Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

"Comme d’habitude, cá vos esperamos no verão", diz Costa aos emigrantes

Na sua página na rede social Twitter, o primeiro-ministro deixou esta terça-feira, uma mensagem à comunidade portuguesa em França. "Comme d’habitude, cá vos esperamos no verão".

"Comme d’habitude, cá vos esperamos no verão", diz Costa aos emigrantes
Notícias ao Minuto

14:52 - 19/05/20 por Ana Lemos com Lusa

País Governo

O primeiro-ministro informa, através da sua página na rede social Twitter, que o presidente francês, Emmanuel Macron, garantiu-lhe esta terça-feira que "nenhuma medida de quarentena será aplicada aos nossos concidadãos que se apresentem na fronteira terrestre com Espanha de regresso a casa".

"À França: o nosso sentido agradecimento", escreve António Costa e "à comunidade portuguesa em França: comme d’habitude, cá vos esperamos no verão".

A mensagem do primeiro-ministro surge depois de a ministra Mariana Vieira da Silva ter também garantido, esta terça-feira, que os emigrantes vão poder regressar a Portugal sem ficar em quarentena

"A não ser que se venha de países em maior dificuldade, não existe nenhuma quarentena obrigatória [para emigrantes]. Há um acompanhamento das autoridades de saúde e essas decisões temos de respeitar, pois são quem tem condições de avaliar o risco concreto em cada caso", esclareceu a governante, numa entrevista à TVI, que decorreu ontem à noite. 

A ministra sublinhou também que há, neste momento, "várias condições que permitem que as pessoas passem nas fronteiras" e, o regresso de emigrantes a Portugal "é uma delas, que existiu durante todo este período e continua a existir."

Já recentemente, recorde-se, o Ministério dos Negócios Estrangeiros garantiu também que não há proibições ou limitações à vinda de emigrantes no Verão, em particular para aos que residem na Europa, tendo o gabinete do ministro Augusto Santos Silva destacado, aliás, que não só é importante que "os emigrantes possam vir a Portugal no Verão para reencontrar as suas famílias", como para fazerem o que "sempre têm feito", apoiar a economia nacional.

[Notícia atualizada às 15h03]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório