Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Identificação de reclusos infetados demonstra "que o sistema funciona"

Sobre a testagem dos guardas prisionais, o secretário de Estado adiantou que “há cerca de duas semanas todos os funcionários e colaboradores, administrativos inclusive, têm vindo a ser testados”.

Identificação de reclusos infetados demonstra "que o sistema funciona"
Notícias ao Minuto

13:02 - 19/05/20 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

A conferência de imprensa diária da Direção-Geral da Saúde de atualização de informação relativa à infeção pela Covid-19 começou pouco depois de ter sido divulgado o boletim epidemiológico desta terça-feira, que dá conta de mais 16 mortos e 223 infetados nas últimas 24 horas em Portugal.  

Como é já habitual, o secretário de Estado da Saúde começou por anunciar que até hoje já foram realizados aproximadamente 690 mil testes de despistagem à Covid-19, sendo que o dia em que se realizou mais testes foi em 15 de maio, no qual foram analisadas cerca de 19.900 amostras. De 1 a 17 de maio a média tem sido de 13.836 testes por dia. 

Lacerda Sales revelou também que, desde o dia 9 de março, já foram transferidos 3.843 doentes dos hospitais públicos do Serviço Nacional de Saúde para a rede nacional de cuidados integrados, sendo que foram “encontradas 370 respostas sociais, permitindo libertar camas dos hospitais”.

“Até ontem já tinham sido feitos testes de diagnóstico a 8.600 profissionais das unidades de rede nacional de cuidados continuados, o que representa mais de 56% do total. Desses, 62 casos deram positivo desde o início da pandemia”, detalhou. 

"Reclusos que chegam de precária são colocados em quarentena e testados”

Questionado sobre o caso de dois reclusos que testaram positivo para a Covid-19, Lacerda Sales disse que a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais "tem programas específicos de contingência, pelo que tem sido feita uma articulação com as autoridades, regionais e locais, de saúde para que sejam tomadas medidas relativamente aos reclusos".

“Os reclusos que chegam de precária são colocados em quarentena e testados”, explicou, acrescentando que a identificação dos casos "é prova" de que  o sistema de deteção "funciona e está a funcionar bem".

Sobre a testagem dos guardas prisionais, o secretário de Estado adiantou que “há cerca de duas semanas todos os funcionários e colaboradores, administrativos inclusive, têm vindo a ser testados”. No total, já terão sido realizados 1.200 testes. Com vista à retoma das visitas nos estabelecimentos prisionais, o governante avançou ainda que o processo de rastreio começou no norte e que está, agora, a ser estendido ao resto do país. 

Vão ser realizadas hoje vistorias aos estádios de futebol

Acerca do regresso do futebol em junho, Lacerda Sales esclareceu que foi pedida uma memória descritiva dos diferentes estágios de futebol em Portugal e que essa avaliação já estás nas mãos da DGS. O secretário de Estado sublinhou também que esta terça-feira vão ser realizadas vistorias aos diferentes estádios. 

Recorde aqui a conferência: 

Leia Também: AO MINUTO: Há 1.247 mortos em Portugal. Mais de 318 mil óbitos no mundo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório