Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Recessão, desemprego e (nova) pandemia: As preocupações no pós-pandemia

As conclusões são de um estudo divulgado esta terça-feira pelo Fórum Económico Mundial.

Recessão, desemprego e (nova) pandemia: As preocupações no pós-pandemia
Notícias ao Minuto

08:47 - 19/05/20 por Notícias Ao Minuto

Economia riscos globais

A Covid-19 veio alterar significativamente as expectativas para os próximos meses e um relatório do Fórum Económico Mundial, divulgado esta terça-feira, revela que a recessão prolongada, um acentuado desemprego e a possibilidade de haver um novo surto saltaram para o topo das preocupações dos líderes mundiais. 

"A instabilidade económica e o descontentamento social vão aumentar nos próximos 18 meses a menos que os líderes mundiais, empresas e responsáveis políticos trabalhem em conjunto para gerir as consequências da pandemia. À medida que as economias reiniciam, há uma oportunidade para integrar uma maior igualdade social e sustentabilidade nesta recuperação, o que poderá desencadear uma nova era de prosperidade", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Estas conclusões resultam de um inquérito realizado a 350 gestores de risco, aos quais foi solicitado que perspetivassem os próximos 18 meses, classificando as suas principais preocupações, em termos de probabilidade e de impacto, tanto para o mundo como para as empresas.

"Esta crise devastou vidas e meios de subsistência. Despoletou uma crise económica com profundas implicações, trazendo as insuficiências do passado à superfície. Tal como na gestão do efeito imediato da pandemia, agora os líderes têm de trabalhar em conjunto e com todos os sectores da sociedade para enfrentar os riscos emergentes já conhecidos e construir resiliência contra o desconhecido. Temos uma oportunidade única para aprender com esta crise e começar a fazer as coisas de forma diferente e reconstruindo melhores economias que sejam mais sustentáveis, resilientes e inclusivas”, refere Saadia Zahidi, 'managing director', do World Economic Forum, citado no mesmo comunicado. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório