Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Político russo afastado por Vladimir Putin recorre ao Supremo Tribunal

Um alto responsável político russo, demitido pelo Presidente Vladimir Putin em janeiro devido a acusações de vários escândalos, contestou a decisão perante a mais alta instância judicial do país.

Político russo afastado por Vladimir Putin recorre ao Supremo Tribunal
Notícias ao Minuto

12:44 - 27/05/20 por Lusa

Mundo Rússia

Trata-se da primeira vez, em vinte anos, que uma decisão deste tipo é contestada em tribunal.

Mikail Ignatiev, ex-dirigente da região de Tchouvachie, situada a cerca de 700 quilómetros de Moscovo, interpôs um recurso no dia 20 de maio no Supremo Tribunal da Rússia contra o decreto presidencial que o afastou do cargo.

De acordo com a página oficial do Supremo Tribunal, na internet, o recurso vai ser examinado pelos juízes no próximo dia 30 de junho.

Responsável político máximo da região de Tchouvachie entre 2012 e janeiro de 2020, Ignatiev foi afastado na sequência de um incidente considerado "piada de mau gosto" pelo Kremlin.

Imagens divulgadas através da internet mostravam Mikail Ignatiev a segurar a chaves da ignição de um veículo pesado sobre a cabeça de um socorrista que teve de pular para as conseguir.

As imagens vídeo indignaram os russos sendo que dias antes o mesmo político provoca escândalo ao ameaçar jornalistas e políticos que criticam o poder.    

Poucos dias depois da divulgação das imagens, Vladimir Putin, que dispõem do poder de demitir responsáveis regionais decidiu afastar Ignatiev afirmando que tinha perdido a "confiança" no político.

De acordo com a imprensa local trata-se da primeira vez que um caso deste tipo é levado perante a Justiça desde que Putin alcançou o poder, em 2000.

Anteriormente, dois casos semelhantes chegaram ao Supremo Tribunal, nos anos 1990, na altura da presidência de Boris Yeltsin.  

Recomendados para si

;
Campo obrigatório