Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Turquia rejeita críticas sobre estatuto de ex-basílica de Santa Sofia

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, rejeitou hoje as críticas à sua vontade de transformar a ex-basílica de Santa Sofia de Istambul, atualmente um museu, numa mesquita, apesar das preocupações expressas na Turquia e no estrangeiro.

Turquia rejeita críticas sobre estatuto de ex-basílica de Santa Sofia
Notícias ao Minuto

15:36 - 03/07/20 por Lusa

Mundo Turquia

"Fazer acusações ao nosso país a propósito da Santa Sofia equivale a atacar diretamente o nosso direito à soberania", declarou.

Erdogan reagia a advertências de vários países sobre uma possível alteração do estatuto da Santa Sofia para transformar o museu numa mesquita, analisada na quinta-feira pelo mais alto tribunal administrativo da Turquia.

O Conselho de Estado turco considerou um pedido nesse sentido feito por várias associações durante uma breve audiência e deve anunciar a sua decisão dentro de 15 dias.

Basílica convertida em mesquita após a tomada de Constantinopla pelos otomanos em 1453, Santa Sofia foi transformada em museu em 1935 pelo dirigente da jovem República turca Mustafa Kemal, que deseja "oferecê-la à humanidade".

Na quarta-feira, o chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, exortou Ancara a não mexer no estatuto do museu Santa Sofia e a França afirmou que estará atenta "à preservação da integridade desta joia do património universal" que, segundo Paris, deve "continuar aberta a todos".

O futuro da Santa Sofia preocupa particularmente a vizinha Grécia, que monitoriza o futuro do património bizantino na Turquia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório