Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Deputados criticam governo britânico por número insuficiente de testes

Uma comissão do parlamento britânico classificou hoje como insuficiente o número de testes realizados ao novo coronavírus no Reino Unido, concluindo que isso contribuiu para uma mortalidade elevada nos lares de idosos.

Deputados criticam governo britânico por número insuficiente de testes
Notícias ao Minuto

10:49 - 19/05/20 por Lusa

Mundo Covid-19

A Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Comuns considera que "a capacidade de testagem foi inadequada durante a maior parte da pandemia até agora" e, numa carta ao primeiro-ministro, Boris Johnson, o presidente da comissão, o conservador Greg Clark, lamentou que a capacidade "impulsionou a estratégia, em vez de a capacidade conduzir a estratégia".

As autoridades britânicas procuraram inicialmente rastrear e testar todos os que tiveram contacto com pessoas infetadas com o coronavírus, mas abandonaram a estratégia em meados de março porque o número de infeções ultrapassou a capacidade limitada de testagem do país.

Até atingir a meta de 100 mil testes por dia, no final de abril, só eram testados os pacientes nos hospitais, tendo mais recentemente sido alargados aos profissionais de saúde, trabalhadores e residentes de lares de idosos, e, desde ontem, a qualquer pessoa com sintomas.

Greg Clark, um antigo ministro da Economia do governo de Theresa May, qualificou como "central" a decisão de não testar funcionários e residentes dos lares de idosos "numa altura em que a propagação do vírus era galopante", resultando na morte de milhares de pessoas.

De acordo com o balanço oficial de segunda-feira, o Reino Unido registou durante a pandemia 246.406 pessoas infetadas, das quais 34.796 morreram, o segundo maior número de óbitos a nível mundial, atrás dos EUA

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 316.000 mortos e infetou mais de 4,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,7 milhões de doentes foram considerados curados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório