Terminou a primeira semana de trabalhos do Sporting na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete. A pré-época versão 2025/26 arrancou na passada terça-feira com os testes físicos e exames médicos durante a manhã no ginásio e no relvado. À tarde, Rui Borges liderou a primeira sessão de treino da nova temporada sob muito calor.
Nesse mesmo dia apresentaram-se ao trabalho 25 jogadores. Diego Calai, Francisco Silva, Ousmane Diomande, Bruno Ramos, Iván Fresneda, Diogo Travassos, Eduardo Quaresma, Matheus Reis, Jeremiah St. Juste, David Moreira, Ricardo Esgaio, João Simões, Daniel Bragança, Hidemasa Morita, Eduardo Felicíssimo, Giorgi Kochorashvili, Manuel Mendonça, Rayan Lucas, Nuno Santos, Rodrigo Ribeiro, Lucas Anjos, Mauro Couto, Biel, Geny Catamo e Alisson Santos foram os primeiros nomes a estarem às ordens de Rui Borges. Um grupo que não conta com os 11 internacionais, que devem apresentar-se no decorrer desta semana.
Depois de um primeiro dia mais tranquilo na parte da manhã, o treino de quarta-feira trouxe consigo a primeira 'tareia' física, necessária para assegurar que o grupo de trabalho se vai apresentar com os índices físicos possíveis para entrar de pé direito logo no primeiro jogo da temporada que é a Supertaça Cândido de Oliveira, diante do eterno rival Benfica, no próximo dia 31 de julho.
À semelhança do que aconteceu na última pré-temporada, que decorreu sob a batuta de Ruben Amorim, Rui Borges não descorou a aposta na formação, numa altura em que o grupo de trabalho não está completo. Guilherme Pires, Pedro Miguéis, Lucas Taibo e Samuel Justo tiveram a oportunidade de se treinar junto da equipa principal.
Depois de dois dias com mais cargas físicas, o plantel dos bicampeões nacionais folgou na quinta-feira e voltou aos trabalhos na manhã de sexta-feira, num treino que ficou marcado por uma sentida homenagem a Diogo Jota e André Silva, que morreram num trágico acidente de viação na região espanhola de Zamora.
A homenagem realizada em Alcochete© Sporting CP
Depois de um dia marcado pela reintegração de Ousmane Diomande nos trabalhos - já está recuperado da lesão no joelho esquerdo sofrida a 17 de maio, frente ao Vitória SC, na última jornada da I Liga 2024/25 - o Sporting teve pela frente o primeiro teste de pré-época na manhã de sábado. Em Alcochete, a turma de Rui Borges venceu, por 5-2, num jogo treino ante a equipa B, de João Gião, numa sessão com duas partes de 35 minutos.
Os golos dos bicampeões nacionais a serem apontados por Lucas Anjos - que bisou - Rodrigo Ribeiro, um autogolo e ainda pelo reforço Alisson Santos, que começou com o pé direito a sua vida de verde e branco. Paulo Cardoso e Paulo Iago marcaram para os 'bês'.
Segundo nota oficial do clube de Alvalade, todos os jogadores disponíveis foram utilizados, com o onze inicial a ser composto por Diego Callai, Hidemasa Morita, Alisson Santos, Geny Catamo, Rayan Lucas, Rafael Pontelo, David Moreira, Eduardo Quaresma, Manuel Mendonça, Diogo Travassos e Rodrigo Ribeiro.
Internacionais a regressar... e a dúvida Gyokeres
Fechada que está a primeira semana de pré-temporada, o Sporting folga na manhã deste domingo. O próximo treino está marcado para a manhã de segunda-feira e Rui Borges pode receber alguns 'reforços' de peso. É que o arranque da semana marca o regresso de alguns dos internacionais que estiveram ao serviço das respetivas seleções.
Rui Silva, Gonçalo Inácio, Franco Israel, Zeno Debast, Maxi Araújo, Morten Hjulmand, Francisco Trincão, Conrad Harder, Pedro Gonçalves, Geovany Quenda têm ordens para se apresentarem mais tarde nos trabalhos... tal como Viktor Gyokeres. Mas subsistem dúvidas sobre se o avançado sueco se irá deslocar até Lisboa nos próximos dias. De resto, este domingo, a imprensa desportiva adianta que Gyokeres está autorizado a apresentar-se apenas na sexta-feira, junto com Quenda e Harder, apesar de não ter estado ao serviço da seleção, ao contrário dos colegas.
O melhor marcador da I Liga na época passada, com 39 golos em 33 jogos, tem protagonizado a principal 'novela' do mercado de transferências deste verão, motivando um 'braço-de-ferro' entre os seus representantes e os leões, que fazem finca-pé nos tais 80 milhões de euros para libertar o dianteiro nórdico.
Frederico Varandas garantiu que não aceitaria qualquer valor pelo sueco, assegurando não ter chegado a Alvalade qualquer proposta para a sua contratação e não estar preocupado com esta situação, mostrando-se convicto de que Gyokeres se apresentará nos trabalhos de pré-época, numa altura em que se fala de um forte interesse do Arsenal.
Até que haja 'fumo branco' em relação ao futuro do jogador, o treinador do Sporting, Rui Borges, contará com o camisola 9, que tem contrato com o clube de Alvalade até 2028. Uma vez que Gyokeres continua decidido, alegadamente, a não regressar a Lisboa, uma eventual ausência dos trabalhos de pré-época poderá trazer problemas para o avançado nórdico.
Leia Também: Sporting trabalha em Alcochete, mas Viktor Gyokeres treina... na Grécia