Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

AO MINUTO: Mais de 320 mil mortos no mundo; Brasil com recorde diário

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Mais de 320 mil mortos no mundo; Brasil com recorde diário
Notícias ao Minuto

16:10 - 19/05/20 por Filipa Matias Pereira

Mundo Covid-19

Nesta segunda fase de desconfinamento, António Costa já teve oportunidade de tomar o pequeno-almoço fora e de almoçar com Ferro Rodrigues, transmitindo assim aos portugueses uma mensagem de segurança. Esta terça-feira, o primeiro-ministro voltou a sentar-se à mesa num restaurante em Lisboa, desta vez com a direção da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (ARHESP). 

O chefe do Governo destacou a importância do setor da restauração na "cadeia da atividade económica", bem como, a importante retoma gradual da ida dos portugueses aos restaurantes.

Foi identificado um surto de Covid-19 no serviço de pneumologia do Hospital Santa Maria, em Lisboa. A diretora-geral da Saúde confirmou ter tido conhecimento de "dois casos de profissionais de saúde nesse serviço", mas garantiu que "a situação está controlada, vigiada e acompanhada". 

O mais recente boletim epidemiológico da DGS dá conta que, em Portugal, foram registadas mais 16 mortes e 233 novos casos nas últimas 24 horas. No total, há já 1.247 mortes e 29.432 infetados pela Covid-19. 

De sublinhar que, a nível mundial, o novo coronavírus já matou pelo menos 320 mil pessoas e infetou mais de 4,8 milhões. 

Consulte os mapas da evolução da pandemia em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo. 

00h00- Terminamos por aqui as atualizações por hoje. Continue a acompanhar-nos amanhã. 

23h57 - A Polícia de Segurança Pública recorreu às redes sociais para recordar quais os cuidados que deve ter ao usar máscara, uma mensagem partilhada em língua gestual portuguesa. 

23h48 - A Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA) lançou hoje o selo "estabelecimento seguro" que "pretende ser uma face visível do cumprimento das regras e das boas práticas sanitárias" no retomar de atividades no setor.

23h38 - A ida de Marcelo Rebelo de Sousa ao supermercado foi notícia lá fora, com o El País a destacar que a imagem se tornou viral nas redes sociais. O Presidente surgiu em público de calções, descontraído, e a usar máscara, como ditam as regras impostas para contenção do surto. 

Ver essa foto no Instagram

No hay nadie más popular en Portugal que su presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, El Profesor. Desde que ganó las elecciones por mayoría absoluta en enero de 2016, su popularidad nunca ha menguado. Su fórmula es actuar como es: un político de dar abrazos, hablar con todos y poner de acuerdo a la gente. Su campaña electoral fue la más barata de todas y su equipo cabía en un coche que, frecuentemente conducía un hijo suyo. Nunca ha habitado el palacio de Belem, sede de la presidencia del país, pues prefiere seguir en su casa de toda la vida en Cascais. Allí cada día -salvo durante la pandemia- haga frío o calor, se da un baño a las 8 de la mañana y se seca tranquilamente en la arena mientras turistas o jóvenes autóctonos aprovechan para hacerse un selfie. El sábado pasado fue a la compra. Así que se puso en la cola, con su mascarilla y su bañador azul celeste, uno de sus preferidos. Su presencia no causó ninguna sorpresa entre los ciudadanos, acostumbrados a este tipo de comportamento de Marcelo de Sousa, aunque sí parece haber sorprendido en el exterior. La imagen se ha popularizado en Twitter a través de cuentas como @allpurpletae y algunos de los tuits que enlazan la imagen ya llevan miles de reacciones, muchas de ellas de usuarios españoles. La historia completa, en @verne.elpais

Uma publicação compartilhada por EL PAÍS (@el_pais) em 19 de Mai, 2020 às 11:59 PDT

23h31 - Brasil regista recorde diário de mortes, são mais de mil em 24 horas. Foram diagnosticados 17.408 novos casos, o que também representa o número diário mais elevado desde o início da pandemia.

23h29 - A Câmara Municipal de Matosinhos aprovou hoje a abertura de dois concursos públicos para as reabilitações da Escola Básica (EB) de Agudela e de parques infantis de 32 estabelecimentos de ensino, num investimento de 3,75 milhões de euros.

23h21 - O capitão Tom Moore, que se tornou um dos rostos do combate contra a pandemia de Covid-19 no Reino Unido, vai ser ordenado cavaleiro pelos seus esforços para angariar fundos para o NHS, o sistema nacional de saúde britânico, adianta a BBC

22h55 - O presidente do Marítimo, Carlos Pereira, disse hoje que o calendário da I Liga portuguesa de futebol "já devia estar definido", considerando as tarefas das equipas até ao regresso da prova, em 4 de junho

22h44 - Um voo com material médico, o primeiro anunciado publicamente, realizou-se hoje entre os Emirados Árabes Unidos e Israel, para ajudar os palestinianos a lutar contra a pandemia de covid-19.

22h26 - Depois de a edição do NOS Alive de 2020 ter sido cancelada devido à pandemia do novo coronavírus, a organização avançou com novas datas para 2021: 7, 8, 9 e 10 de julho.

22h13 - "Juntos vamos vencer o vírus!", lembra a Direção-Geral da Saúde. 

22h00 - O CEO da farmacêutica francesa foi chamado ao Palácio do Eliseu para uma reunião com Emmanuel Macron. No final da reunião, a presidência emitiu um comunicado onde afirma que a Sanofi "partilha a abordagem de França ao acesso universal a uma vacina" para o coronavírus.

21h47 - Danny Rose, jogador dos quadros do Tottenham mas que tem alinhado, por cedência, pelo Newcastle, em declarações ao Lockdown Tatics, lembrou que os jogadores de futebol podem estar a arriscar as suas vidas apenas para dar entretimento ao povo.

21h43 - 670 reclusos podem regressar à prisão ainda este mês e, neste regresso, para que não haja risco de contágio, está a ser equacionada pelas entidades responsáveis uma "quarentena de corte".

21h40 - A Associação de Ginásios e Academias de Portugal (AGAP) reuniu-se hoje com a Direção-Geral de Saúde (DGS) e acredita que os ginásios em Portugal vão voltar a abrir em junho, avisando que o setor "não pode esperar mais".

21h30 - As regras de acesso às praias neste verão, devido à covid-19, que foram apresentadas na semana passada, estão esta semana a ser discutidas pelo Ministério do Ambiente e com todos os municípios com praia.

21h21 - ARS dos Açores recomenda que pessoas não se desloquem à região. Tiago Lopes diz que é esperado que os passageiros cheguem aos Açores já com o teste à Covid-19 realizado.

21h17 - A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 320.255 pessoas e infetou mais de 4,8 milhões em todo o mundo desde dezembro, quando o surto surgiu na China. Os países com mais mortes nas últimas 24 horas são os Estados Unidos (1.305), o Brasil (674) e o Reino Unido (545).

21h03 - Três das principais entidades médicas do Brasil desencorajaram hoje o uso de cloroquina no tratamento de pacientes com covid-19, apesar de o Presidente do país, Jair Bolsonaro, ter ordenado o aumento da produção deste medicamento.

20h51 - O responsável da Autoridade de Saúde Regional dos Açores reiterou hoje que quem não fizer quarentena numa unidade hoteleira à chegada à região, não fica dispensado de ficar 14 dias em isolamento profilático, devido à covid-19.

20h51 - Ítalo Marsili tem sido apontado para assumir o cargo de ministro da Saúde do Brasil. É conhecido pelas suas afirmações polémicas, entre as quais a de que o voto feminino é mau para a democracia. "É muito fácil convencer uma mulher a votar, basta seduzi-la", disse.

20h44 - Uma em cada duas grandes empresas está a receber apoios do Estado relacionados com a pandemia de covid-19, enquanto estes apoios chegam a menos de uma em cada dez micro e pequenas empresas, alertou hoje a CGTP.

20h34 - À medida que os governantes vão ditando o desconfinamento, as lojas de vários países vão reabrindo e até há algumas que exibem mensagens de boas-vindas: 

Notícias ao MinutoLoja em Toronto© Reuters

Notícias ao MinutoLoja em Madrid© Reuters

20h32 - O Governo comprometeu-se hoje a intervir junto das autoridades de transporte para resolver os problemas de oferta que decorrem do 'lay-off' dos operadores rodoviários, disse à agência Lusa o coordenador da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans).

20h16 - A primeira quinzena do estado de calamidade, decretado pelo Governo devido à Covid-19, decorreu de forma "muito positiva", sublinhou o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. O ministro afirmou que a população aderiu à regra de limite de circulação, respeito pelo distanciamento social e uso de equipamentos de proteção, o que permitiu uma "evolução positiva dos dados da situação epidemiológica".

19h41 - O Governo brasileiro contratou mais de 150 médicos cubanos para fortalecer os seus serviços de saúde, saturados pela pandemia provocada pelo novo coronavírus, um ano e meio após o executivo de Jair Bolsonaro ter rompido o contrato com Cuba.

19h33 - O número de mortes em França regista uma descida. De salientar que as autoridades de saúde francesas corrigiram o número total de óbitos. Já quanto aos número de casos de infeção no país, superou os 143 mil.

19h28 - Na rede social Twitter, o ministro do Ambiente lembrou as linhas orientadoras para a ocupação e utilização segura das praias. 

19h27 - As Forças Armadas vão dar formação nas prisões sobre normas de desinfeção devido à covid-19, a exemplo do que fizeram nas escolas do país, anunciou hoje o ministro da Defesa.

19h27 - A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens lançou a campanha 'Proteger Crianças Compete a Tod@s'.

19h23 - A maioria das creches recebeu na segunda-feira, em média, entre quatro a seis crianças, segundo um inquérito da associação do setor, que faz um balaço positivo da reabertura, mas alerta que ainda faltam materiais como termómetros de infravermelhos e álcool.

19h17 - O Chile registou nas últimas 24 horas um recorde de 3.520 novos casos de covid-19, uma subida de 54,5% em relação ao dia anterior, aumentando o total para 49.579 infetados, bem como novas 31 mortes diárias, outro novo máximo.

19h16 - O secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, acredita que o risco da economia do país sofrer "danos permanentes" aumenta à medida que o confinamento também é prolongado. Defende o governante que a reabertura da economia precisa de ser feita com cautela.

19h12 - Em várias cidades francesas, incluindo Paris, Lion, Toulouse e muitas outras, algumas pessoas deitam as suas máscaras e luvas para o chão. Perante este cenário, o deputado francês Eric Pauget propõe que estes casos sejam punidos com multa, como escreve o Figaro. 

19h09 - A Federação Nacional de Professores (Fenprof) acusou hoje o Ministério da Educação e diretores de "explorar, sobrecarregar e abusar" do trabalho dos professores responsáveis pela classificação das provas de exames nacionais.

19h09 - Gregorio Marañón Alberto Tejedor, um investigador e nefrologista espanhol, morreu vítima da Covid-19. 

18h57 - A Linha de Apoio ao Farmacêutico (LAF) recebeu mais de 7.000 chamadas em dois meses, a maioria relacionadas com a dispensa de medicamentos hospitalares, segundo dados da Ordem dos Farmacêuticos avançados hoje à agência Lusa.

18h50 - O ministro da Defesa Nacional admitiu hoje a criação de um Quadro Permanente de Praças no Exército e na Força Aérea, como forma de minorar a falta de militares nas Forças Armadas, mas o processo deverá ser longo.

18h49 - O arquipélago da Madeira não registou casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo pelo 13º dia consecutivo um total de 90 infetados, dos quais 59 foram dados como curados, informou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

18h49 - António Costa reuniu hoje com a Confederação Empresarial de Portugal para analisar as suas propostas para a economia portuguesa. 

18h33 - diretora executiva da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) revelou que a I Liga vai regressar 'em força' - para "matar toda a fome de bola" dos adeptos, depois da interrupção em 12 de março - com jogos de "segunda a domingo, exceto em alguns dias de julho em que não será possível".

"Os adeptos irão matar toda a fome de bola que tiveram durante estes dois meses e meio de confinamento", afirmou Sónia Carneiro.

18h30 - A Turquia mantém uma trajetória descendente contínua nas mortes e contaminações com o novo coronavírus, com 28 novos óbitos e 1.022 infeções nas últimas 24 horas, disseram as autoridades.

18h24 - Recorda a Guarda Nacional Republicana que o Governo decretou que os documentos cuja validade terminou a partir de 24 de fevereiro permanecem válidos até 30 de outubro.

18h19 - A Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, reabrirá a atividade ao público de forma gradual a partir de 1 de junho, anunciou hoje o museu do cinema.

18h09 - O ministro Eduardo Cabrita marcou presença, esta terça-feira, numa reunião da estrutura de monitorização do estado de calamidade. Quanto às "primeiras 36h da segunda fase de calamidade", o ministro da Administração Interna faz uma "avaliação prudentemente encorajadora". 

Já quanto às praias, indicou o governante que "o acesso ao exercício físico está admitido", mas "deve ser feito com respeito pelas regras de segurança". Apesar de a época balnear só abrir no dia 6 de junho, "até lá, apanhar sol e ar puro é compatível com as regras de distanciamento físico". Porém, sublinhou, os portugueses devem evitar ajuntamentos. 

18h02 - Emissões de CO2 diminuem 17% no mundo devido ao confinamento pela Covid-19, indica o Globo. 

17h59 - "Se uma empresa recebe fundos do governo, deve voltar a contratar o mesmo número de trabalhadores que tinha antes da pandemia", revelou Andrew Cuomo, governador de Nova Iorque.

17h58 - Bruno Ferreira, de 36 anos, pedala 25 quilómetros na sua bicicleta, à sexta-feira, por caminhos de Baião, no distrito do Porto, para distribuir medicamentos a idosos isolados que dependem das entregas devido à pandemia da covid-19.

17h31 - Imagens da SIC Notícias mostram o areal da Praia de Carcavelos, que conta já com vários veraneantes, apesar de ainda não estar aberta a época balnear. Um nadador-salvador entrevistado para a antena da estação de Paço de Arcos aconselha que as pessoas optem por "praias com vigilância" e que sejam respeitadas as "medidas implementadas pelo Estado", nomeadamente o "distanciamento social".

17h28 - A associação que representa os tatuadores quer saber quando vão poder voltar a trabalhar e diz que o setor está a ser esquecido nesta fase de desconfinamento após o pico da pandemia no país.

17h09 - O Reino Unido regista 545 vítimas mortais e o total ultrapassa 35 mil óbitos. O número diário de mortes é o mais elevado no espaço de uma semana.

17h06 - A Polícia de Segurança Pública realizou, na manhã desta terça-feira, uma ação de sensibilização no Parque das Nações, nomeadamente em estabelecimentos comerciais e de restauração. 

17h03 - Números diários de casos e de mortes voltam a subir em Itália. proteção civil italiana anunciou esta terça-feira que no espaço de 24 horas foram detetados 813 novos casos e que morreram mais 162 pessoas.

16h55 - Os principais sintomas do novo coronavírus são bem conhecidos, mas há pessoas que, de acordo com o Independent, têm experienciado outros sintomas, incluindo perda de olfato e de paladar e até erupções cutâneas

16h52 - A Liga italiana de futebol, suspensa desde março, devido à pandemia de covid-19, poderá ser retomada em 14 de junho, caso a curva epidemiológica no país continue a descer, informou hoje o ministro transalpino do Desporto.

16h41 - O bastonário da Ordem dos Médicos desafiou hoje o Estado a olhar de "forma diferente" para as farmácias, dando-lhes mais apoio para evitar que muitas encerrem, o que seria "dramático" para as populações e aumentaria "as desigualdades sociais em saúde".

16h40 - O Governo minoritário espanhol apelou hoje a todas as formações políticas para apoiarem a sua proposta de prorrogação do estado de emergência até à meia-noite de 6 de junho, que vai ser votada esta quarta-feira no parlamento.

16h36 - O secretário de Estado da Saúde afirmou hoje que a nova fase de desconfinamento não deve justificar um "relaxamento" dos cuidados de segurança, sublinhando que a mensagem do Governo é a de "liberdade sim, mas com responsabilidade".

16h33 - Espanha.  O diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências em Saúde do Ministério da Saúde, Fernando Simón, explica os dados do boletim epidemiológico de hoje, que continuam com a boa tendência. 

16h30 - Cerca de 3 mil ambulâncias e mais de 100 instalações foram descontaminadas pelo núcleo de matérias perigosas da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR desde o início da pandemia, informou hoje esta força de segurança.

16h13- Depois de terem sido detetados vários casos de transmissão local de SARS-CoV-2, as autoridades chinesas anunciaram que iam realizar testes aos 11 milhões de habitantes de Wuhan.

16h13 - O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde garantiu hoje que aprender com os erros está no DNA daquela agência das Nações Unidas, mas que o foco está agora em "salvar vidas" e combater a pandemia de covid-19.

16h10 - A capital mexicana emitiu 4.577 atestados de óbito com o novo coronavírus como causa provável ou confirmada de morte, três vezes mais do que os números oficiais, denunciou uma organização independente.

16h01 - O Ministério da Saúde espanhol divulgou na tarde desta terça-feira o balanço mais recente da evolução da pandemia de Covid-19 no país. O número diário de óbitos registou um aumento ligeiro. Nas últimas 24 horas morreram mais 83 pessoas, no entanto, pelo terceiro dia consecutivo o número de vítimas mortais fica abaixo da centena. 

15h44 - O Ministério Público abriu inquérito ao caso da certificação e venda de três milhões de máscaras de proteção adquiridas pelo Ministério da Saúde à empresa Quilaban, em ajuste direto, indicou hoje a Procuradoria-Geral da República.

15h36 - União Europeia (UE) saudou hoje o voto por consenso da Assembleia Mundial da Saúde da resolução que prevê uma avaliação da resposta coletiva à pandemia de Covid-19, uma iniciativa cuja 'paternidade' é reclamada pelos 27 Estados-membros.

15h23 - Na sua página na rede social Twitter, o primeiro-ministro deixou esta terça-feira, uma mensagem à comunidade portuguesa em França. "Comme d’habitude, cá vos esperamos no verão", escreveu, garantindo que "nenhuma medida de quarentena será aplicada aos nossos concidadãos que se apresentem na fronteira terrestre com Espanha de regresso a casa".

13h34 - Foi identificado um surto de Covid-19 no serviço de pneumologia do Hospital Santa Maria, em Lisboa. A notícia foi avançada pela TVI24 e confirmada pela diretora-geral da Saúde durante a conferência diária sobre a evolução do novo coronavírus em Portugal. A diretora-geral da Saúde garantiu ainda que "a situação está controlada, vigiada e acompanhada". 

Consulte aqui as últimas atualizações sobre a evolução da Covid-19. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório