A 'novela' em torno do futuro de Viktor Gyokeres pode ter fim à vista. O Arsenal já terá chegado a um pré-acordo com o Sporting para a transferência do avançados sueco para Londres a troco de 65 milhões de euros, mais 10 ou 15 por objetivos, adianta a CNN Portugal este domingo.
Os responsáveis do Arsenal deslocaram-se a Lisboa na sexta-feira e as negociações tiveram avanços significativos, sendo quase certo que Gyokeres vai vestir a camisola do Arsenal em 2025/26.
A ronda negocial prossegue este domingo e tudo pode ficar selado nas próximas horas, com um prazo máximo de até terça-feira.
Em cima da mesa está um valor fixo de 65 milhões, com mais 10 a 15 milhões de euros mediante objetivos, num 'bolo' que pode alcançar 80 milhões. Deste valor, cinco deles serão de fácil concretização e que estarão relacionados com o número de jogos que o jogador sueco de 27 anos fará em Londres.
Refira-se que o Sporting não receberá, no entanto, a totalidade destes milhões, uma vez que o Coventry City, anterior clube de Gyokeres, terá direito a 10% de uma mais-valia do valor da transferência.
Viktor Gyokeres já nem deve apresentar-se na pré-época do Sporting, que arrancou na passada terça-feira e na qual estava autorizado a comparecer até à próxima sexta-feira.
Semanas e semanas de 'novela'
Caso se concretize a mudança de Gyokeres para o Arsenal, será colocado um ponto final numa longa 'novela' de verão que se tem arrastado nas últimas semanas e com direito a troca de recados.
Frederico Varandas já veio a público, por duas ocasiões, avisar o empresário de Gyokeres que não irá entrar em "chantagem e ameaças", ao mesmo tempo que lembrou o Arsenal, o clube para o qual o avançado sueco quer mudar-se neste verão, que contratou outros jogadores por um valor superior àquele que estava inicialmente a oferecer por Gyokeres.
"Se me perguntaram, hoje acho que há uma forte probabilidade do Viktor sair. E vou dizer porquê. Nestas últimas semanas temos estado atentos ao mercado. Vi um jogador como Zubimendi, que, tem menos seis meses que o Viktor, a ir, curiosamente, para o Arsenal por 65 milhões de euros. Vi o Matheus Cunha e o Bryan Mbeumo, ambos, com todo o respeito, sem o valor de mercado e a qualidade do Viktor, que estão a ser negociados na ordem dos 75 milhões de euros. Estamos a falar de jogadores com 26 anos", afirmou o presidente do Sporting, no passado dia 29 de junho, antes de deixar uma 'farpa' a Hasan Çetinkaya, agente do goleador sueco.
"Dadas as exigências que consideramos serem os valores justos do Viktor, eu acredito que o Viktor possa sair, a não ser que tenha o pior agente o mundo, coisa que não acredito, porque é um dos melhores jogadores do mundo", avisou Frederico Varandas.
Em resposta às declarações do presidente, Gyokeres prometeu falar no momento certo, chegando a noticiar-se que o avançado sueco estaria disposto a fazer greve e recusar treinar-se no Sporting por se sentir "traído" por Varandas. Em causa, recorde-se, estaria um pacto feito entre Sporting e o empresário de Gyokeres, que o presidente dos leões já negou que tenha existido.
[Notícia atualizada às 11h52]
Leia Também: Sporting já aquece 'motores' em Alcochete envolto na 'novela Gyokeres'