Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Com desconfinamento, já 90% das empresas estão em funcionamento

A proporção de empresas em funcionamento na 1.ª quinzena de maio aumentou para 90%, face a 84% na quinzena anterior, salientando-se o setor do Comércio, onde a percentagem aumentou de 84% para 92%.

Com desconfinamento, já 90% das empresas estão em funcionamento
Notícias ao Minuto

10:54 - 19/05/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Inquérito

O início de maio ficou marcado pelo arranque da fase de desconfinamento, com a abertura do pequeno comércio. Por isso, o inquérito dirigido às empresas, realizado pelo Banco de Portugal e pelo INE, revela que a percentagem de empresas em funcionamento aumentou para 90% nos primeiros 15 dias de maio, face aos 84% registados na quinzena anterior. 

"A proporção de empresas em funcionamento na 1.ª quinzena de maio aumentou para 90%, face a 84% na quinzena anterior, salientando-se o setor do Comércio, onde a percentagem aumentou de 84% para 92%", pode ler-se no relatório. 

Ainda assim, 77% das empresas continuaram a reportar um impacto negativo proveniente da pandemia - e das medidas de contenção - no volume de negócios.

"Quando se compara a 1.ª quinzena de maio com a 2.ª quinzena de abril, a larga maioria das empresas aponta para uma estabilização (41%) ou uma variação pequena (41%) do volume de negócios", pode ler-se no documento. 

Maior aumento de pessoal ao serviço verificou-se no comércio

No mesmo período, metade das empresas referiram reduções do pessoal ao serviço efetivamente a trabalhar na 1.ª quinzena de maio, face aos 58% na quinzena anterior.

"Relativamente à 2.ª quinzena de abril, a maioria das empresas não reportou alteração no número de pessoas ao serviço (70%), sendo que entre as restantes a percentagem que referiu um aumento foi ligeiramente superior à percentagem que registou uma diminuição. O comércio foi onde se registou a maior percentagem de empresas com aumento no pessoal ao serviço (22%)", pode ler-se no relatório. 

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório