoje 80% dos novos casos de Covid-19, com 300 das 374 novas infeções reportadas desde quinta-feira, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). 

20h43 - Angola registou 13 novas infeções pelo novo coronavírus e um óbito, totalizando 328 casos positivos e 18 mortes, informou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

20h41 - São Tomé e Príncipe registou hoje dois novos casos positivos de Covid-19, aumentando para 719 o número de infeções acumuladas, indicou o Ministério da Saúde. O país perfaz um total de 13 óbitos

20h37 - O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, manifestou-se hoje satisfeito por a região estar incluída no sistema de "corredores de viagens internacionais" do Reino Unido, sublinhando a importância do turismo inglês. 

20h35 - A Madeira mantém apenas dois casos ativos, indicou hoje o Instituto da Administração da Saúde (IASAÚDE), revelando que já foram efetuados 957 testes nos aeroportos da região desde quarta-feira. 

20h29 - A ministra da Saúde, Marta Temido, e a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, marcaram presença na conferência de imprensa conjunta da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Ministério da Saúde. Marta Temido também reagiu à decisão do Reino Unido de deixar Portugal de fora do corredor aéreo turístico

"Entendemos que é uma decisão que tenderá a evoluir num sentido mais favorável", mas "não há na situação epidemiológica portuguesa nada que justifique esta decisão", frisou a governante. 

Pode rever o briefing desta sexta-feira. 

20h20 - Há 11 concelhos em Portugal com mais de mil casos de Covid-19. Saiba quais são os concelhos mais afetados pelo vírus e quantos casos há no seu

20h13 - O primeiro-ministro, António Costa, já reagiu à decisão do governo britânico de excluir Portugal Continental da lista de isenções de quarentena de quem viajar para o Reino Unido. No Twitter, António Costa publicou a imagem de um gráfico com o número de casos por 100 mil habitantes no Reino Unido e o mesmo dado no Algarve. 

Face à diferença expressiva - 418 casos no Reino Unido que comparam com 142 no Algarve -, o primeiro-ministro fez um convite aos britânicos. "Qual o lugar mais seguro onde ficar? São bem-vindos a passarem férias seguras no Algarve!", escreveu Costa. 

19h57 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou o boletim epidemiológico desta sexta-feira que dá conta de 374 novos casos de infeção e mais 11 mortes. Em termos acumulados, Portugal contabiliza 43.156 contágios e 1.598 vítimas mortais. O número total de recuperações é de 28.424

19h52 - Os idosos infetados com Covid-19 no lar de Reguengos de Monsaraz, onde surgiu um surto da doença, começaram hoje à tarde a ser transferidos para um pavilhão, no parque de feiras da cidade. Oito pessoas morreram na sequência do surto neste lar (sete utentes e uma funcionária). 

19h30 - O Ministério da Saúde francês anunciou que nas últimas 24 horas foram detetados 582 novos casos e morreram 18 pessoas em meio hospitalar. No total, França contabiliza 166.960 casos positivos e 29.893 óbitos

19h15 - Moçambique registou nas últimas 24 horas mais 21 casos positivos de Covid-19, elevando o total acumulado de infeções para 939, mantendo-se com seis óbitos, anunciou o Ministério da Saúde em comunicado. 

18h57 - O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, revelou que as autoridades detiveram seis pessoas e registaram 36 autos nos primeiros dois dias após a entrada em vigor das novas medidas para conter a propagação do coronavírus em Portugal. O consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos foi o ilícito que mais se destacou.

Cabrita acrescentou ainda que neste período foram encerrados 15 estabelecimentos e que as autoridades de segurança "estarão muito atentas a zonas balneares e ajuntamentos" este fim de semana. 

18h40 - O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) mostrou-se hoje "irritado" com o facto de Portugal ter ficado excluído dos "corredores de viagem internacionais" do Reino Unido, algo que espera que seja "rapidamente retificado".

Luís Pedro Martins afirmou que as autoridades do Reino Unido "não identificaram com precisão onde são os locais" dos surtos que têm surgido em Portugal. "Se o tivessem feito perceberiam bem que não são nos destinos de férias normalmente procurados pelos ingleses", acrescentou. 

18h29 - O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, está a falar numa conferência de imprensa após a reunião da Estrutura de Monitorização da Situação de Alerta, Contingência e Calamidade. Pode acompanhar as declarações de Eduardo Cabrita em direto

18h26 - O número de mortos devido à Covid-19 na Guiné-Bissau subiu para 25, mais um, e há 111 novos casos, aumentando o total de infetados para 1.765, segundo o Centro de Operações de Emergência de Saúde (COES).

18h21 - O presidente do Turismo do Algarve considerou hoje que Portugal foi "penalizado por falar a verdade" relativamente aos novos casos de Covid-19, um dos critérios que levou à exclusão do país de um corredor aéreo com o Reino Unido. 

"Quando comparamos o número de testes por 100 mil habitantes dos diferentes países percebemos que há países que foram privilegiados nesta nova condição que testam três, quatro vezes menos do que Portugal", afirmou João Fernandes.

18h16 - A China vai fechar gradualmente todos os mercados onde aves vivas são vendidas, visando reduzir os riscos para a saúde pública. O governo de Pequim também vai reforçar a punição do comércio e consumo ilegais de animais selvagens.

18h14 - Cabo Verde registou mais 83 casos do novo coronavírus, o maior número diário diagnosticado até agora. 63 desses casos foram detetados na ilha de Santiago. O total nacional passa a ser de 1.384 infeções, informou hoje o Ministério da Saúde. 15 pessoas já morreram devido à Covid-19 no país e 643 já foram dadas como recuperadas. 

17h57 - A embaixada britânica em Lisboa justificou a decisão de "continuar a desaconselhar todas as viagens que não sejam essenciais" para Portugal com a "incidência relativamente elevada de casos de Covid-19, principalmente na região da Grande Lisboa".

17h53 - O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vetou hoje parte de uma lei que estipulava o uso obrigatório de máscaras em órgãos públicos, lojas, indústrias, templos religiosos e locais fechados em que haja concentrações de pessoas.

17h39 - O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, considerou hoje a decisão do Reino Unido de excluir Portugal dos "corredores de viagem internacionais" como "absurda", "errada" e que causa "muito desapontamento", trazendo ainda graves consequências económicas e de confiança recíproca.

"De facto, é um absurdo que um país como o Reino Unido tenha sete vezes mais casos do que Portugal e 28 vezes mais óbitos relacionados com a Covid-19 do que Portugal e imponha quarentena no regresso dos passageiros oriundos de Portugal. Seria apenas um absurdo se não tivesse consequências", disse Santos Silva.

17h01 - A proteção civil italiana indicou hoje que nas últimas 24 horas foram identificados 223 novos casos e mais 15 mortes. No total, Itália regista 241.184 casos de contágio e 34.833 óbitos. O número de pessoas que recuperaram da Covid-19 é agora de 191.467

16h43 - O Departamento de Saúde e de Assistência Social do Reino Unido divulgou os dados mais recentes da situação epidemiológica da Covid-19. O novo balanço dá conta de 544 novos casos e mais 137 mortes. Em termos acumulados, o Reino Unido verifica 284.276 pessoas infetadas desde o início da pandemia e 44.131 óbitos

16h17 - O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, está a apresentar as medidas de organização do ano letivo 2020/2021 em virtude da pandemia de coronavírus. O ministro referiu que o próximo ano letivo vai arrancar entre os dias 14 e 17 de setembro e que haverá "um aumento do número de dias de aulas"

15h43 - O Ministério da Saúde espanhol anunciou esta sexta-feira que nas últimas 24 horas foram diagnosticados 174 novos casos de contágio e mais 17 vítimas mortais. Em termos acumulados, Espanha contabiliza 250.545 pessoas infetadas e 28.385 óbitos provocados pela Covid-19

Recomendados para si

;
Campo obrigatório