Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Idosos infetados transportados de lar para pavilhão em Reguengos

Os idosos infetados com covid-19 no lar de Reguengos de Monsaraz (Évora), onde surgiu um surto da doença, começaram hoje à tarde a ser transferidos para um pavilhão, no parque de feiras da cidade.

Idosos infetados transportados de lar para pavilhão em Reguengos
Notícias ao Minuto

19:32 - 03/07/20 por Lusa

País Covid-19

Fonte do município adiantou à agência Lusa que, por volta das 20:30, mais de metade dos idosos já tinha sido transportada para o pavilhão multiusos da cidade alentejana, devendo a operação terminar durante a noite de hoje.

No início da transferência, por volta das 18:30, junto a um dos portões do lar, constatou a Lusa no local, perfilou-se cerca de uma dezena de ambulâncias de várias corporações do distrito de Évora para proceder ao transporte de mais de meia centena de idosos.

A primeira ambulância entrou de marcha atrás através do portão para transportar três idosos para o pavilhão multiusos do parque de feiras, transformado num hospital de campanha.

O presidente do município, José Calixto, disse à Lusa que os idosos foram transferidos do lar por o pavilhão oferecer melhores condições, com 64 camas, instalações sanitárias e balneários, entre outras valências.

Trata-se de "um pavilhão climatizado" e que, "face às temperaturas que se aproximam, é mais adequado para a qualidade de vida" dos idosos, possuindo "espaços exteriores em que eles podem deslocar-se", pois, o parque de feiras está vedado, disse o autarca.

Por outro lado, "aproximamo-nos dos 14 dias sobre a eclosão do surto epidémico no lar e isso permitirá termos a expectativa que a Autoridade de Saúde Pública mande fazer testes a estes utentes positivos", referiu.

"Assim que alguns forem considerados oficialmente curados e queremos que sejam todos, temos que, entretanto, descontaminar toda a instalação atual do lar" para que possam depois regressar "todos curados, em boas condições", a essas mesmas instalações", vincou José Calixto.

Coordenada pela Proteção Civil Municipal, a operação envolveu cerca de 50 operacionais dos bombeiros de Reguengos de Monsaraz, Mourão, Arraiolos, Montemor, ÉvoraAlandroalPortel, Vila Viçosa e Estremoz, além da Proteção Civil, Administração Regional de Saúde do Alentejo e GNR.

O concelho de Reguengos de Monsaraz regista o maior surto da doença provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2 do Alentejo, contabilizando, até hoje, oito mortes (sete utentes e uma funcionária do lar) e 142 casos ativos.

Portugal contabiliza pelo menos 1.587 mortos associados à covid-19 em 42.782 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório