Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

AO MINUTO: Surto no Hospital Egas Moniz; Mais 8 mortos em Portugal

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Surto no Hospital Egas Moniz; Mais 8 mortos em Portugal
Notícias ao Minuto

09:00 - 30/06/20 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

"Rápido e assassino". Foi desta forma que a Organização Mundial de Saúde definiu, esta segunda-feira, o vírus que veio mudar a vida de pessoas em todo o mundo. A Covid-19 continua a fazer milhares de infetados em todo o mundo - 10.161.240, mais precisamente - e segundo a OMS "a realidade é que isto ainda está longe de acabar".

Entretanto, em Portugal, há a registar mais quatro mortos e 266 casos de Covid-19 confirmados. A situação em Lisboa continua a ser a mais preocupante. Responsabilidade que Fernando Medina, presidente da Câmara da capital, atribui à Direção-Geral de Saúde.

“Isto é uma questão de chefias. Ou as chefias na zona de Lisboa, rapidamente, põem ordem na casa em muitos poucos dias e têm a situação sob controlo ou essas chefias têm de ser reavaliadas, atirou, acrescentando: “Com maus chefes e pouco exército não conseguimos ganhar esta guerra”. 

Uma das propostas apresentadas, nomeadamente pelo Bloco de Esquerda, passa pelo aumento do número de transportes públicos disponíveis, sobretudo os comboios. Opção descartada pelo ministro das Infraestruturas que afirmou ontem que seria impossível aumentar o número de comboios em circulação na Área Metropolitana de Lisboa (AML). A possibilidade pode passar pela alterações de horários, referiu Pedro Nuno Santos.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

15h05 - Este registo termina aqui. Para continuar a acompanhar as últimas notícias sobre a Covid-19 clique aqui.

15h00 - Vá ao Zoo sem sair de casa! Entre 6 de julho a 28 de agosto, blog oficial do Jardim Zoológico promove inúmeras atividades que vão desafiar as crianças e jovens, dos três aos 16 anos, a saber mais sobre a biodiversidade, o mundo animal e a importância da conservação da natureza.

14h55 - O grupo Air France quer eliminar mais de 7.500 postos de trabalho até ao fim de 2022, incluindo mais de mil na companhia aérea regional Hop!. "As necessidades caíram acentuadamente ao longo deste período, em linha com a queda da atividade e a necessidade de acelerar a transformação da empresa", explica a administração

14h50 - Os Estados-membros da União Europeia decidiram hoje reabrir as fronteiras externas a partir de quarta-feira a 15 países cuja situação epidemiológica da covid-19 consideram satisfatória, excluindo desta lista países como Estados Unidos e Brasil.

14h45 - O número de infetados pela covid-19 subiu para 25 na unidade de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste, sendo nove profissionais e 16 doentes, dos quais cinco estão recuperados.

14h40 - A Feira do Livro de Braga arranca sexta-feira com programação 100% virtual.

14h30 - Há 10 concelhos com mais de mil casos de Covid-19. Saiba aqui se o seu é um deles.

14h20 - Boris Johnson deu uma conferência de imprensa sobre os planos do governo britânico para recuperar da crise provocada pela pandemia. O líder britânico diz estar "cautelosamente" a preparar a saída da 'hibernação', algo que acredita ser vital para que seja possível começar a fazer planos a "curto, médio e longo prazo".

14h18 - Portugal regista, esta terça-feira, mais 8 mortos e 229 infetados com Covid-19. Confira os dados mais detalhados sobre a Covid-19 no país aqui.

14h00 - Um casamento em Bihar, na Índia culminou com 95 convidados infetados com Covid-19. O noivo morreu dois dias após a cerimónia, vítima do novo coronavírus, reporta o Mirror. A noiva não foi diagnosticada com o vírus.

13h50 -  O parlamento reprovou hoje as propostas dos partidos de esquerda que previam o pagamento de 100% da retribuição aos trabalhadores colocados em 'lay-off'As propostas de alteração ao Orçamento Suplementar pretendiam eliminar o corte da remuneração aplicado aos trabalhadores colocados em 'lay-off', ultrapassando a medida preconizada pelo Governo para substituir a partir de agosto a atual versão do 'lay-off' simplificado.

13h40 - Portugal e Espanha vão assinalar a reabertura da sua fronteira, na quarta-feira, com cerimónias ao mais alto nível, em Badajoz e Elvas

13h27 - Impacto do vírus nas vendas. As vendas médias nas lojas continuaram em queda pela quarta semana consecutiva, sendo que na semana de 22 a 28 de junho caíram 43% face ao período homólogo, segundo a Associação de Marcas de Retalho e Restauração (AMRR).

13h20 - O Hospital Egas Moniz detetou um surto do novo coronavírus num dos serviços de internamento, transferiu doentes para uma área Covid-19 em outra instituição e tem pelo menos 11 profissionais de saúde infetados, disse hoje à Lusa fonte hospitalar.

Os doentes negativos da mesma área de internamento estão "em isolamento de quarentena" no Egas Moniz, acrescenta o CHLO numa resposta enviada à Lusa.

12h51 - Atualização mundial. A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 505.652 pessoas e infetou mais de 10 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

12h49 - Atualização nos Açores. As 527 análises realizadas nos dois laboratórios de referência dos Açores, nas últimas 24 horas, "não revelaram novos casos positivos de Covid-19", informou hoje a Autoridade de Saúde açoriana.

12h40 - A música de Virgul para homenagear os profissionais de saúde foi a escolhida pela DGS, esta terça-feira, para agradecer aos que combatem a Covid-19 na linha da frente e apelas aos cidadãos que continuem a cumprir as regras de prevenção.

"Está nas mãos de cada um de nós ajudar a travar a transmissão deste vírus. Siga o exemplo do Virgul e agradeça aos profissionais de saúde, cumprindo as medidas de prevenção da Covid-19. Não facilite. Cuide de si, cuida de todos", escreveu a autoridade de saúde no Facebook.

12h24 - O médico Hans Busmüller, patologista no Hospital Universitário de Tübingen, afirma que uma reação exagerada do sistema imunitário no combate contra o coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19, pode provocar danos prejudiciais em vários órgãos, incluindo nos intestinos.

12h20 - A pandemia de covid-19 está a atrasar a luta contra o casamento infantil e a mutilação genital feminina, alertou o Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP).

12h10 - A cidade da Praia registou duas mortes associadas ao novo coronavírus, elevando o total nacional para 14, informou hoje o Governo de Cabo Verde. 

12h05 - À medida que a pandemia persiste, os esforços para fortalecer o sistema imunitário devem continuar. Já é sabido que a vitamina D desempenha um papel fundamental na promoção da imunidade, mas sabia que precisa de juntar um mineral, a fim de colher todos os seus benefícios? Saiba qual aqui.

12h00 - A Força Aérea Portuguesa celebra esta quarta-feira, dia 1 de julho, 68 anos e para assinalar o aniversário, a instituição organizou um conjunto de eventos dos quais se destacam passagens aéreas e uma homenagem às vítimas da pandemia da Covid-19.

11h50 - Férias suspensas. A Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo suspendeu as férias a todos os médicos, enfermeiros e outros prestadores de cuidados primários do distrito de Évora, na sequência do surto de covid-19 em Reguengos de Monsaraz.

11h43 - A Associação de Proteção e Socorro (APROSOC) reconheceu hoje que "faltaram chefes em Lisboa" para lidar com a pandemia da Covid-19.  "Mas não só no Governo e Direção-Geral da Saúde, onde a incompetência é por demais evidente. Contudo, a autarquia de Lisboa, à semelhança da esmagadora maioria das autarquias, também não cumpriu exemplarmente a sua missão de proteção civil que lhe compete", acusou o presidente.

11h38 - Lisboa lidera reservas de viagens na Europa na primeira quinzena de junho. No ano passado, na mesma altura, as reservas eram lideradas por Londres. Os dados sobre as reservas de voos revelam que, este ano, Londres caiu para o último lugar da tabela, o que pode ser explicado pelas restrições impostas pelo Reino Unido para conter a propagação da Covid-19.

11h28 - Os basquetebolistas norte-americanos DeAndre Jordan e Spencer Dinwiddie, dos Brooklyn Nets, testaram positivo à covid-19, e o primeiro informou que falhará a retoma da época da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), em 30 de julho.

11h20 - A ONU denunciou hoje a intimidação exercida pelas autoridades da China e da Rússia no contexto da pandemia de covid-19. A alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, afirmou que "em todo o mundo, a covid-19 está a ser usada para limitar o direito das pessoas a expressarem-se e participarem na tomada de decisões que afetam as suas vidas".

11h09 - A Irlanda está a recomendar os seus cidadãos a cancelar os seus planos para viajar e para que evitem fazer reservas para o verão. Em causa está o aumento do número de casos do novo coronavírus, refere o El Pais.

11h02 - O Irão ainda enfrenta a primeira vaga epidémica, assegurou hoje o Ministério da Saúde iraniano, refutando suspeitas de uma segunda vaga um dia depois de se ter registado o maior número diário de mortes ligadas ao coronavírus.

10h54 - O mundial de Rugby, que iria realizar-se este ano em Langford, Londres, Paris, Singapura e Hong Kong, foi cancelado devido à pandemia da Covid-19, confirmou a organização do evento à CNN.

10h48 - Sobe para 5 número de mortes por Covid-19 no lar de Reguengos de Monsaraz.

10h40 - A TAP vai ser nacionalizada, avança o Expresso, por não haver acordo entre o Estado e os acionistas privados da companhia aérea em torno do empréstimo de 1,2 mil milhões de euros. O ministro das Infraestruturas está a ser ouvido na AR sobre o assunto. Apesar de ainda não estar confirmada a nacionalização, Pedro Nuno Santos afirma: "Seria um desastre do ponto de vista económico e social o país perder a TAP". 

10h25 - Cansados dos conflitos provocados com os seus clientes, por lhes pedirem que usassem máscaras, os donos de um famoso restaurante de tacos, no Tennessee, nos EUA, decidiu encerrar temporariamente as suas portas, noticia a CNN. O dono do espaço refere que os clientes chegaram a atirar bebidas contra os seus funcionários.

Ver esta publicação no Instagram

**Update: We created a fundraiser for our employees - link is in our bio @hugostacos! Both our Hugo’s Tacos locations are now closed temporarily. We look forward to reopening again soon when it’s safe! #NoMaskNoTaco

Uma publicação partilhada por Hugo's Tacos (@hugostacos) a 28 de Jun, 2020 às 8:42 PDT

10h21 - Um concerto no estado do Tennessee foi criticado pela falta de uso de máscara e cumprimento do distanciamento social entre quem assistia. Nas imagens do espectáculo, que ocorreu em Petros, partilhadas pelo próprio na história do Instagram, é visível uma multidão sem máscara, a saltar e a cantar ao som das suas músicas.

10h16 - Nos primeiros 100 dias de pandemia foram feitas menos 200 milhões de transações com cartões, o que equivale a oito mil milhões de euros de transações perdidas, com as compras a focarem-se nos bens essenciais, indicam dados da SIBS.

10h12 - Obrigado! Uma mulher recuperada da Covid-19 fez um agradecimento aos agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Leiria pelo acompanhamento prestado enquanto combatia a doença, que afetou não só a ela como a mãe.

10h07 - Jet Propulsion Lab da NASA criou um colar especial que o vai ajudar a adotar hábitos mais seguros durante esta pandemia de Covid-19. De nome Pulse, este colar é capaz de vibrar sempre que a mão se aproxima do calor, indicando que vai tocar na cara.

10h02 - Acabar com o medo. O presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH) defendeu que é preciso transmitir aos doentes uma mensagem de confiança e dizer-lhes que se os hospitais estão a chamá-los é porque existem condições de segurança para os acolher.

09h55 - Foi identificada na China uma nova variação do vírus da gripe, que "tem o potencial de se tornar pandémico". Esta nova estirpe é transportada por porcos, mas pode infetar humanos, dizem os especialistas.

09h45 - Leicester em confinamentoLojas de bens não essenciais devem fechar a partir de hoje em Leicester, no norte de Inglaterra, onde o governo britânico decretou um confinamento local devido ao número elevado de casos de infeção com a covid-19

09h41 - O presidente da Federação Nacional dos Médicos (FNAM) alerta que se não forem contratados mais profissionais de saúde "é impossível" os médicos retomarem toda a atividade e ao mesmo tempo darem assistência aos doentes infetados com covid-19.

09h40 - Os médicos de Medicina Geral e Familiar estão "muito preocupados" com o impacto que a paragem durante três meses das consultas e dos tratamentos devido à pandemia de covid-19 pode ter nos doentes crónicos que carecem de um "acompanhamento permanente e cuidadoso".

09h33 - De acordo com a Reuters, o Reino Unido autorizou um ensaio clínico com hidroxicloroquina para evitar o contágio de Covid-19 entre os profissionais de saúde.

09h30 - A Austrália vai impôr um período de quarentena em dez regiões da cidade de Melbourne, na sequência do aumento exponencial de casos de Covid-19,r efere o El Pais.

09h14 - A Rússia regista, esta terça-feira, 6.693 novos casos de Covid-19 e 154 vítimas mortais. O número total de infetados no país, desde o início da pandemia, é de 647.849. 

08h37 - Um estudo publicado esta sexta-feira na Science Immunology afirma que os pacientes mais graves de Covid-19 podem gerar rapidamente células T que combatem o SARS-CoV-2. A pesquisa oferece, assim, mais evidências do que precisará uma vacina para o novo coronavírus

08h20 - Dois dias após o Brasil ter anunciado um acordo para receber até 100 milhões de doses de uma vacina contra o coronavírus, um diretor da farmacêutica AstraZeneca afirmou que era apenas uma carta de intenções e que existem negociações pendentes.

07h45 - O Instituto Robert Koch divulgou esta terça-feira os dados das últimas 24 horas sobre a evolução epidemiológica da Covid-19 na Alemanha. Desde ontem morreram mais 12 pessoas e foram diagnosticados 498 novos casos.

07h27 - O Estado, representado pela Parpública, irá hoje reunir-se com os privados da Atlantic Gateway, que detêm 45% da TAP SGPS, em assembleia-geral, numa altura em que se finalizam detalhes do acordo para um apoio de 1.200 milhões de euros.

07h00 - A coordenadora da Equipa Intra-hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos Pediátricos do Hospital Pediátrico de Coimbra destaca a necessidade de o apoio domiciliário "ser uma prioridade" não só apenas durante a pandemia de Covid-19, mas ao longo de todo o processo.

06h49 - A China diagnosticou 19 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, incluindo sete em Pequim. De acordo com os dados oficiais, desde o início da pandemia a China registou 83.531 infetados e 4.634 mortos devido à covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

06h20 - O México registou 473 mortos e 3.805 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 27.121 e o de infetados para 220.657 desde o início da pandemia.

06h00 - Os Estados Unidos registaram 355 mortos e 42.426 infetados por covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório