Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Certidões de óbito na Cidade do México triplicam registos oficiais

A capital mexicana emitiu 4.577 atestados de óbito com o novo coronavírus como causa provável ou confirmada de morte, três vezes mais do que os números oficiais, denunciou uma organização independente.

Certidões de óbito na Cidade do México triplicam registos oficiais
Notícias ao Minuto

16:10 - 19/05/20 por Lusa

Mundo Covid-19

A organização independente Mexicanos Contra a Corrupção e a Impunidade (MCCI) diz que os números oficiais de registo de mortes com covid-19 na Cidade do México estão muito subestimados.

"A MCCI teve acesso a um banco de dados e milhares de registos. Depois de comparar uma amostra representativa, com 345 casos, no portal na Internet do Registo Civil, percebemos que o universo de mortos naquele período pode ter sido três vezes maior do que indicam os números oficiais", disse a organização, num comunicado hoje divulgado.

Segundo a investigação, essas 4.577 mortes detetadas nos ficheiros do Registo Civil correspondem ao período de 18 de março a 12 de maio.

Em 3.209 desses casos, a covid-19 aparece indicada como causa provável de morte e em outros 323 casos como causa confirmada, diz a organização.

"Em 12 de maio, o governo da Cidade do México informou que até aquele momento houve 937 mortes por covid-19, e o Governo federal registou 123 suspeitas de mortes com o novo coronavírus na capital", aponta a organização, destacando que há uma discrepância muito grande entre o que é anunciado oficialmente e o que foi agora detetado.

Para a investigação, a MCCI acedeu a uma base de dados de 4.577 atestados de óbito registados em sete tribunais na Cidade do México, entre 17 de março e 12 de maio de 2020.

Para validar a descoberta, a MCCI pegou numa amostra composta por 345 páginas de registos e verificou que as causas de morte descritas ali eram exatamente as que aparecem nas atas que podem ser consultadas no portal na Internet da Direção-Geral de Registo Civil da Cidade do México.

A MCCI diz que pediu ao governo da Cidade do México uma posição sobre as certidões de óbito analisadas para este relatório, tendo recebido uma resposta de um porta-voz que apenas disse que os dados revelados seriam analisados

O México registou até agora 51.633 casos de contaminação com o novo coronavírus, incluindo 5.332 mortes.

A Cidade do México, a área mais afetada do país, com um registo oficial de 14.566 casos de contaminação e 1.147 mortes.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 318.000 mortos e infetou mais de 4,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,7 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano passou agora a ser o que tem mais casos confirmados (cerca de 2,1 milhões contra 1,9 milhões no continente europeu), embora com menos mortes (cerca de 125 mil contra mais de 167 mil).

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), paralisando setores inteiros da economia mundial, num "grande confinamento" que vários países já começaram a aliviar face à diminuição dos novos contágios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório