Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: Costa e o "condomínio de 27". Detetado surto no Santa Maria

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Costa e o "condomínio de 27". Detetado surto no Santa Maria
Notícias ao Minuto

08:15 - 19/05/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Depois de ontem ter tomado o pequeno-almoço fora e ter, mais tarde, almoçado com Ferro Rodrigues num restaurante do Bairro Alto, esta terça-feira, o primeiro-ministro, António Costa voltou a sentar-se à mesa, desta feita com o Ministro da Economia e com representantes do setor da restauração.

A 73.ª Assembleia Mundial da Saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS) termina hoje, depois de no primeiro dia o diretor-geral se ter comprometido a lançar o mais brevemente possível uma avaliação independente à resposta à pandemia da Covid-19. O encontro contou com a ministra da Saúde, Marta Temido, que afirmou que a pandemia da Covid-19 veio mostrar que "nenhum país está preparado" para enfrentar sozinho tal ameaça.

Ainda durante o dia de ontem, a Alemanha e a França propuseram 500 mil milhões de euros para a criação de um fundo de recuperação europeu para as economias afetadas pela pandemia.

De acordo com o mais recente boletim epidemiológico da DGS, Portugal registou mais 16 mortes e 233 novos casos nas últimas 24 horas, perfazendo um total de 1.247 mortes e 29.432 infetados relacionadas com a Covid-19. O novo coronavírus já matou pelo menos 318.517 pessoas e infetou mais de 4,8 milhões em todo o mundo.

Consulte os mapas da evolução da pandemia em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

16h- Este registo chegou ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

15h59 - O Ministério Público abriu inquérito ao caso da certificação e venda de três milhões de máscaras de proteção adquiridas pelo Ministério da Saúde à empresa Quilaban, em ajuste direto, indicou hoje a Procuradoria-Geral da República.

15h54 - maioria dos espanhóis concorda com as medidas duras de confinamento impostas para combater o novo coronavírus, assim como o seu prolongamento, numa altura em que aumentam as manifestações contra o governo em todo o país.

15h48 - nadador norte-americano e detentor do recorde de medalhas de ouro conquistadas numa única edição dos Jogos Olímpicos, Michael Phelps, admitiu estar a passar por tempos difíceis devido à pandemia do novo coronavírus. "Isto está a deixar-me louco. Estou habituado a viajar, a competir, a estar com pessoas".

15h36 - A União Europeia (UE) saudou hoje o voto por consenso da Assembleia Mundial da Saúde da resolução que prevê uma avaliação da resposta coletiva à pandemia de Covid-19, uma iniciativa cuja 'paternidade' é reclamada pelos 27 Estados-membros.

15h23 - Na sua página na rede social Twitter, o primeiro-ministro deixou esta terça-feira, uma mensagem à comunidade portuguesa em França. "Comme d’habitude, cá vos esperamos no verão", escreveu, garantindo que "nenhuma medida de quarentena será aplicada aos nossos concidadãos que se apresentem na fronteira terrestre com Espanha de regresso a casa".

15h14 - O Mecanismo Europeu de Estabilidade saudou hoje "vivamente" a proposta franco-alemã para um fundo de recuperação de 500 mil milhões de euros, considerando que, a ser adotada, será "um elemento fundamental" da resposta à crise da Covid-19.

15h10 - A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai divulgar em breve a "sensibilidade da Direção-Geral da Saúde (DGS)" relativamente aos estádios para a retoma da I Liga de futebol, após a interrupção devido à Covid-19, disse hoje o secretário de Estado da Saúde.

14h54 - A mara de Matosinhos confirmou hoje que 19 dos 20 utentes do Lar do Comércio transferidos na semana passada para o Hospital Militar, do Porto, que haviam testado negativo para Covid-19, estão afinal infetados, depois de terem sido feitos novos testes.

14h47 - Os efeitos da pandemia continuam a fazer-se sentir na economia. Um estudo desenvolvido por uma plataforma nacional para a contratação de serviços locais, revela que o orçamento de 30% dos portugueses para férias perdeu 581 euros, em comparação com o ano anterior. 

14h32 - Portugueses querem combinar teletrabalho com trabalho na empresa. A pandemia obrigou a implementar o teletrabalho de um dia para outro e agora 95% dos portugueses querem alternar o trabalho à distância com o trabalho na empresa quando for possível voltar à normalidade, refere um estudo hoje divulgado.

14h30 - Metro e comboio em Lisboa com mais utentes mas longe das "enchentes". As estações de metro e de comboios de Lisboa registavam hoje de manhã, no segundo dia da nova fase de desconfinamento, mais passageiros do que nas últimas semanas, mas ainda longe do cenário habitual pré-pandemia de plataformas e composições cheias.

14h20 - Os 500 ventiladores encomendados à China e pagos em março começarão a chegar na próxima semana, segundo adiantou António Lacerda Sales no briefing diário da DGS. O secretário de Estado da Saúde fez ainda saber que mais de 56% dos profissionais de cuidados continuados já foram testados.

14h08 - Em mais um almoço fora, António Costa reforçou que os "portugueses são voltarão aos restaurantes se sentirem que têm condições de segurança e de higiene". Sobre a resposta europeia à crise, mais concretamente em relação à proposta de Macron e Merkel, o primeiro-ministro comentou que é uma "excelente proposta" mas lembrou que somos um "grande condomínio de 27", havendo aspetos "importantes" em aberto.

13h54 - Madeira substitui quarentena obrigatória por realização de teste. A quarentena obrigatória para os passageiros desembarcados na Madeira vai ser eliminada a partir de 1 de julho, passando a vigorar a obrigatoriedade de apresentação ou realização de um teste à Covid-19 à chegada, indicou hoje o Governo Regional.

13h50 - Mais de 56% dos profissionais da rede nacional de cuidados continuados já foram testados à Covid-19, afirmou o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.

13h40 - O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, comentou, no briefing diário da DGS, que a deteção de dois reclusos infetados com Covid-19 "é a prova de que o sistema funciona bem".

13h34 - Foi identificado um surto de Covid-19 no serviço de pneumologia do Hospital Santa Maria, em Lisboa. A notícia foi avançada pela TVI24 e confirmada pela diretora-geral da Saúde durante a conferência diária sobre a evolução do novo coronavírus em Portugal. A diretora-geral da Saúde garantiu ainda que "a situação está controlada, vigiada e acompanhada". 

13h29 - A Assembleia Mundial da Saúde aprovou hoje por unanimidade uma resolução que supõe uma avaliação à resposta da Organização Mundial da Saúde (OMS) à pandemia da Covid-19.

13h13 - A Fundação Luís Figo ofereceu 50.000 máscaras e 2.000 fatos de proteção individual, numa iniciativa que contou com a colaboração do Infarmed e da Ordem dos Médicos, anunciou hoje o organismo fundado pelo ex-futebolista internacional português.

13h06 - Acompanhe abaixo a conferência de imprensa diária da DGS e aqui os pontos mais importantes.

13h04 - Já há um concelho com mais de 2 mil casos de Covid-19. Saiba, de acordo com os dados mais recentes, quantos há no seu.

12h55 - Angola ainda está num cenário de transmissão local com casos esporádicos da Covid-19, disse à Lusa o representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) no país, sublinhando que é necessária uma investigação rigorosa antes de declarar transmissão comunitária.

12h43 - Foram registados mais 16 mortos e 223 infetados em Portugal. Segundo o boletim mais recente da DGS, há um total de 1.247 óbitos e 29.432 casos. Por seu lado, são já 6.431 os casos recuperados, mais 1 do que ontem.

12h32 - A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 318.517 pessoas e infetou mais de 4,8 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, baseado em dados oficiais.

12h29 - A União Europeia reiterou hoje o seu apoio aos esforços da Organização Mundial da Saúde (OMS) no combate à Covid-19, face a novas ameaças dos Estados Unidos, e salientou que este não é o momento de "apontar o dedo".

12h17 - O Governo dos Açores reconheceu hoje que a decisão judicial de sábado, que trava as quarentenas obrigatórias para quem chega à região, "pode condicionar" a "calendarização inicial" para um "desconfinar em segurança" da pandemia de Covid-19.

11h49 - Feira de Espinho prepara-se para uma "reabertura parcial" na próxima segunda-feira, dia 25 de maio. De acordo com uma nota divulgada no site da autarquia, o regresso de um dos maiores mercados semanais ao ar livre de Portugal vai ser "exclusivamente para o setor agroalimentar".

11h37 - A proporção de empresas em funcionamento na 1.ª quinzena de maio aumentou para 90%, face a 84% na quinzena anterior, salientando-se o setor do Comércio, onde a percentagem aumentou de 84% para 92%.

11h35 - A investigadora Cristina Ponte considera que o início da nova fase de desconfinamento ficou marcada por uma "mensagem contraditória", com o apelo "Fique em Casa" a permanecer na rádio e nas autoestradas enquanto os restaurantes abriam portas.

11h31  - Os números da pandemia de Covid-19 na Bélgica continuam a cair, num total de 232 novos casos hoje divulgados, menos 47 do que no dia anterior, e 29 novas mortes, menos 14, informaram as autoridades de saúde belgas.

11h23 - Uma comissão do parlamento britânico classificou hoje como insuficiente o número de testes realizados ao novo coronavírus no Reino Unido, concluindo que isso contribuiu para uma mortalidade elevada nos lares de idosos.

11h15 - O primeiro-ministro russo reassumiu hoje as suas funções, após ter sido infetado pelo novo coronavírus, no dia que o país registou 9.263 novos casos de Covid-19 e ultrapassou as 2.800 mortes.

11h12 - A primeira fase de testes realizados pela empresa de biotecnologia Moderna com uma potencial vacina contra o SARS-CoV-2, vírus que causa a Covid-19, mostra resultados bastante promissores.

10h57 - Nancy Pelosi preocupada por Trump tomar hidroxicloroquina sendo "obeso". A presidente da Câmara dos Representantes norte-americana diz ainda que o presidente não devia tomar um medicamento que ainda não foi aprovado para tratar a Covid-19.

10h42 - Os investigadores da Universidade de Middlesex, no Reino Unido, afirmam que os homens apresentam uma maior tendência em não usar máscara, comparativamente às mulheres, isto porque veem a ação como sendo um "indicador de fraqueza, motivo de vergonha e nada apelativa".

10h35 - Os recibos verdes sem descontos vão poder pedir apoio até 30 de junho. O formulário ficará disponível em breve no site da Segurança Social e o apoio também pode ser pedido por parte dos trabalhadores informais.

10h29 - Direção-Geral de Saúde (DGS) divulgou, esta terça-feira, uma orientação sobre os cuidados aos recém-nascidos que devem ser adotados pelas maternidades, em Portugal, em tempos de pandemia. De acordo com a recomendação, o "recém-nascido de uma mãe infetada com o novo coronavírus deve ser testado".

10h16 - O medo da disseminação do novo coronavírus numa prisão no sul do Peru provocou um motim, na noite de segunda-feira, que causou 14 feridos entre prisioneiros e guardas prisionais, disseram hoje as autoridades peruanas.

10h01 - O número de infetados pelo novo coronavírus na Índia ultrapassou os 100 mil, verificando-se um aumento significativo de infetados entre os trabalhadores migrantes que abandonaram as cidades durante o confinamento decretado pelo governo de Nova Deli.

9h42 - Os franceses e residentes permanentes em França que regressem de fora da União Europeia (UE) serão convidados a submeter-se a um confinamento "voluntário" a partir de quarta-feira, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros do país.

9h37 - O número de mortos da Covid-19 em África subiu hoje para os 2.834, com mais de 88 mil infetados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

9h29 - PSP vai participar numa aula da telescola sobre segurança rodoviária. A força policial vai estar presente na aula de Estudo do Meio, do 1.º e 2.º anos, na RTP Memória, "com destaque para a temática da segurança rodoviária.

9h14 - Com o regresso de algumas atividades económicas e sociais "nunca deve esquecer" algumas medidas de prevenção contra o novo vírus. DGS recorda os cuidados gerais que deve ter "para vencer o vírus"

9h01 - ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, garantiu que os emigrantes vão poder regressar a Portugal sem ficar em quarentena. Mariana Vieira da Silva adiantou também que o Governo ainda não decidiu se vai impor quarentena obrigatória aos espanhóis quando a fronteira reabrir em junho.

8h57 - A recessão prolongada, um acentuado desemprego e a possibilidade de haver um novo surto saltaram para o topo das preocupações dos líderes mundiais.  As conclusões são de um estudo divulgado esta terça-feira pelo Fórum Económico Mundial.

8h43 - Cristiano Ronaldo já deixou o isolamento e regressou ao centro de treinos da Juventus, em Continass. O avançado de 35 anos concluiu os 14 dias de confinamento, em que foi colocado após regressar da Madeira, e recebeu, assim, autorização para se juntar aos companheiros de equipa.

8h35 - O campeão de peso-leve da UFCKhabib Nurmagomedov quebrou, esta segunda-feira, o silêncio em torno do estado de saúde do seu pai e treinador, Abdulmanap Nurmagomedov, para confirmar que este se encontra "em estado crítico" devido a uma infeção pelo novo coronavírus.

View this post on Instagram

A post shared by Khabib Nurmagomedov (@khabib_nurmagomedov) on May 18, 2020 at 11:53am PDT

8h33 -  Dos Estados Unidos chega-nos o registo em vídeo de uma mulher a usar um fato de hipopótamo para conseguir abraçar a mãe. As imagens já estão a  conquistar as redes sociais.

8h26 -sessão plenária do legislativo chinês arranca esta semana, num período de abrandamento económico e crescente tensão geopolítica, devido à Covid-19, com analistas a preverem maior centralização do poder político perante a crise atual.

8h13 - Foram detados dois casos de Covid-19 em prisões portuguesas: um no Estabelecimento Prisional de Vale dos Judeus, em Alcoentre, o outro em Pinheiro da Cruz, em Grândola. Segundo a Direção-Geral dos Serviços Prisionais, os reclusos já foram transferidos para o hospital prisional, sendo que todas as pessoas com quem contactaram estão em isolamento. As infeções foram registadas na sequência de saídas precárias. 

O presidente do Sindicato dos Guardas Prisionais, por seu turno, deixou um alerta: muitos guardas ainda foram testados, acrescentando também Jorge Alves que a quarentena para os reclusos que regressam de saídas precárias não está a ser respeitada.

7h57 - A Fenprof enviou ao Ministério da Educação uma lista de Instituições Particulares de Solidariedade Social que suspenderam contratos de trabalhos a educadoras de infância e aplicaram regime de 'lay-off' e pede que sejam pagos valores em falta.

7h45 - A Alemanha registou mais 72 mortes nas últimas 24 horas, num total de 8.007 vítimas mortais. Quanto ao número de infetados, foram registados mais 513 casos confirmados, de ontem para hoje, aumentando o número de contágios no país, desde o início da pandemia, para 175.210. 

7h41 - Os Estados Unidos registaram 759 mortos causados pela Covid-19 nas últimas 24 horas, o que elevou o número total de óbitos para 90.309, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

7h37 - O presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) disse que as visitas aos lares, retomadas na segunda-feira, foram "poucas, cuidadosas e programadas", e que Portugal entrou numa "nova normalidade", com preocupações acrescidas por causa da pandemia.

7h32 - A farmacêutica norte-americana Moderna, que na segunda-feira anunciou resultados esperançosos na primeira prova em humanos de uma vacina experimental contra o novo coronavírus, anunciou uma oferta pública de ações no montante de 1,25 mil milhões de dólares.

7h27 - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) propôs esta segunda-feira que os representantes dos países não se desloquem a Nova Iorque em setembro para a Assembleia Geral do organismo, por causa da pandemia de Covid-19.

7h19 - O presidente norte-americano ameaçou terminar indefinidamente a contribuição para a Organização Mundial de Saúde (OMS), no prazo de 30 dias, e admitiu a possível saída dos Estados Unidos da organização.

7h15 - A China diagnosticou, nas últimas 24 horas, seis novos casos da Covid-19, no oitavo dia consecutivo em que a soma diária de infeções no país permanece abaixo de dez, informaram hoje as autoridades.

7h12  - O México ultrapassou as 50 mil infeções e registou 5.332 mortos desde o início da pandemia da Covid-19, informaram, na segunda-feira, as autoridades de Saúde do país.

7h09 - A cidade brasileira de Ladário, no estado de Mato Grosso do Sul, iniciou na segunda-feira um período de 21 dias de jejum e oração decretado pela prefeitura para pedir intercessão divina no combate à pandemia da Covid-19.

7h03 - Metade dos 50 senadores chilenos e quatro ministros, incluindo o das Finanças e o do Interior, estão em quarentena depois de terem estado em contacto com deputados contagiados com Covid-19, foi anunciado na segunda-feira.

7h00 - Bom dia! Acompanhe-nos nas últimas atualizações sobre a evolução da Covid-19 e, caso queira, pode recordar o registo anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório